NARIZ EM CHAMAS

Eretz Israel/Terra Santa* vive momentos terríveis com mais uma conflito armado contra a investida dos árabes ímpios e violentos do Hamás em Gaza. Agora, no nível da guerra espiritual, o armamento poderoso do Tehilim 83 foi pedido e usado pelo mundo judaico (e também o 130 e 142) para combater estas forças ímpias. E como é sabido, tudo está na parashá. A guemátria de 83 é be’af (“com ira”) um dos assuntos principais desta parashá/porção semanal: וישטם עשו את-יעקב על-הברכה אשר ברכו אביו ויאמר עשו בלבו יקרבו ימי אבל אבי ואהרגה את-יעקב אחי “E Essav guardou ódio de Ya’acov pela bênção com que o abençoou seu pai, e Essav disse em seu coração: Chegarão os dias de luto de meu pai, e matarei meu irmão Ya’acov” (Bereshit 27:41, Toledot). Contudo, o ódio de Essav, dos inimigos de Israel/Ya’acov se defronta com a ira de YKVK. Como é sabido, a palavra em Hebraico para nariz é af também. De modo mais preciso, a expressão na Torá para raiva é charón-af (literalmente, “nariz em chamas”), assim como quando uma pessoa fica irada, suas narinas se abrem. E YKVK é referido por vezes como Érech Apáyim, ou seja, “Nariz Cumprido”, uma metáfora para descrever a Sua paciência inefável com os erros humanos. Mais ainda, quando a praga foi enviada por YKVK pelos atos de Kôrach, então Aharon foi ordenado por Moshé a preparar o ketoret para apaziguar a ira Divina (Bamidbar 16:7 etc.). O odor agradável do incenso acalmou a ira, querendo dizer, o incenso foi “colocado no nariz”, como escrito: Yasimu ketorah b’apecha “Eles colocaram incenso em Tua narina” (Devarim 33:10). Enfim tudo conectado com o antigo ódio árabe, que nunca se conformou com a esperteza santa de Ya’acov. E a origem deste ódio é mais antiga ainda, como escrito: Vatishachet ha’arets lifnêi ha’Elokim vatimale ha’arets hamás, “E a terra corrompera-se diante de Elokim, e a terra se enchera de violência/hamás” (Bereshit 6:11). E sobre tudo isso eu pensei que seria muito bom um míssil israelense (um ketoret, por assim dizer) atingir o “nariz do inimigo”, ou seja, por onde ele “respira” – de onde vem seu ar: Gaza. Verdadeirmaente, a parashá Toledot trata da luta entre o Bem/Ya’acov e o Mal/Essav no nível arquétipo. E isto é bem sabido pelos iniciados. Contudo, em outro nível, vemos Ya’acov lutando para firmar-se como pilar do Povo de Israel, ou seja, de ser apropriadamente “estabelecido” como uma fundação no terreno físico e espiritual. E Essav representa a “conturbação” da terra/adamah/Edom (como vemos nesta semana no ataque do Hamás que é Ishmael/Essav) sendo “atirada e removida” de seu contato com a kedusha/santidade através da esperteza de Ya’acov, ao enganar seu irmão rasha/perverso e conseguir a primogenitura. De fato, Essav diz sobre Ya’acov: yaakvêini, “ele me enganou” (Bereshit 27:36). As klipót estão sempre próximas da kedusha, pois precisam da luz para se nutrir. E é explicado que “Ya’acov nasceu agarrado ao calcanhar de Essav etc. indicando que ele era próximo de Essav, ou seja, a sitra achra estava próxima da kedusha. Então Ya’acov precisou pegar o calcanhar de Essav e trazê-lo para baixo, para seu domínio escuro a fim de se distanciar do mal completamente (Zohar 138a, Toledot). A propósito, a relação de Ishmael com Essav é íntima, pois além de parentes, o fim da parashá traz que Essav se casou com a filha de Ishmael (Bereshit 28:9). Os árabes e a humanidade vivem e obedecem aos planos Divinos sem mesmo saberem e se importarem. Mas YKVK comanda tudo. E todos os que não são alinhados a Hashem, são regidos apenas pelos planetas e constelações, a “sorte” impiedosa da astrologia. De fato, o sofêi tevót (as “letras finais”, e que semanticamente significam, “no final das contas”) do verso “E Essav guardou ódio de Ya’acov pela bênção com que o abençoou seu pai etc.” é םותבלהרוורווויליהתבי, e tem a guemátria katán 77, o mesmo valor numérico da palavra מזל mazál (mem-zayin-lamed = 40 + 7 + 30 = 77), indicando que todos os que odeiam Israel (o outro nome de Ya’acov), serão regidos apenas pela astrologia, e nunca pelas bênçãos e proteção de Hashem, amém.

 

* Texto originalmente escrito em Rosh Chodesh Kislev, 5773 (Novembro 15, 2012), parashá Toledot, durante o conflito de Israel em Gaza neste mesmo ano.

tzedakah

5 pensamentos sobre “NARIZ EM CHAMAS

  1. Shalom.Realmente e como o sr. Rabino sempre diz que tudo estar conectado.Nesses últimos dias estava perturbada com a imagem que vi no jornal de uma palestina atacando com uma faca um funcionário judeu o que reacende sempre a questão de onde vem tanto ódio. Uma questão difícil de entender para nos ocidentais,então chega esta aula “nariz em chama”o que só confirma meu amor pelo.povo judeu.um povo que aprendi amar ha muitos anos atrás quando fui a uma festa no colégio israelita aqui em Recife pelos 50 anos daquele horror do holocausto e mesmo sem entender muito passei a amar e admirar ainda mais meus poucos amigos judeus que implantaram essa semente mesmo que sem intenção. Hashem seja louvado.

  2. Shalom Rabino Avraham,

    Se o Sr, permitir, gostaria de trazer alguns trechos do Salmo 83, dos quais entendo como sendo revelados no texto.

    Salmo 83.
    Um cântico e salmo de Assaf. Ó D-us! Pois eis que rugem Teus inimigos, e os que Te odeiam levantaram suas cabeças. Contra teu povo tramam maldades e conspiram contra teus protegidos. Eles dizem: “Vamos destruí-los para que não sejam uma nação e não mais haja lembrança do nome de Israel.” (2 a 5).

    Meu D-us! Faze com que sejam como o pó no redemoinho e como a palha ao vento. Que sejam humilhados e atemorizados para sempre, e assim serão abatidos e perecerão. Saberão, então, que Tu, cujo Nome é Eterno, és único, e que Tu, ó Altíssimo, és o soberano de toda a terra. (14, 18 e 19)

    Obrigado pelos ensinamentos sempre tão especiais Mestre.
    Edson Bertoldo

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