TEMPO DE EXPIAÇÃO

E foi há dois anos atrás, quando no dia 8 de Tishrêi 5774, após a oração de mincha/da tarde no érev-érev/um dia antes do dia anterior de Yom Kipur, pensei primeiro em estudar a parashá Vezôt Habrachá (na leitura do yom chamishi/quinto dia). Já se aproximava o horário da shkiah/pôr-do-sol e logo íamos todos sair para fazer caparót, o antigo ritual de expiação dos pecados para os judeus realizado na véspera de Yom Kipur. Logo antes porém, fui fortemente movido à estudar o primeiro passuk/verso desta porção do quinto dia, que diz ולדן אמר דן גור אריה יזנק מן הבש U’leDan amar Dan gur ariye yezanek min-haBashan, “E sobre Dan ele disse: Dan é um filhote de leão que salta de Bashán” (Devarim 33:22, Vezôt Habrachá). E assim fui instruído de investigar o reshêi tavót de דן גור אריה Dan gur ariye, sendo então as letras dálet-guimel-alef de guemátria 8, tal como o próprio dia de hoje, 8 de Tishrêi. Mais ainda, verifiquei que a guemátria atbash deste reshêi tavót é 700, sendo este o mesmo valor numérico da palavra כפרת caparót. Imediatamente me preenchi de espanto a D-us e exclamei: “Certamente, hoje é tempo de expiação”, baruch Hashem.

 tzedakah

3 pensamentos sobre “TEMPO DE EXPIAÇÃO

  1. Graças a Hashem que, no seu infinito amor a toda humanidade, trouxe a Torá para o Povo de Israel e sempre enviou mestres, como o rabino Avraham. Mestres que, numa profunda conexão, sensibilidade e compromisso com aqueles que buscam a D-us, captam e ensinam a grandeza e a beleza da Torá demonstrando que tudo está conectado e nada está fora do controle d’Ele.

  2. Shalom Rabino Avraham,

    Mestre entendo que o Sr, revela aqui um exemplo do que sempre nos ensina “as letra da Torá tem infinitos segredos”, as técnicas de guemátria revelam iluminações que ajudam os justos piedosos a entender Suas profundezas, é espantoso e gratificante saber que a Torá não é um livro de autoria humana, pois tudo nEla é exato sendo o grande Nome de Hashém inalterável,

    Muito obrigado Rabino por mais esta revelação singular que muito estimula a seguir sempre em frente.

    Edson Bertoldo

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s