YITRÔ: “EDUCADORES CÓSMICOS”

Um vórt (“breves palavras de Torá”) sobre o Shemot 19:6, parashá Yitrô 5775.

Música: Michael Levy tocando um Kinór (“lira do Rei David“).

tzedakah

4 pensamentos sobre “YITRÔ: “EDUCADORES CÓSMICOS”

  1. Shalom Rabino Avraham,

    Nesta parashá Yitrô o conceito de povo santo é enfatizado, D-us diz que seremos um reino de sacerdotes, um povo santo. Como Rashi explica, sacerdotes significam também mestres, mestres das leis de D-us, pois a função do povo judeu após a entrega da Torá é de natureza sacerdotal, entendendo eu como que servindo de “ponte” entre D-us e as nações e “carruagem” no sentido de expressar em nível físico a vontade do Criador.

    Percebo como sempre existiu nas nações a necessidade de se apegar à um intermediário para se ligar à D-us, e paradoxalmente o próprio povo que seria esse emissário foi o mais perseguido ao longo da história por essas mesmas nações. Como já explicado, o conhecimento das nações a respeito do espiritual é muito confuso, e se para os judeus que têm a Torá se ligar à Verdade já é tão difícil quanto mais para as nações, a possibilidade de cair em erro é grande.

    Infelizmente devido a situação do povo judeu ao longo dos tempos, sofrendo perseguições e muitos tornando-se ignorantes a respeito da Torá, ocasionou que esta função de ser uma luz para as nações fosse enfraquecida, pois os próprios judeus precisam agora serem iluminados também. Por outro lado a Torá sendo o Bem supremo de Hashem materializado neste mundo físico, e o objetivo do Criador de todos os povos se fazer reconhecido perante toda a criação, seria de se esperar que esse bem fosse compartilhado. Portanto a função do povo judeu é justamente ajudar as nações no relacionamento com o divino, e como ensinado, está realidade se concretizará por completo na era messiânica, quando o mal será expurgado da Terra e toda a dificuldade de entendimento de todos os povos.

    Como ensinado na aula um mestre, e creio eu um aluno também, deve ter em equilíbrio os atributos de chéssed e guevurá, e isto é tão bem realizado no rabino Avraham, que sabe como dosar os dois atributos sendo mais duro quando precisa e mais suave quando necessário. Já tantas vezes ensinado nas obras do rabino Avraham sobre o processo do apreender da realidade pelos atributos intelectuais da alma, a saber, sabedoria conhecimento e entendimento, o processo de insight está ligado a expansão/chesséd/lado direito. Já a analise racional ligado está a guevurá/constrição, para que as idéias em potencial sejam extraídas e se tornem mais sólidas por assim dizer. Quando esse conhecimento interfere emocionalmente, significando o ideal/harmonia/entendimento a pessoa realmente adquiriu um conhecimento vivo e se transformou, tornando-se assim um mestre, pelo menos neste tópico em particular, podendo e devendo ensinar os outros, pois como dito na aula, quem aprende e não repassa perderá seu entendimento, já que a origem de todo entendimento é a humildade em saber que tudo vem de D-us e portando é um presente que deve ser agradecido.

    Desejo saúde e felicidades ao senhor e a família.

    Shabat Shalom, Moshe

  2. Shalom Rabino Avraham e amigos que estudam neste portal santo de Torá. Peço permissão para expor um breve comentário sobre a presente aula.

    Neste shiur o que ficou muito claro é o papel do Povo Santo em trazer Luz para os povos das nações, do papel espiritual de trazer o conhecimento que vem de Hashem para todos nós, e em particular para os B’nei Noach.

    Particularmente o sentimento que tenho é de agradecimento a D-us por ter revelado o Mestre Rabino Avraham para mim e os demais amigos que aqui têm seu sustento espiritual com tanta dignidade e verdade. Só resta mesmo além de agradecer, procurar assimilar este aprendizado e colocar em prática com consistência.

    Aqui também gostaria de estender aos demais amigos que uma das poucas maneiras de ajudar para a retificação do mundo e sermos parceiros do povo judeu para vinda de Mashiach é praticar a Tzedaká. E esta Tzedaká é um ato de amor e reconhecimento a Hashem por tudo que Ele tem nos dado, especialmente o conhecimento de Torá e de ter um Mestre verdadeiro. Então gostaria de pedir a todos que recebem este presente de Hashem através das aulas deste portal que pratiquem a Tzedaká com consistência, mensalmente para o Rabino Avraham, porque assim, estaremos além de nos conectar com ele também adoçando muitos decretos e severidades que abundam neste mundo secular que nos cerca e colaborando para a espiritualidade nesse mundo e no vindouro. Que possamos entender esse privilégio e que possamos assim reconhecer o aperfeiçoamento que estas aulas tem proporcionado ao nosso caráter e consequente crescimento espiritual.

    Shalom e tudo de bom.

    Respeitosamente,

    Robson Cleber Garcia da Silva

  3. Shalom Rabino Avraham!
    Permita-me Mestre realizar um breve comentário sobre o presente shiur.

    O presente shiur é breve mas imbuído de profundas revelações místicas seja pelas guematriot apresentadas ou pela relação da cabalá com a presente parashat. Nesta aula pode-se compreender a importância do Mestre da Torá, que tem a importante função de não apenas trazer luz ao mundo, sendo um verdadeiro parceiro de Hashem em sua obra e seu propósito. O estudo correto e kasher de Torá e seus aspectos místicos são capazes de aproximar ainda mais a era de Mashiach.

    Recomendo a aula “Expansão Cerebral – parte 1”. Neste shiur do Projeto Conexões o aluno terá oportunidade de compreender que um estudo sério de Torá é capaz de trazer refinamento para voltarmos ao estado original de Mochin d’Gadlut (cérebros expandidos). Esse é o papel do Mestre da Torá, ensinar este caminho, como o próprio Rabino Avraham ressalta “ele procura trazer os céus para esse mundo”.

    Encerro com uma pequena passagem presente em uma das obras do Mestre, “Levushêi Tufrah – O princípio esotérico das vestimentas de Adam no Jardim do Éden”:

    “Para sobreviver às guerras de Gog e Magóg e saudar Mashiach Tsidkênu, o judeu precisa aceitar o Ol Malchut Shamáyim (“jugo divino”) e se comportar de acordo com a Torá. E os Bnei Nôach precisam gravar nos seus corações que, “Assim disse o Eterno dos Exércitos: Naqueles dias, dez homens de diferentes línguas e de todas as nações segurarão a orda das vestes de um judeu, dizendo: ‘Iremos contigo, porque sabemos que D’us está contigo’, amém.”

    Agradeço a oportunidade de realizar este comentário Mestre.
    Tudo de bom!

    Davi Niemann Ottoni

  4. Shalom Rabino
    Peço que pemita-me registrar este comentário.

    Não importa quão longa seja a caminhada. Não importam os obstáculos, as quedas, os tropeços. Só há um ponto de chegada, porque Um é Hashem. Os caminhos é que são diferentes.
    Não se deixe assustar pelas obscuridades e pela miríades de imagens que poluem a consciência e não permitem vê-Lo. Ele fincou sua semente, e assim como a alma há de tomar expressão no corpo, agarre a ponta do tsit-tsit e siga montanha acima.
    Um é Hashem e Um serão todas as nações.
    Que D´us abençoe todo o povo santo.

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