6 pensamentos sobre “VAYICRÁ: “MÉRITOS GRANDIOSOS”

  1. Se o senhor me permite gostaria de deixar um breve comentário.

    O mestre nos informa no final do vórt que há um olho que tudo vê e tudo é anotado. Assim sendo, somos incentivados a praticar atos de bondade para contabilizar nesse livro espiritual. E se pudermos envolver mais pessoas, ou seja, chamar outros a também praticarem atos de bondade é um mérito que se agrega.

    Em suma, praticar atos de bondade é uma oportunidade (chance) de elevação. Mas, se for possível convidar outras pessoas para também fazê-lo agrega mais mérito. Tive esse entendimento quando o mestre ensina que num passuch há referências (não reveladas) dos nomes de vários homens elevados. Ou seja, uma ato escorado pelo mérito de vários. Assim, no meu humilde entendimento fazer o que é reto e chamar outras pessoas para também fazê-lo é um “mérito grandioso”. Afinal, é uma forma de “amar o próximo” como está escrito: “[…] mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.” Do mesmo livro, isto é, Vayicrá 19:18. Então, temos um duplo chamado (vayicrá) para buscar méritos.

    Esse é o meu pequeno entendimento.

    Obrigado pelo vórt.

    Tudo de bom.

    Shalom!

    Gustavo

  2. Shalom Rab Avraham e amigos. Peço permissão para expressar um humilde comentário acerca dessa aula.

    Impressionante como no verso estudado temos tanta informação sobre a trajetória do B’nei Israel, pois para Hashem chamar Moshê para conversar com Ele, é um mérito tão grande que chega a ser incompreensível.

    Ainda sobre méritos, o Mestre ensina que Guevurá ( severidade, limites ), é o que limita o Mérito, porém Guevurá não deve ser entendido como algo negativo, D-us nos livre! E mais ainda, Guevurá é ligado a bondade, Chessed, pois se assim não fosse, não haveria nem possibilidade de existir o homem, pois há uma constrição da bondade infinita do Criador para que através do limite (Guevurá) se forme o recipiente e assim a criatura.

    Também compreendi que o limite é determinado pelo mérito, sendo este o fator para dimensionar a bênção infinita de Hashem; fazendo uma analogia simples, é como se as bênçãos de Hashem fosse uma fonte de água que corre continuamente, então o tamanho do seu recipiente, seu pote, é que vai determinar a quantidade de água, de bênçãos que você mesmo vai restringir, para você e para os seus também.

    Muitas são as lições dessa aula maravilhosa. Ainda nos é ensinado que saúde, sustento e filhos não são atribuídos de acordo com o mérito da pessoa mas sim o Mazal, algo que somente Hashem sabe como contabilizar, ou seja, essas três necessidades do homem tão básicas para todos, são determinadas por Hashem Ele mesmo, não dependendo portanto, do mérito da pessoa, Graças a D-us.

    Por fim compreendi que os méritos grandiosos dos Patriarcas são também transmitidos ao B’nei Israel, B’H. Importante isso pois, compreender que esse alcance chegue aos demais de Israel nos mostra a infinita sabedoria de Hashem, que sempre está no controle de todas as coisas, garantindo ao ser humano desde suas necessidades básicas como a possibilidade de redenção da Era de Mashiach!

    Agradeço pela oportunidade do comentário e peço perdão por algum erro aqui escrito.

    Shalom! E tudo de bom.

    Respeitosamente,

    Robson Cleber Garcia da Silva

  3. Shalom,

    Aprendo que se nao houvesse guevura a pessoa nao poderia ser um indivíduo. Portanto existe uma ideia muito importante, que a raiz de guevura é a bondade.
    Atraves da guevura que a pessoa vai se esforçar e se ligar a D-us. Há um senso de equilíbrio, ou seja o aspecto de guevura também é positivo e fundamental na existência.
    Hashem é sempre justo.
    Tres coisas nao dependem de merito e sim da vontade de Hashem: filhos, saude e sustento.
    Sao coisas altamente necessárias no mundo e portanto nao dependem de mérito e sim do mazal.
    Mesmo se o nosso mérito nao é suficiente ainda sim podemos rezar para filhos, saude e sustento.

    O aspecto dos meritos de Moshe e dos patriarcas sao os pilares do povo judeu. Somente esse comentário ja merece uma grande reflexão.

    Thiago

  4. Comentário da Aula Vayiakhel – Coração Inspirado Shalom Rabino Avraham, boa noite

    Gostaria de fazer um breve comentário acerca da Parashá Vayakhel “Coração Inspirado”. O Povo de Israel foi solicitado de trazer doações para o Tabernáculo, seria importante de cada um uma posição de abnegação, dedicação, ao ponto de causar uma grande inspiração no coração de todos. Foi exatamente o ocorrido pois as doações ultrapassaram em muito o limite necessário. Nesta Parashá, a palavra coração ( lev ), Lamed e beit tem números 30 e 2 ,somados da 32 e aparecem 5 vezes nos versos , resultando num número 5X 32 = 160, é a mesma de Ets ( árvore ). Os nossos mestres explicam que as almas de Israel se originam de Ets Chaim ( árvore da vida ). No entanto existe a outra árvore, Ets daat ( árvore do conhecimento do bem e do mal ), mas o Povo de Israel é avisado para se manter ligado somente na Ets Chaim ( árvore da vida ). Lembrando que está escrito na Torá da “árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, pois no dia em que dela comeres, morrerá “, está no Gênesis 2.17.

    A Terra estava impura devido á profanação do serpente Nachash e no episódio da outorga da Torá no Monte Sinai, houve uma iluminação tão intensa que o Povo teria alcançado a Redenção naquele momento se não tivesse ocorrido o pecado do bezerro de ouro e muitos morreram devido ao episódio, a impureza ( zehuma ) espiritual do serpente, do Nachash, teria sido expurgada do povo e a Redenção final aconteceria. Agora a Redenção ficou para a vinda do Mashiach, que seja em breve, amém.

    Achei interessante a guematria muito conhecida da Torá onde a palavra Mashiach que é O Redentor, tem o mesmo valor da palavra Nachash ( serpente ) de 358, seria como dois opostos da mesma moeda, o Bem e o mal, então a força contrária ao Mashiach é o Samech Mem (Satan ), Nachash ( serpente ). Essa semelhança no meu entender, conforme a “maquiagem “que vier o serpente, poderá trazer perante ás pessoas menos preparada espiritualmente, uma dificuldade de reconhecer o verdadeiro Mashiach e terminar seguindo o caminho do Mal. Entretanto um coração inspirado e focado em Hashem, atos de caridade, retificação do caráter, são mudanças necessárias para incrementar o coração daquele que dificilmente será enganado.

    Tudo de bom, Francisco Sousa

  5. Shalom Rabino Avraham, com a permissão do senhor desejo publicar algum entendimento que me ocorreu ao estudar esta aula do terceiro livro da Torá.

    O Senhor traz grandes revelações místicas contidas na Torá, em especial sobre o verso: “E Ele Hashem, chamou a Moises e falou-lhe da tenda a união dizendo” isso é Vayicrá (Levíticos 1.1), nos ensinando através de guematria a parte oculta da Torá, e desta forma é possível contemplar o mínimo de sua infinitude, Graças a D-us.

    Entendo em minha limitação porque o Mestre trabalha tanto este assunto “preparar o recipiente” de cada aluno, pois o Misericordioso proporciona iluminação suficiente para que cada recipiente em particular possa suportar e sobreviver, na busca por retificação realizada com amor e temor, crescimento em humildade, este recipiente tende a expandir, e desta forma suportar a Luz benevolente do Criador que deseja completar cada criatura para que então este mundo seja repleto de bênçãos reveladas e abundantes.

    “Lemor, para dizer/para falar, então Hashem queria falar com Moshê”. O Mestre demonstra espanto ao explicar que é incompreensível mesmo aos justos do Bnei Israel, vislumbrar a dimensão dos méritos de Moshê, para que Heshem o chamasse para conversar, falar face a face com Ele. Busco entender que a luminosidade da face de Moshê quando retornara da montanha, era como um recipiente completo de Luz, que iluminava a todos ao expressar as palavras que Hashemo ordenara para que o povo também recebesse a Luz em seus recipientes agora expandidos pelos atos bondosos, pelas doações e empenho na construção do Tabernáculo, que é considerado um grande recipiente aqui neste plano assim entendo.

    Em espanto percebo a extraordinária dedicação do Mestre em nos revelar os segredos ocultos na Torá através das inumes técnicas e formas de guematria, que obviamente exigem muito esforço e total dedicação a Obra do Criador, compreendo que este é o real esforço, força e coragem que o Mestre nos transmite, que devemos emular em algum grau, para que assim, com dignidade sejam então anotados os méritos de cada um aqui neste mundo e que eles sejam para o mundo vindouro.

    Muito obrigado por tudo grande Mestre, que Hashem continue Iluminando o Sr, abundantemente com Saúde, Paz e Sustento sempre.

    Edson Bertoldo

  6. Shalom caro Rabino Avraham e estudantes desta santa obra de Torá:

    Peço a licença para comentar sobre o presente shiur :

    Busco entender que guevurá é indispensável para a existência de todas as criaturas desse mundo e que todos os limites estabelecidos pela providência divina são santos, pois D-us dá a cada criatura o que é justo.
    O Mestre fala que 3 coisas (filhos, sustento e saúde)não dependem de mérito e são cuidados diretamente por D-us que as fornece por Sua grande misericórdia pelos seres humanos, por isso entendo que até os ímpios podem ter essas 3 coisas em abundância e não preciso e nem posso ter inveja deles por eles terem essas bênçãos, pois D-us é justo em todas as Suas obras, ainda que eu não entenda como funciona a lógica Divina.

    Apesar de eu não ter filhos e esposa, só o fato de ter sustento e saúde já é motivo de eu ser muito grato á D-us pois o Mestre fala em seus ensinos que para nossas vidas se tornarem bem mais difíceis D-us não precisa fazer nada, basta Ele deixar de fornecer uma de Suas bênçãos para tudo ficar pior, que D-us não permita, por isso entendo que sempre preciso ser grato por tudo que tenho sendo feliz com meu lote. Mas como o Mestre revela que até a questão dos filhos não depende de méritos, então busco entender que preciso clamar á D-us que por Sua grande misericórdia me conceda essa bênção.

    Incrivelmente só do primeiro verso do livro de Vayicrá o Mestre trouxe segredos profundos sobre os grandes méritos do Bnei Israel, revelando no estudo das guematriót os nomes de Hashem e de todos os pilares e patriarcas do Judaísmo. E entendo que mesmo uma pessoa das nações pode ser muito abençoada se honestamente observar as leis Noéticas se ligando à um justo do povo de Israel que por sua vez se apóia nos méritos desses santos patriarcas. Por isso busco ser muito grato á D-us por estar aqui estudando as obras do Mestre Rabino Avraham, me ligando a ele, para que em algum nível eu possa me tornar um recipiente maior da bondade divina, que D-us permita, tudo de bom à todos.

    Respeitosamente,
    Emerson.

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