UM ANJO AO SEU LADO

E está escrito, שלשה אנשים נצבים Shelosha anashim nitsavim, “Três homens estavam parados perto  dele (Bereshit 18:2). Estes são os três malachim/anjos que vieram visitar Avraham. Saiba que a a pessoa pode estar no nível próximo ao de um anjo e mesmo assim se misturar com outros que não percebem qualquer diferença entre ele e eles mesmos. De fato, uma pessoa mais espiritualmente elevada do que outra mais grosseira, comumente faz (e assim deve fazer) muitos esforços de shalom/paz para se comunicar com ela. Não é nada fácil fazer isso, porque quando este esforço é feito, a pessoa menos refinada nem ao menos percebo o amor que lhe está sendo estendido, achando que assim é mesmo como deveria ser ‘conversado’ o assunto em questão. No entanto, este esforço requer uma grande força – guedulah/grandeza que é o poder de chéssed/bondade – e uma ‘licença’ pedida no coração a Hashem pelo nível que é preciso descer para se comunicar com outro ser humano. E em minha de’ah/opinião isto representa o agir como um anjo, porque ainda que esteja vestido em “roupagens humanas”, tem a sua missão naquele momento. E toda missão é um avodah/serviço espiritual. Quando o anjo se aproxima da pessoa, é para servi-la de algum modo. Veja, a guemátria atbash (mais três do kolel de cada palavra) de Shelosha anashim nitsavim é igual a 942. Esta é a guemátira da palavra וישרתוך vishartucha “te servir” (Bamidbar 18:2. Note que o verso que tratamos aqui é o Bereshit 18:2). E a raiz da palavra vishartucha é שר sar/ministro angelical.

E talvez alguém ainda perguntasse, mas para que fazer este tipo de esforço tão difícil? E a minha resposta é que a pessoa (ou anjo?) assim emula a Hashem, tal como está escrito sobre o passuk/verso, “Sigam a D-us” (Devarim 13:5): “A Ele vocês se ligarão [tidbakun]. E como pode uma pessoa de fato seguir e aproximar-se da Divina Presença? Emule-O em Suas qualidades” (Talmud, Sotah 14a). Quando a pessoa desce de seu nível para lidar com outra que assim precisa, ela emula o atributo de humildade de Hashem, pois Ele também “desce”, por assim dizer, permitindo que a Sua Glória seja oculta na criação para que todos os seres possam então viver as suas vidas como assim aprenderem ser melhor. E tudo segue de acordo com a providência Divina.

tzedakah

Um pensamento sobre “UM ANJO AO SEU LADO

  1. Muito bom gostaria de saber como adquirir seu livro: Cuidado sua alma corre perigo? ! E desde já agradecemos, eu e minha família a HaShem, pelas pérolas que o Sr. Rabino Avraham, tem nos presenteado. B”H

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s