FÉ & CIÊNCIA – Parte 1

Nesta mais nova série, o Rabino Avraham Chachamovits explora a Terra incognita (“terra desconhecida”) – perspectivas convergentes de Torá e ciência. Como um todo, a ciência representa o da’at tachtón (“conhecimento inferior”), pois seus descobrimentos e inovações são estritamente baseados nas observações empíricas. Torá/Cabalá representa o da’at eliyón (“conhecimento superior”), perspectivas elevadas sobre a realidade. Ainda que muitas vezes contradições aparentam existir entre estes dois níveis de entendimento, é importante buscar as resoluções destas diferenças. De fato, as novas descobertas científicas – mais refinadas – oferecem “modelos da realidade” agora mais adequados à visão da Torá. Esta busca pela convergência destes modelos de entendimento é uma luz fundamental para o desenvolver da humanidade, e um dos pilares da obra do Rabino Avraham. A perspectiva da Torá na ciência também ajuda seu entendimento, pois a Torá/Cabalá oferece um modelo conceitual que entende as várias descobertas macrocósmicas da ciência como um microcosmo do universo. Quando estudados como uma parábola de nossa percepção e psiques, estes modelos podem e devem ter um efeito educacional sobre nós, suplantando o posicionamento amoral da ciência (e as conclusões frequentemente imorais que ela alcança como resultado de sua amoralidade). Em um nível mais alto de entendimento, Torá/Cabalá e ciência são interdependentes, apesar de que são atualmente vivenciados como experiências distintas. Contudo, na medida em que a ciência amadurece suficientemente ela desejará ver também a conexão entre estas duas perspectivas. E este “casamento” será consagrado na Era Messiânica. É apenas uma questão de tempo quando a ciência descobrirá o que ela mais deseja: como todo o universo – macrocosmos e microcosmo – possui uma estrutura unificada, e a Torá a guiará a entender que esta estrutura singular é a assinatura de Hashem que “Preenche todo o mundo” (Isaías). A Torá e sua dimensão profunda, a Cabalá, é a chave para o reconhecimento desta assinatura.

(Música: Rabino Avraham Chachamovits, Suite para piano “Le Jardin Secret“, Prélude)

tzedakah

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