O SEU TRONO DO REINO

E está escrito: וישב ה’ לי כצדקתי כברי לנגד עיניו Vayashêv Hashem li ke’tsidkati kevori leneguéd einav, “Portanto Hashem me recompensou de acordo com a minha retidão/tsedacá, de acordo com a minha pureza em Seus olhos” (Shmuel II 22:25). E a guemátria ordinal (mispar siduri) de Vayashêv Hashem li ke’tsidkati, “Portanto Hashem me recompensou de acordo com a minha retidão/tsedacá” é igual a 187. Este é o mesmo valor numérico da expressão כסא המלוכה Kissê hameluchá, “Trono do reino” (Melachim/Reis I 1:46). E isso precisa ser explicado, com a ajuda do Céu. Cada pessoa é devida de dar forças ao Reino do Céu, para que deste modo ela ajude a rebaixar o Reino do “Outro Lado” (sítra áchra). Isto ocorre quando o indivíduo cumpre e estuda Torá com entusiasmo e sinceridade. Quando a pessoa dá forças ao lado da kedusha/santidade, o seu “reino particular” – o seu malchut – é fortificado pelas bênçãos de Hashem. E como está escrito, “Os caminhos de Hashem são retos, e os justos andam neles enquanto os pecadores neles caem” (Hoshêa 14:10). Então, quando a pessoa anda em retidão fazendo tsedacá (aonde retidão, justiça e caridade em Hebraico, todas têm a mesma raiz), ela é permitida de se sentar no “Trono do seu reino”, ou seja, de ter uma vida abençoada, equilibrada e em paz. Os ímpios andam em remorsos, caos e vazio interior. Suas vidas nunca têm paz. E este verso de Shmuel/Samuel ensina também, kevori leneguéd einav, “De acordo com a minha pureza em Seus olhos”. Na medida em que a pessoa faz tsedacá ela se retifica, e deste modo purifica sua alma que é vista por completa por Hashem, e singularmente em Rósh Hashaná, o Dia do Juízo, quando todas as criaturas passam pelo Juiz Supremo: uma a uma para sempre julgadas se serão inscritas no “Livro da Vida” ou não. E a guemátria deste verso (187) também é igual ao nome אליועיני Elioenái, que significa: “Para D-us [soletrado Yud-Kei, mas falamos Kah] meus olhos” (Ezra 10:22). Portanto, a pessoa que entrega “seus olhos” para Hashem, buscando um caminho digno, evitando o fitar nas coisas proibidas, é positivamente vista pelos “olhos de D-us”, como dito no passúk/verso de Shmuel. E nosso sábios da Torá ensinam, וישב ה’ לי כצדקתי “Anule a sua vontade diante da vontade d’Ele”… כדי שיבטל רצון אחרים מפני רצונך “para que Ele anule a vontade dos outros diante da sua vontade” (Pirkêi Avót). Os olhos representam toda a captação da realidade material, preenchida pela sítra áchra. Quando a pessoa anula seus olhos e busca ver apenas o que é correto e santo, ela de fato rebaixa sua má inclinação e dá forças ao Reino do Céu, ao próprio Rei do Mundo. E então, sua vida não é prejudicado pelos perversos, e seu reino/malchut é cuidado e permitido de existir por Hashem Ele mesmo. E veja, a guemátria ordinal de “Anule a sua vontade diante da vontade d’Ele” é 210, a mesma do nome וצדק Iohtzadak, “Kah é reto/justo/caridoso” (Ezra 5:2), e a guemátria katán de “para que Ele anule a vontade dos outros diante da sua vontade” é 105, a mesma do nome מלכיה Malkiah, “Kah é Rei”.

כְּתִיבָה וְחֲתִימָה טוֹבָה
K’tiva ve chatimá tová
Que vocês sejam inscritos no Livro da Vida, amém.
שָׁנָה טוֹבָה וּמְתוּקָה
Shaná Tová u’metuká, Um ano bom e doce.

tzedakah

2 pensamentos sobre “O SEU TRONO DO REINO

  1. Agradeço este post. Quando o mestre explica a relação entre doação e os olhos foi uma admoestação forte para mim. E, ainda, me deu mais forças para retificar meus atos. Afinal pensamos “que mal há em só dar uma espiadinha?”. Mas, como o senhor nos ensina há uma relação muito profunda da dimensão do olhar com outros aspectos como vontade, misericórdia, tsedacá, etc.
    Gustavo

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