Um pensamento sobre “ETS CHAYIM 4

  1. Shalom Rabino Avraham,

    Ets Chayim 4 é uma aula que transmite esperança e fortifica a fé, pois explica a presença divina em todo e qualquer aspecto da realidade o que no mínimo é uma informação reconfortante. Como ensinado na aula anterior e relembrado no início desta, não temos como saber o porquê de D-us ter criado o mundo já que Ele não tem carências. O fato é que algo foi criado do nada e por tratar-se de uma criação Divina possui significado e propósito intrínsecos, diferentemente de uma criação humana.

    Um ponto chave na aula é a compreensão de que como D-us é imutável toda sensação de ocultamento que podemos ter a Seu respeito assim como qualquer sensação de mudança provem unicamente de nós mesmos, e não Dele, pois para Ele passado presente e futuro são a mesma coisa, não estando sujeito as limitações e individualizações do nosso mundo ou quaisquer outros mundos. Ou de outra forma, não se pode ocultar algo a partir desse próprio algo, assim fica claro que o mesmo D-us o qual se revela no êxodo do Egito é o mesmo que se manifesta nas leis da natureza, só que não conseguimos percebê-lo diretamente no último caso.

    Por outro lado apesar de estar em todas as coisas jamais poderíamos nos conectar à Ele se não fosse pela Sua vontade de que nos conectemos , e por isso revelou-se no Monte Sinai e nos deu a Torá, de tal forma que podemos de uma forma concreta e usando meios físicos nos ligar à Ele, o que é uma bondade infinita da Sua parte para conosco. À medida que nos guiamos pelas Suas leis nos tornamos mais sensíveis/espiritualizados, como que retornando ao estado anterior ao pecado original e passamos a enxergar a realidade cada vez menos separada de D-us.

    Entendi da aula que apesar de não sabermos o motivo da criação de um ponto de vista Divino, podemos entender o motivo de um ponto de vista humano, isto é, o motivo que D-us expressou na Torá justamente para que nós humanos compreendêssemos e realizássemos, que é justamente o revelar de D-us onde Ele encontra-se mais oculto através de um trabalho ativo do homem, significando reconhece-Lo até mesmo no mal existente no mundo, que não existe por si só e serve apenas para o propósito Divino, chegando ao auge na era messiânica onde toda Terra estará coberta pelo conhecimento de D-us assim como a Terra é coberta pelo mar, isto é a Divina Providência será tão clara quanto a abertura do Mar Vermelho e o mal cessará sua existência.

    Desejo saúde e felicidades ao senhor.

    Shabat Shalom, Moshe

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s