ETS CHAYIM 1

Ets Chayim é uma série de shiurím profundos sobre os princípios básicos da Cabalá e Chassidut – o nível místico da Torá. Nesta série gravada há 10 anos atrás, o Rabino Avraham Chachamovits ilumina conceitos fundamentais do esoterismo da Torá como: o ‘Pecado Original’ de Adam e Chava e sua função no mundo, a origem do Mal, as 10 Sefirót da Ets Chayim, incluindo explicações muito detalhadas sobre cada uma delas. Trata ainda de temas como Hashgahá Pratít (“Providência Divina”), os ‘Poderes da Alma’, várias questões sobre a retificação do homem e do mundo em geral (Tikun HaOlám), as Shéva Mitsvót Shel Bnêi Nôach (“As 7 Leis dos Filhos de Noé” para os não judeus que desejam viver uma vida santificada de acordo com a Torá); a era Messiânica (Yemót HaMashiach), entre muitos outros temas.

Os ensinamentos registrados são se fundamentam nos vários níveis interpretativos da Torá de acordo com grandes mestres da Cabalá e Chassidut – do Zohar, Ari”zal ao Ba’al Shem Tóv. Além disso, o Rabino Avraham Chachamovits faz uma fusão e convergência de seus insights de Torá e com seu conhecimento científico para assim melhor elucidar os conceitos. Nesta uma impressionante jornada de mais de 7 horas de gravação o ouvinte não somente adquirirá conhecimentos especiais e elevados da Torá de D-us, como receberá também constantes e valiosas “dicas” para o seu crescimento espiritual legitimo. Certamente estas aulas serão uma experiência muito positiva para a vida dos que buscam crescimento espiritual de acordo com a Torá, ajudarando assim na retificação do mundo e na vinda do verdaderio Mashiach em breve amém.

tzedakah

2 pensamentos sobre “ETS CHAYIM 1

  1. Shalom Rabino Avraham,

    Espero que o senhor esteja bem.

    Há umas semanas que venho me sentindo mais sensível ao espiritual, me tornando mais facilmente afetado pelos ensinamentos e situações vivenciadas, tanto em alegria por ter a oportunidade de aprender coisas tão especiais como em tristeza por quem passa dificuldades na vida e me solidarizando. Em suma, calibrando as emoções, tendo como parâmetro o critério da Torá.

    A raiz de toda essa problemática razão/emoção, já tanto exposta pelo senhor, pode ser atribuída à contração da mente, antes plenamente sensível á realidade absoluta e posteriormente dividida entre uma pequena parte sensível à subjetividade dos sentidos e a maior parte subconsciente, esta sensível à o que está por detrás da ocultação do mundo e que antes do pecado de Adam e Chavá era tão explícito e natural.

    Nesta aula Ets Chaym, brilhantemente exposta pelo senhor, fica claro que a “pílula” para sair desta matrix é a Torá, que eu sinto ser como se fosse um corrimão que orienta o homem cego até a saída de um grande e escuro labirinto, as vezes podendo ele titubear em seguir pelo corrimão ou não pois as sensações do entorno nos fazem pensar se é o caminho certo ou não, mas a medida que se segue em frente a confiança vai aumentando e tudo cada vez mais faz sentido.

    É mais claro para mim que fazer o certo é simplesmente fazer o certo, sem racionalizações. Nos dias de tanta confusão que hoje imperam torna-se compreensível o ensinamento do Zohar de que é através do seu estudo que virá a redenção, e por isso ” é uma mitzvá revelar os segredos da Torá”. Mais ainda é uma miztvá trazer na forma como o senhor trás, ao mesmo tempo rigoroso no que se refere à halachá porém totalmente original na forma como é transmitido, unindo muita transpiração e inspiração, literalmente doando o que tem de melhor de si para a humanidade e o povo judeu em particular.

    Impressionante também como a medida que a ciência refina-se e torna-se mais abstrata, tentando lidar com os fundamentos mais básicos da realidade, mais ela é obrigada a recorrer a explicações que vão tornando-se cada vez mais harmoniosas com a Torá, em especial com a parte mais abstrata e essencial que é a Cabalá. A partir daí vários ensinamentos que referem-se ao poder do pensamento, fala e ação sobre a realidade tanto física quanto espiritual tornam-se muito mais vívidos e impactantes, resultando em mim um temor real em usá-los de forma apropriada.

    Desejo ao senhor e para toda família muita saúde e felicidades.

    Shavua Tov, Moshe

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s