Um pensamento sobre “ZIVUGUIM: CABALÁ E RELACIONAMENTOS 13

  1. Shalom caro Rabino Avraham e amigos desta grande obra de Torá,

    Peço respeitosamente a licença para comentar este shiur desta série Zivuguim:

    Entendo que o shiur mostra como o elogio, se feito de maneira retificada pode trazer grandes benefícios para um casal, despertando potenciais dormentes e latentes nas pessoas. Como o Mestre explica, tem pessoas que tem a tendência forte de não perceber que tem potenciais maravilhosos e quando elas recebem um elogio apontando um potencial, então elas ficam surpresas. Na nossa comunidade já ouvi o Mestre Avraham dizendo a um de seus alunos “Você tem muito potencial” e o tal aluno então ficou surpreso, em espanto. Então vejo que o elogio neste sentido é um grande chésed/bondade que alguém pode fazer para ajudar uma pessoa a descobrir e vivenciar seus potenciais no serviço á D-us da melhor forma possível, que Ele permita.

    De fato, como traz o Mestre, a Torá ordena que o homem cuide primeiro das necessidades físicas da mulher para depois cuidar das questões mais abstratas, e assim seus elogios á mulher precisam ter grande ênfase na parte física primeiramente. Se eu nunca estudasse um shiur como este alimentaria facilmente a ideia equivocada que isto é algo muito mundano, que elogiar a parte física da mulher só vai deixa-la mais vaidosa, mas a Torá está me mostrando neste shiur que certamente D-us leva muito em consideração a parte física na questão da mulher, pois a função da mulher tem a ver essencialmente com o cuidar das coisas físicas no seu lar.

    Já os elogios que a mulher faz para o homem tem de acordo com a Torá a função essencial de ajudar ele a descobrir seus potenciais de maneira geral e assim o homem pode se tornar alguém mais elevado se D-us quiser. O Mestre fala que a oração principal dos judeus (Amidá) começa com elogios á D-us, então certamente o elogio tem esse poder fascinante, de fortalecer o amor entre as pessoas e entre o homem e D-us. Entendo que através destes elogios o poder maravilhoso da fala também é elevado no homem que só tem a ganhar com isso. Que D-us me permita perceber melhor os potenciais das pessoas ao meu redor, me focando no que há de melhor nelas. Agradeço á D-us e ao Mestre Avraham por mais um shiur tão revelador, tudo de bom!

    Respeitosamente, Emerson

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s