HA’AZINU

PALAVRAS CHAVES: Clamar a D-us é fundamental, dar graças a D-us e dizer se D-us quiser, testes são para a pessoa aprender a clamar por D-us, teshuvá, todas as apelações de D-us são agrupadas n’Ele mesmo, Hashem é um Só, os Nomes Divinos são poderes ou atributos d’Ele, divisões na realidade são produtos da materialida, quatro dimensões da realidade: três físicas e uma do tempo, unicidade absoluta de Hashem, Ele é o único Ser no universo, Singulariedade, saber clamar a D-us com o coração, importância de conhecer a D-us, a simplicidade do místico, a verdade reuni todas as realidades, a coluna central sefirótica, tiferet, história do Rébe de Alexander.

tzedakah

6 pensamentos sobre “HA’AZINU

  1. Shalom !!!
    Peço licença ao Mestre e aos amigos que a este santo portal acessam para contribuir com um minimo comentário do que compreendi acerca da Parashá Há’azinu.
    Mais uma profunda e impactante aula amigos e fico maravilhado de como o Mestre nos alerta acerca do Clamor a Hashem e de como devo ter uma atitude de fé e Kavaná, sem nunca desanimar e humildemente pedir o que me for absolutamente necessário a D-us.
    Na minha rasa compreensão aprendo com o Mestre de que não existe clamor que D-us não escute e não responda, ele nos responde no seu tempo ou seja no melhor tempo para a minha alma. Hashém assim como um pai, não fica surdo ao clamor de um filho seu, mas nos dá o que for absolutamente necessário para o meu crescimento e aprendizado e sempre no tempo certo.
    Finalizando minhas minimas palavras, aprendo com o Mestre que a reza com kavaná me é a forma de me comunicar com D-us, de chamar a Sua atenção para minha causa e do proximo, do clamor sincero, de coração sincero e quebrantado e tudo isso com muita humildade e simplicidade e endereço mais que certo: HASHÉM…
    Foi meu minimo comentario
    Humildemente
    Fabricio Capelletti

  2. Shalom Rabino Avraham e amigos que estudam neste Portal Santo. Permita-me tecer um humilde comentário sobre este shiur.

    Graças a D-us por esta aula tão prática e profunda a respeito da importância de se clamar a D-us de todo coração e verdade nos momentos difíceis e nas atribulações e também para nosso dia a dia como diz num trecho da aula: “Hashem me ajude”!

    Aprendi nesta aula do Rabino Avraham que, quando estamos conectados a Hashem ou seja, quando vivemos conscientes de Hashem em nossa vida diária desde o momento que abrimos nossos olhos agradecendo ao Rei do Universo por ter nos devolvido a alma para viver mais um dia, agradecendo e reconhecendo a D-us em nossas vidas dizendo “Baruch Hashem” – Graças a D-us – por tudo que vivemos e também quando projetamos nossas ações futuras dizendo “Se D-us quiser”, e principalmente conhecemos o D-us Único e Verdadeiro através do estudo de Torá, cumprindo nossas Mitsvot e fazendo atos de bondade, isso nos conecta verdadeiramente a Hashem. E como é dito no Tehilim – Salmos 145 – Hashem …” Está sempre próximo dos que O invocam, dos que por Ele clamam com sinceridade ” …. ; ou seja, Ele está pronto a nos ajudar quando clamamos a Ele com sinceridade e de coração. Quantos num momento de adversidade não pensam em tantas possíveis formas de resolver o que estão passando e não clamam a D-us! Mas nós graças a D-us tivemos esta aula maravilhosa para nos colocar no caminho certeiro! Conheçamos a D-us, nos aproximemos dEle, clamemos por Ele, esperemos com expectativa por nosso pedido e Ele nos ajudará!

    Gostaria ainda, de lembrar a importância que a aula nos trouxe de fazermos Teshuvá, o arrependimento sincero, nos voltarmos para Hashem, pedir perdão também para pessoas que cometemos nossas faltas, e decidir retificar nossas vidas na prática, ainda mais nesse momento que antecede Yom Kipur. Vivemos na era pré messiânica, e “antes das coisas melhorarem elas vão ficar difíceis”, nos alerta o Rabino Avraham em uma das aulas aqui ministradas, e devemos estar preparados para clamar a D-us de verdade, buscando purificação para o tempo em que virá o único e verdadeiro Mashiach, e que isso seja muito breve ainda em nossos dias amém!

    Agradeço ao Rabino Avraham por esta aula tão importante pra todos que aqui vêm estudar estes ensinamentos santos. Desejo ao Mestre e a todos amigos um ano novo bom e doce.

    Respeitosamente,

    Robson Cleber Garcia da Silva

  3. Shalom Rav,

    Aprendo com essa magnífica aula a importância de clamarmos a Hashem com sinceridade e todo coração em todas as situações, das mais rotineiras às mais desesperadoras devemos sempre ter consciência da presença de Hashem, pois Ele, somente, a tudo sublinha.
    Me lembro de um Cabala Twitter em que o Rav nos diz :”Vou ensinar toda a Torá agora: “Consciente estou sempre da presença do Eterno” (Salmo 16:8). Aprenda isso bem”. E em outro logo diz:
    “Quando voce se sentir desesperado, confuso, ou triste, eleve sua mente para D-us e chame Ele com todo o seu coracao.Voce sera surpreendido”
    Uma aula fundamental pois é vital entendermos isso, Hashem está conosco sempre, basta utilizarmos nosso clamor de forma sincera e objetiva que poderemos ser atendidos se D’us quiser para as nossas necessidades.

    Tudo de bom.

    Thiago

  4. Shalom Rabino Avraham e amigos que estudam Torá neste espaço santo. Permita-me fazer um breve e humilde comentário acerca dessa aula.

    Graças a D-us por mais este ensinamento do Rabino Avraham que nos expõe uma das coisas mais vitais para todo ser humano em seu caminho de retificação que é conhecer a Hashem como Único e verdadeiro D-us de nossas vidas sem intermediários e o nosso relacionamento com Ele no dia a dia. Ao conhecermos Hashem através do estudo de Torá, tornamos nossa consciência espiritual potencial em verdadeiramente ativa: a saber, que Ele está conosco em todo tempo e em todos os lugares; que Sua Presença Santa merece respeito, temor e obviamente nosso amor e devoção. Para tanto, é preciso darmos o passo da fé ao depositar nEle nossa esperança de vida em todo tempo e em qualquer circunstância, assim aprendi.

    Fica claro que, com a nova perspectiva de enxergarmos Hashem em todas as coisas de nossa trajetória neste mundo, que até nosso desconforto significa que já não é só mais um problema ou dificuldade, mas sim de que necessitamos nos voltar para Hashem, pois até os problemas podem ser um sinal de que estamos nos afastando dEle e dessa forma, passamos por dificuldades, até mesmo as mínimas, então chamamos por Hashem por ajuda – se de fato temos este conhecimento e consciência da importância dEle em nossas vidas – pois só chamamos quem conhecemos; ninguém chama alguém que não conhece. E, se de fato chamarmos Ele verdadeiramente, de todo nosso coração, Ele nos socorrerá em qualquer circunstância e certamente teremos a oportunidade de aumentarmos ainda mais nossa consciência da Luz Divina.

    Agradeço ao Rabino Avraham por todas as aulas de Torá que nos dispõe aqui neste site, pois são realmente importantes para nosso relacionamento diário com Hashem em nossas vidas.

    Tudo de bom sempre.

    Respeitosamente,

    Robson Cleber

  5. Shalom Rabino Avraham e amigos, peço licença a todos e com a ajuda dos céus tentar aqui contribuir com um minimo comentário do que minimamente compreendi acerca aqui da Parashá Há’azinu.
    Mais uma profunda e impactante aula amigos, e como sempre fico maravilhado de como o Mestre nos alerta, aclara acerca deste tema central neste shiur, que é o Clamor a Hashem e de como eu devo ter uma atitude de humildade, fé e Kavaná verdadeiras, sem desanimar e pedirmos o que me for absolutamente necessário a D-us o que nos for necessário para nossa subsitencia seja ela fisica ou espiritual amigos.
    Me espanto acerca da importância de clamarmos por Hashem em em todas as situações de nossa vida, desde as mais simples ( expressarmos gratidão) bemcomo os momentos de maiores tribulações (pois nada de mal desce dos céus) e tudo é pro bem. Aprendo e compreendo minimamente acerca dessa sinceridade clamar de e todo o meu coração, pois assim Hashem ouve o nosso clamor e atende todas as nossas necessidades. Aprendo também amigos, que aqueles que estão conectados a D-us verdadeiramente devem sempre dar graças a Ele em todas as coisas ( todas) e também saber que a Ele pertence o nosso futuro, portanto em tudo que se refere ao futuro devemos dizer se D-us quiser sempre. Finalizo e internalizando esta ser uma aula profunda e me ajuda a conhecer a D-us e como deve ser o meu relacionamento com Ele para uma vida melhor.
    Obrigado Mestre
    Tudo de bom
    Minimamente
    Fabricio Capelletti

  6. Shalom Mestre e amigos,

    Graças a D’us por mais uma vez ter a oportunidade de estudar esse shiur tão precioso e fundamental para todos os seres humanos.
    Para mim a mensagem principal dessa aula se resume que devemos clamar sempre a Hashem com um coração sincero e reto, em todas as situações, das mais rotineiras e simples até às mais importantes. Quando fazemos isso estamos de fato aplicando o ensinamento do Salmo ” Consciente estou sempre da presença do Eterno”. Além disso para clamar a Hashem precisamos de fato conhecê-lo e conseguimos isso através dos estudos espirituais da Torá e cumprimento das mitsvot que nos ajudam a elevar nossa consciência sobre o Eterno.
    Estou buscando aplicar essa lição de clamar a D’us por absolutamente tudo e tenho me surpreendido.
    Obrigado por esse shiur nesse início de um novo ciclo/ano para me inspirar a ser um homem melhor e de mais Emunah.

    Tudo de bom.

    Thiago

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s