2 pensamentos sobre “ZIVUGUIM: CABALÁ E RELACIONAMENTOS 4

  1. Shalom caro Rabino Avraham e amigos do Beit Arizal,

    Peço a licença para trazer o comentário de meu limitado entendimento sobre esta aula:

    O Mestre fala dos processos de associação e indução no intelecto para que assim haja a retificação da imaginação se D-us quiser. Quanto a capacidade de associação busco entender a importância de estar aqui estudando com o Mestre para que eu evite unir ideias incongruentes que resultam em conceitos equivocados ou heresias, que D-us não permita, pois o Mestre esclarece em suas obras que o intelecto humano sozinho não é capaz de separar o bem do mal absoluto de forma infalível, por isso é fundamental ser guiado por um Mestre verdadeiro que por sua vez está ligado a uma tradição milenar de sabedoria dos antigos Mestres, graças á D-us. Este aspecto associativo se não retificado pode gerar até crenças idólatras na imaginação da pessoa, que D-us nos livre. Mais uma vez o Mestre mostra a forte ligação que a imaginação não retificada tem com a idolatria.

    Já o processo mental de indução tem a ver com a capacidade de aprofundamento no entendimento de Torá, assim entendo. Esse processo retifica a pessoa pelo estudo da Cabalá, e graças á D-us o Mestre permite que nós aspirantes a noéticos sejamos influenciados com aspectos místicos da Torá até onde nos é permitido para que em nós seja fomentado mais temor á D-us, nos afastando dos caminhos de transgressão para termos uma consciência mais forte sobre o Divino, que D-us permita. Esse processo de indução tem sua ligação com chochmá/sabedoria, pois entendo que ao me aprofundar com esforços mentais e emocionais no estudo de Torá e prática de suas Leis posso se D-us quiser ter novos insights que podem enriquecer minha imaginação com coisas retificadas, me ajudando a não usar a imaginação para alimentar desejos profanos, ideias ilusórias ou equivocadas. Agradeço á D-us e ao nosso Mestre Rabino Avraham por esse shiur com assuntos muito sublimes, tudo de bom!

    Respeitosamente, Emerson

  2. Shalom rabino Avraham, boa noite a todos.

    Após ouvir e ler sobre esta aula monumental, minhas palavras estão mais lentas, elas parecem não mais fazer sentido se não seguir os ensinamentos aqui revelados, sob tudo onde aprendo como funciona o mecanismo do pensar, e a possibilidade que temos de pensar sobre ele. Entendo que tudo parte de um flash/insight, então somos despertados e trabalhamos, arquitetamos este flash com a racionalidade intrínseca do nosso subconsciente que é baseado em imagens lá “armazenadas”, então vamos implantando associações ao ponto de reconhecermos que agora entendemos o insight que só então poderá ser expresso.

    Tudo faz mais sentido agora, pois ao compreender esta primeira fase é possível entender porque algumas camadas sociais tendem a cultuar ídolos estranhos a Torá, algo que causa grande caos no mundo devido a falta de desenvolvimento adequado da parte associativa na mente que precisa ser retificada, para que então se ligue apenas ao lado santo que permite então induzir, que é adentrar nos detalhes mais profundos dos pensamentos e assim elevá-los.
    Então o rabino nos remete ao ponto onde a associação, indução somente são possíveis se trabalhadas, exercitadas corretamente e sita as academias de estudos de Torá/Talmud onde as associações são direcionadas e supervisionadas para garantir que os alunos estejam sempre induzindo conteúdo de forma correta, porem não existe no mundo escolas nas nações que exerçam/apliquem este conhecimento elevado em sua classes, justamente por ser Obra Divina só é permitida com o estudo da cabalá e ações meritórias que permitiram o internalizar destes conhecimentos Santos que causaram o desenvolver de um relacionamento harmônico e duradouro/verdadeiro de fato.

    Edson Bertoldo

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