KI TAVÔ

PALAVRAS CHAVES: A mitsvá de Bikurím (“primícias”), Or Hozer (“luz refletida”), beneficência Divina vem com as mitsvót, risco de apropriação indébita deste fluxo pelo lado do mal, excedentes de bênçãos, um k’li (“recipiente”) se rompe quando não aguenta a luz, degeneração da luz, vivificação da sítra áchra (“lado do mal”), adultério espiritual, evitando este despejo das bênçãos para o lado do mal, estrutura de vida judaica sancionada na Torá para o receber das bênçãos, o não “canalizar” das bênçãos, beneficência Divina chega aqui graças ao tsimtsum (“contração espiritual”), tipos de tsimtsumím, frutos de nossos esforços precisam ser direcionados para propósitos santos, princípio feminino e sua elevação, lado feminino do homem.

tzedakah

Um pensamento sobre “KI TAVÔ

  1. Shalom Rabino Avraham,

    Pude compreender nesta aula a real importância de ser generoso com D-us e com o semelhante. Todas as coisas boas que recebemos vêm de D-us, e devem ser usadas com um propósito santificado, assim sendo, não usar as bençãos apenas em proveito próprio e sem um sentido além das necessidades físicas de prazer e sobrevivência.

    Entendi que estes mandamentos que requerem uma doação, além de educarem a mente e o coração através da ação para serem generosos com o próximo, nos conscientizarem que tudo vem de D-us, tem um propósito mais profundo, que é não deixar com que as bençãos que o Criador provê caiam nos domínios da sitra achra. Tem um efeito também de fazer com que o homem incuta em si mesmo a ideia de que a matéria não é um fim em si, e portanto o único motivo pelo qual D-us nos dá algo é para servir de ferramenta para nos aproximarmos dele ou fazer com que Sua vontade seja mais revelada no mundo.

    Para cumprir este tipo de mandamento é necessário acreditar em D-us de verdade e com simplicidade, pois se começarmos a fazer muitos cálculos a lei da sobrevivência fria e racional, nos levará a pensar que ao darmos algo teremos menos. Acho que esta forma de pensar em si já é uma degeneração da benção de pensar concedida ao ser humano, onde tudo torna-se excessivamente frio e determinístico.

    Essa forma de pensar tão comum hoje em dia leva as pessoas a falarem coisas como, “não vale a pena casar”, pois teoricamente o casamento só traria mais despesas e problemas, ou então pensar que tudo que se ganha é apenas produto do próprio esforço, e por isso ninguém tem obrigação de dar caridade. Entendi que a ideia na verdade é que todos os gestos não relacionados aos desejos egocêntricos e focados em D-us não só trazem os frutos como os mantém frescos protegidos de apodrecerem, e tudo aquilo realizado acima do patamar neutro da mera sobrevivência é o que tem valor.

    As bençãos podem ser uma armadilha se não haver um recipiente propício, já que a pessoa vivendo apenas no nível físico acabará afundando da materialidade e degenerando tudo o que foi ganho. É fácil perceber quantas pessoas focadas em si mesmo e sendo abastadas em vários sentidos sempre têm um olhar que não transmite alegria, e quando sorriem é por algum estímulo externo momentâneo, e muitas vezes acabam desenvolvendo vários vícios ou problemas psicológicos.

    Creio que a mensagem principal da aula seja mostrar que o único prazer em se ter ou ganhar algo reside em poder usá-lo de forma que transcenda a própria limitação da matéria, isto é, usar manifestando a vontade de D-us. Mas também entendi que isso tudo tem uma aplicação bem mais ampla, em todas as esferas da vida, pois toda e qualquer ação praticada por meio de um alinhamento entre mente, coração, o próprio ato e a moralidade já é o próprio receptáculo dos frutos que advirão.

    Desejo saúde e felicidades ao senhor.

    Shabat Shalom e Shana Tová, Moshe

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