3 pensamentos sobre “PECUDÊ: “QUE SOBRE NÓS POUSE TUA GRAÇA”

  1. Shalom Rabino Avraham,

    Esta aula sobre a parashá Pecudê é muito importante pois mostra os requisitos fundamentais para servir e se ligar à D-us. Não adianta servir apenas com o coração ou apenas com a mente, na verdade entendo hoje que é impossível na verdade, pois os sentimentos precisam ser domesticados pela mente e a mente deve vir por sua vez acompanhada de emoção. Como o senhor cita na aula ” as emoções são a medida do homem”, já que o que nos atinge emocionalmente é o que de fato estamos ligados, logo não adianta apenas estudar friamente a Torá como se estuda filosofia. A exigência para uma pessoa ser um recipiente apropriado para as bençãos/iluminação de D-us é viver com integridade, pois a falta de integridade é o caos que significa imaturidade que é sinônimo do mal.

    Esses assuntos todos para mim são muito reais e compreensíveis, pois vivencio eles como todo ser humano vivencia ou algum dia vivenciará, pois o caminho em direção a integridade é difícil pois é contrário a natureza primitiva humana regida pelos instintos básicos que bloqueiam tudo que transcenda a realidade sensível. D-us através de Sua Torá da sentido à vida, isto é, através da dimensão moral que rege acima da natureza básica do homem. Entendo que por isso frequentemente estamos pronunciando o viduí e tachanun, pois a todo momento somos testados e é fácil errar, sejam nas ações ou intenções. E a partir do momento que nos habituamos a realizar essa contabilidade pessoal com esforço e honestidade será possível viver como se fossemos nós mesmos um tabernáculo de D-us.

    Entendo cada vez mais o dito de que ” de acordo com o esforço é a recompensa”, pois ser integro requer domar nossas paixões e trabalhar para adquirir temor e amor ao Criador. E nesse trabalho, onde unicamente é possível exercitar o livre-arbítrio, que as forças contrárias mais lutarão contra, forças internas e externas. Mas “a recompensa por uma mitsvá é uma mitsvá e por uma averá é outra averá”, indicando que quanto mais nos habituarmos a fazer o certo mais fácil será nas outras vezes e vice-versa, nesse sentido as ações são o que importam para se aproximar do Criador.

    Desejo saúde e felicidades ao senhor.

    Chodesh Tov e Shabat Shalom, Moshe

  2. Shalom caro Rabino Avraham e amigos do Beit Arizal,

    Peço respeitosamente a licença para comentar o presente shiur:

    O Mestre traz assuntos muito sublimes aqui, falando das 370 luzes da Kedushá, e busco entender que a mente, o recipiente mais elevado do homem, precisa aprender com esforços constantes a recepcionar corretamente estas luzes de maneira que o aspecto emocional seja positivamente afetado até induzi-lo a agir, pois como é ensinado aqui, as ações são o estágio final da luz de D-us no mundo.

    O Mestre explica que as emoções são a medida do homem, por isso entendo que todo o meu serviço à D-us precisa ser feito com a mente unida ao coração, pois quando não há um envolvimento emocional da pessoa no seu serviço à D-us, então esse serviço será sempre frio deficiente podendo levar a pessoa a se iludir achando que está recebendo alguma coisa, quando na verdade não está, que D-us não permita.

    Busco entender que ao atingir um nível maior de pureza a pessoa não fica mais dividida entre o entendimento de agir corretamente e a baixeza emocional que antes a levava até a se sentir mal após cumprir uma mitsvá. O Mestre cita o exemplo da tsedaká, onde a pessoa depois de fazê la pode achar que o dinheiro usado pra essa mitsvá poderá fazer falta a ela, e entendo que isso vale para outras situações onde parece haver uma aparente perda ou desvantagem por cumprir uma mitsvá, pois existe o risco da pessoa perder o mérito de uma mitsvá que ela já fez se ela se arrepende de tê-la cumprido, que D-us não permita. (assunto do shiur ” Testes e mais testes “- Parashá Chaiyê Sarah)

    Assim é fundamental que eu aprenda a agir com temimut (pureza, simplicidade e integridade ), sempre grato à D-us pela oportunidade de cumprir Suas Leis, e apesar de eu almejar ser um Beinoni/intermediário, o que já não é fácil segundo Mestre ensina em suas obras, tento em algum nível ínfimo emular a pureza dos justos perfeitos que agem sempre sem intenções impuras no coração deles, assim entendo que preciso purificar meu coração para me preparar pra ser um tabernáculo para D-us, que Ele permita. Entendo que há um longo caminho a ser percorrido que demandará muitos esforços para eu alcançar níveis de maior pureza. Agradeço à D-us e ao Mestre por essa rica oportunidade de aprendizado, tudo de bom!

    Respeitosamente,
    Emerson.

  3. Shalom Rabino Avraham e amigos que estudam Torá neste portal santo. Peço permissão para expor um humilde comentário sobre a aula.

    Nesta aula temos um panorama geral do processo da descida da Luz Divina que vem até cada um de nós que estamos dispostos a andar com Hashem de fato, tornando-nos um recipiente adequado para o recebimento dessa Luz, com as emoções retificadas e assim podendo expressar neste mundo da ação, com ações corretas, de forma a cooperar para a construção da habitação de D-us em nosso coração e consequentemente uma morada para Ele neste mundo.

    Muito me tocou quando o Mestre explicou que a contagem de Moshé de todo material que foi necessário para a construção do Tabernáculo trazido pelos judeus, ser um arquétipo para a expressão de nossas ações de forma retificada para transformar nosso coração no tabernáculo; ou seja, assim como cada judeu destinava sua doação com um sentimento de alegria, de que estava fazendo uma doação para a construção do Tabernáculo onde repousaria a Presença Divina, assim também devemos ter em nosso coração uma inspiração, alegria, a intenção correta para também contribuir para transformação do nosso coração no Tabernáculo para a Presença Divina e por consequência contribuir para a construção de uma habitação para a Presença Divina no mundo em que vivemos, Olam Assiyá, Mundo da ação.

    Agradeço ao Rabino Avraham por mais esta oportunidade de estudar uma aula tão importante para que nosso desejo seja andar com D-us que é o único caminho para que possamos contribuir para vinda do Único e verdadeiro Machiach, amém.

    Tudo de bom.

    Respeitosamente,

    Robson Cleber Garcia da Silva

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