OS JUSTOS OCULTOS

E está escrito, וימת אהרן שם בראש ההר Vayamat Aharon sham berosh hahar, “E Arão faleceu no topo da montanha” (Bamidbar 20:28, Chukat). De fato, este grande justo perfeito agora se ocultou para sempre. Agora, é dito pelos mestres santos da Torá (Talmud Sanhedrin 97b e Sukah 45b) que em todos os tempos existem 36 pessoais especiais ocultas no mundo, e que se não fosse por todas elas, mesmo que uma delas não estivesse aqui, o mundo terminaria. As duas letras em Hebraico para 36 são a letra lámed (valor numérico 30) e vav (valor numérico 6). Portanto, estes 36 indivíduos são chamados de Lámed Vav Tsadikim – os “Trinta e Seis Justos”. Agora, certa vez o Rav Simcha Schustal, de abençoada memória, respondeu a uma questão do Rav Elazar Shach, de abençoada memória, quem disse o seguinte: “Eu não compreendo como podem existir Lámed Vav Tsadikim em nossa geração. Existe tanto trabalho a ser feito no mundo, tantos assuntos que precisam de atenção urgente. Como pode um dos Lámed Vav Tsadikim permanecer escondido? Um reto não pode ter o luxo de se ocultar em seu dálet amót [‘quatro cúbitos’, uma referência do Talmud para o tamanho de uma página de estudos sobre a leis judaicas]. Ele precisa se fazer disponível para as massas de pessoas que buscam a sabedoria da Torá e seus direcionamentos”. E o Rav Simcha então deu uma resposta ao Rav Shach: “Os justos secretos em nossa geração não se escondem do público. Eles estão por aí para serem vistos por todos, estudando, rezando e fazendo tudo que eles sempre fazem com tzidkut [com o atributo de retidão e justiça]. Eles são tsadikim nistarim/ocultos não porque eles se escondem de nós, mas sim porque nós nos escondemos deles… É raríssimo que eles sejam convidados a falar em qualquer função etc. Eles nunca buscam fama… Eles apenas trabalham valentemente no vinhedo de Hashem”. E veja, a guemátria ordinal do pasuk/verso mencionado é 199, a mesma de צדקה tsedacá, que significa correto, retidão, integridade, bondade e piedade – todos atributos de Arão o צדיק tsadik, e dos justos do mundo também.

tzedakah

2 pensamentos sobre “OS JUSTOS OCULTOS

  1. Shalom Rav Avraham. Peço permissão ao Sr. para expressar um breve entendimento sobre este Shiur.

    Em mais esta revelação extraordinária, compreendi humildemente que, Hashem em Sua infinita sabedoria, bondade e misericórdia nos proporciona desde sempre, estes Lamed Vav Tzadikim, estes trinta e seis justos ocultos, que são necessários para que nosso mundo ainda exista e assim, dando oportunidade de retificação às almas que desejam realmente voltar para Ele mesmo.

    Temos neste justos o exemplo de uma vida de retidão a ser seguida. Primeiro conhecendo D-us, Suas Leis e sobretudo Sua vontade. Somente assim podemos temer a D-us e então colocar em ações, nossas vidas nos trilhos da retificação rumo a redenção final, onde com a vinda de Mashiach, todo mal será expurgado do mundo e aqui se tornará uma moradia para Hashem.

    Agradeço ao Sr. que sempre nos conduz com zelo e amor aos caminhos da retidão.

    Tudo de bom.

    Respeitosamente,
    Robson Cleber Garcia da Silva

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s