KI TETSÊ

PALAVRAS CHAVES: A iefát tôar (“mulher bonita”), guerra espiritual, rebaixando o “lado negativo”, pidión shivúyin (“resgate dos prisioneiros”), exílio da Shechiná, vitalidade do mal através das transgressões das pessoas, “resistência” das klipót para manter almas cativas, a união conjugal em kedusha (“santidade”) resgata almas aprisionadas, forças negativas “caçam” seu alimento, arquétipo de Ya’acov e Esáv sobre a dinâmica espiritual das klipót, a mulher de origem impura precisa ser “casherizada” para se tornar esposa do soldado, almas elevadas precisam ser “contrabandeadas”.  A aula é baseada no livro do Rabino Avraham Chachamovits, Darósh Darásh, página 112, sobre os versos do Devarim 21:10-13.

tzedakah

Um pensamento sobre “KI TETSÊ

  1. Shalom Rabino Avraham e amigos,

    Peço a licença para um comentário:

    Assim como o Patriarca Avraham foi um grande resgatador de almas num mundo repleto de idolatria, graças á D-us o Rabino Avraham busca emular o antigo Patriarca ao trabalhar arduamente para resgatar as almas. No shiur (https://retidaonoetica.wordpress.com/2012/06/12/limpeza-parte-4/) o mestre revela que “Na geração quando o Mashiach vier, o número de estudiosos da Torá diminuirá.” (Talmud, Sanhedrin 97a). Com isso entendo que a pessoa que tem a oportunidade de se ligar a um mestre autêntico e estudioso da Torá deve considerar isso como uma oportunidade rara e preciosa que talvez ela nunca mais terá se desperdiçar, ainda mais nestes tempos tão repletos de heresias e muita falta de mérito nas pessoas.

    O assunto da mulher bonita mostra como D-us sabiamente protege almas preciosas trazendo-as em pacotes impuros, um disfarce para não chamar atenção das klipot , e assim essas almas são deixadas em paz, menos sujeitas as quedas espirituais até que pela providência Divina surge a oportunidade de resgate através de alguém do lado da Santidade. O fato de poder existir almas preciosas numa nação idólatra, repleta de costumes anti-Torá nos leva a ter a esperança de que mesmo num país tão espiritualmente baixo como o Brasil pode existir almas preciosas ansiosas de serem resgatadas, e como nada é por acaso, nosso mestre Avraham tendo nascido no Brasil busca resgatar as almas preciosas daqui, por isso é tão precioso estar numa comunidade ligada ao mestre neste país.

    O mestre ensina que a pessoa elevada espiritualmente ainda resgata almas através de sua união conjugal santificada ao trazer crianças ao mundo. Daí vejo a importância de santificação nos assuntos sexuais também para as pessoas das nações. O mestre fala no shiur “Heróis Brilhantes”( do site Retidão Noética) que entre os noéticos verdadeiros podem existir almas judias que assim vieram ao mundo para se retificar. Entendo por isso que um noético ao trazer almas novas ao mundo tem a oportunidade de ajudar na elevação de possíveis almas judias. Enfim, sei que ainda preciso lutar muito para não ficar na mesmice, buscando ser alguém mais elevado a cada dia mesmo quando a luta parece tão difícil, ignorando o mal e me focando unicamente na grandeza de D-us e de Sua Torá, que Ele permita.

    Tudo de bom! Emerson

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s