12 pensamentos sobre “KI TETSÊ 5771

  1. Shalom Rav,

    As palavras do senhor soam como o mais doce mel para a minha alma, fico maravilhado a cada estudo que faço e agradeço por dispor seu trabalho para todos nós crescermos e nos retificarmos.
    Tudo de bom
    Thiago

  2. Shalom Rabino Avraham e a todos que frequentam este portal. Peço permissão ao Sr. para expor um humilde comentário sobre esta aula.

    Graças a D-us por mais esta aula importantíssima para nossa retificação. Em minha limitação, entendi que a queda de Adam transmitiu a todo homem um obstáculo muito grande e forte que impede a conexão com a verdade e com Hashem: a casca grossa que impede que a Luz Divina possa revelar a verdade. Nesse sentido, a retirada dessa casca, dessa Klipá, é necessária para que possamos chegar a verdade do fruto, que é o que realmente importa, e não as ilusões do teatro da vida. E o que traz essa dificuldade é essa tendência à superficialidade que todo ser humano tem.

    Dessa forma, assim como retirar a casca de um fruto para que se possa chegar ao fruto propriamente dito, exige conhecimento e trabalho e esforço, o trabalho de retificação também. Temos que ter a imensa gratidão a D-us por ter esses ensinamentos santos de Torá e Cabalá, trazidos pelo Rabino Avraham, pois sendo eu como tantos nesse mundo, pertencente às nações, me pergunto: onde poderíamos ter esse conhecimento? Por isso temos que também ter um esforço, um trabalho em receber como humildade, aprender e acatar, para que possamos assim se D-us quiser, retirar as cascas que impedem a revelação da Luz Divina, para que tenhamos um ganho de consciência Divina e assim ter condições de nos retificarmos, e alinharmos com a Torá, e poder ter um mérito para assim presenciarmos a era do Único e Verdadeiro Mashiach, que seja breve, ainda em nossos dias Amém.

    Peço perdão por algum erro de escrita ou de entendimento nesse breve e humilde comentário.

    Agradeço ao Sr., Rabino Avraham, por todo aprendizado que o Sr. nos traz com tanta bondade e generosidade. Que Hashem conceda muitos anos de vida ao Sr. com tudo de bom e doce.

    Respeitosamente,

    Robson Cleber Garcia da Silva.

  3. Shalom Rabino Avraham, peço permissão ao Sr. para postar breve comentário sobre esse Shiur da parashat Ki Tetsê.

    Graças à D’us o Rabino Avraham nos ensina algo extraordinário nesse shiur sobre a Parashat Ki Tetsê: que Adam, o homem espiritual primordial, tinha antes da queda uma visão extraordinária de todos os mundos e que ele estava sempre conectado com a verdade. Ao contrário, quando nos afastamos da Torá acabamos nos conectando apenas com os aspectos externos da criação, isto é, com o grau que o Rabino ensina ser a realidade.

    De fato, quando lidamos com a realidade, com as coisas do mundo notamos seu grau de realidade pelas durezas, limitações e dificuldades que elas exercem contra nossa vontade: a realidade é sentida pelas propriedades das coisas que tornam o lidar com elas mesmas algo difícil.

    Contudo, não são apenas as coisas do mundo que são difíceis, segundo o Rabino buscar se retificar é algo demanda esforços constantes, nesse sentido nossa sensibilidade capta as realidades espirituais através das polaridades morais: quando buscamos fazer algo bom, digno e reto é possível sentir realmente forças do lado negativa exercendo uma força contrária; pensamentos estranhos, situações adversas que subitamente ocorrem, pessoas etc. Ou seja, além da realidade mundana existem outros níveis de realidade que exercem forças contra (ou a favor) nosso desejo de agir, por exemplo, corretamente.

    O Rabino vai mais além ao ensinar que Adam era conectado com a essência de tudo: com Hashem e Seu desejo. Toda vez que nos esforçamos em estudar Torá buscamos atingir essa essência e quando misericordiosamente o Criador nos ajuda, então o desejo Dele atua adoçando toda a realidade, permitindo que as dificuldades e obstáculos sejam transpostos se assim Ele permitir: como ensina o Rabino à oração é um modo de alterar a realidade.

    Tudo de bom!

    Carlos Bengio.

  4. Shalom Rav e amigos,

    Nesse aula curta mas contundente pude aprender muito. O Rabino nos ensina que Adam possuía a capacidade de enxergar de um canto ao outro do mundo em ambos níveis, espiritual e físico, com uma consciência elevada e profunda.
    Com a queda de consciência através do pecado de querer o conhecimento do bem e mal, Adam perdeu a capacidade de enxergar com amplitude espiritual e por consequência todas as gerações a seguir até hoje sofrem com essa queda de consciência. A Tora veio pra trazer a possibilidade do homem ampliar essa consciência espiritual através do estudo da parte literal “Psat” e da parte oculta “Sod” dos ensinamentos santos. O rabino ensina que quem com temor a Hashem acessa ao nível Sod, isso ajudará a pessoa a aumentar em temor, retidão, equilíbrio e portanto isso deve ser incentivado pois ajudará a pessoa no seu crescimento espiritual através do rompimento de diversas klipa que prendem a pessoa em níveis superficiais.
    Através desses estudos no Beitarizal, temos o privilégio em termos acesso a esses conteúdos únicos e profundos, algo que certamente mudou minha vida. Quanto mais eu estudo as obras nesse nível profundo que nos é permitido estudar através dessas obras, maior é minha consciência sobre as verdades espirituais, dentro do meu nível de capacidade de absorver. Eu não sou mais o mesmo homem desde que tive acesso a todo esse conteúdo.

    Muito obrigado por cuidar de todos nós com tanto amor.

    Thiago

  5. Shalom Rabino Avraham e amigos estudantes desse Portal Santo. Permita-me fazer um breve comentário acerca da aula presente.

    Estamos em tempos difíceis que antecedem a vinda de Mashiach. A humanidade vive uma espécie de ápice do desperdício de tempo com entretenimento e toda gama de banalidades calcadas no consumismo e na satisfação dos desejos materiais e imorais. Parece estar cada vez mais distante da Verdade sobre D-us e mais próxima das ilusões que a leva para uma existência fútil e sem sentido.

    Nesse panorama, encontramos um verdadeiro oásis de sabedoria neste Portal Santo de estudos feito e mantido pelo Rabino Avraham Chachamovits, que, emulando a Hashem, através de sua bondade e generosidade, disponibiliza Sabedoria Casher da Torá para todos e que pode promover a remoção das klipot (cascas) que encapsulam a consciência espiritual da grande maioria das pessoas.

    Uma aula como esta, nos concede a oportunidade de sabermos que a verdadeira intenção Divina em sua criação é a Verdade necessária a ser compreendida e que está em um nível mais profundo de toda realidade física percebida pelos nossos sentidos. É necessário ter coragem e esforço para conseguir através do estudo da Torá, da prática das Leis de D-us e da realização de atos de bondade, poder crescer em consciência espiritual e, pouco a pouco, romper estas crostas que impedem a entrada da Luz Divina que liberta as pessoas dessas amarras espirituais poderosas como a preguiça, a arrogância e a superficialidade. Além disso, somente com a ajuda de um Mestre de Torá verdadeiro, aliado com a consistência, envolvimento e vontade de estudar Torá e fazer a vontade de D-us, se consegue a retificação pessoal e num nível mais abrangente a retificação do mundo, para voltarmos a viver a realidade adâmica existente antes da queda espiritual da humanidade que se concluirá com a vinda do Mashiach.

    Que este Portal Santo continue transformando vidas de mais pessoas para que apresse a vinda do único de verdadeiro Mashiach, e que isso seja muito breve ainda em nossos dias, amém.

    Agradeço ao Rabino Avraham pelo ensino Santo da Torá e pela oportunidade de crescer em sabedoria e consciência espiritual.

    Tudo de bom.

    Respeitosamente,

    Robson Cleber

  6. Shalom Rabino Avraham Chachamovits.

    Mais uma vez – aliás como todas as outraz vezes, o Mestre aborda a dimensão oculta da Torá, leia-se: Cabalá. O shiur trata – também, sobre a plenitude da consciência de Adam, primeiro homem criado por Hashem no Gan Eden, aplicando-se o termo para tal evento como ArbaOlamot.

    Na obra intitulada “Levushêi Tufrah” (Vestimentas de Unhas), do nosso Mestre, logo na Fase 1, assim está escrito: “Verdadeiramente, Adam se banhou nesta luz Divina em um grau excelente ao de “um tsadik perfeito [que cumpriu todas as mitsvót e que no Olám Habá está] sentado com uma atarah [coroa] em sua cabeça, se deleitando na irradiação d’Ela”. Assim, a grandeza de Adam era gloriosa, refletindo exatamente a intenção de Hashem para com a Sua criação.

    A “queda” de Adam é a queda de todos os homens que até hoje sucedem-no. Vivemos – ainda, a Era Adamica, a era onde impera o conhecimento, que desafia a obediência a Torá e suas mitsvót. É notório e prestigiado pelo mundo a rebeldia diante Hashem, onde prevalece de forma esmagadora a ciência e suas determinações. A identificação do homem com os valores e comportamentos do mundo material é a expressão perfeita do seu grau de ignorância – a Olam Haassia.

    Esta escolha de Adam (vida x conhecimento) gerou um entendimento sobre o mundo e as coisas aqui manifestadas, uma desordem, um desalinhamento com a Fonte Original, permitindo observar de forma fragmentada nosso mundo e a vida em si. Esta deformação podemos chamar de klipá. Klipá é o resultado final da desconexão com Hashem. Tais cascas camuflam a verdadeira essência da luz Divina.

    Uma forma de remover esta mancha em nossa alma, como afirma o grandioso Mestre Arizal, é estudarmos o lado mais profundo da Torá, Sitrei Torá, bem como a realidade direta da vida, também cohecido como Sod. Assim, podemos descontaminar conscientemente nossas inclinações pertubadoras e escamoteiadas.

    Um tikun mundial é inevitável, pois somente assim o homem poderá retornar para uma vida verdadeiramente de paz, consciência, justica social, e conexão direta com Hashem.

    Ao Mestre meu sentimento de cura completa e sustento pleno para o senhor, conforme a benevolência de Hashem.

    Muito obrigado Mestre!

  7. Shalom Rabino Avraham,

    Permita-me Mestre realizar um breve comentário sobre este shiur. A aula retrata a importância de Adam, uma alma extremamente elevada, e de como o estudo da Cabalá permite compreender as mais profundas questões que envolveram o contexto em que viveu. Hoje, por meio do estudo profundo da Cabalá podemos quebrar as Klipot neste mundo e nos alinharmos ao bem com o intuito de retificarmos este mundo.

    Tudo de bom,

    Davi Niemann Ottoni

  8. Shalom Rabino Avraham e amigos. Permita-me expressar um humilde comentário sobre a presente aula.

    Graças a D-us por mais este ensinamento do Rabino Avraham que tanto contribui para o fortalecimento de nossa fé em Hashem e nos caminhos proporcionados pelo estudo de Torá.
    Após este estudo, humildemente me questionei sobre como alguém como Adam com uma estatura espiritual tão grande que, como o Mestre comentou, tinha um nível de consciência de não só distinguir todo o meio físico mas também a percepção de todos os níveis espirituais simultaneamente, algo que não consigo se quer imaginar, pudesse ter “cedido” a queda espiritual ao escolher comer do fruto da árvore do conhecimento do Bem e do Mal, e perder esta estatura privilegiada e deixar de enxergar a Verdade, a Luz Divina da forma como era antes. E a única resposta que em minha pequenez e insignificância cheguei, foi a de perder o foco na Palavra de D-us que é a Torá, o fundamento e o Mapa do Mundo.

    O Mestre nos ensina que o estudo da Torá mística, Sod, é muito importante para fomentar o amor e o temor a D-us e isso faz com que a pessoa abandone a superficialidade e passe a se alinhar com as Leis de D-us alcançando uma vida equilibrada e assim não ficar conectado à cegueira espiritual habitual que o mundo secular se encontra (herança adâmica).

    Realmente quando nos conectamos a D-us através do estudo de Torá, Ele se conecta a nós e o resultado é a aceitação de todas as coisas que acontecem em nossas vidas cotidianas e que traduzidas pela fé na Palavra de D-us, nos dizem que tudo é para o Bem, tudo é a vontade de Hashem, e que, as vezes um desconforto nosso é, por incrível que pareça, o que estamos precisando para obter a retificação e a realização de nosso verdadeiro propósito nesta vida.

    Quando a pessoa decide escolher os caminhos de sua vida através daquilo que ela percebe naturalmente através da realidade, por mais que possa ser razoável (racional), se essa escolha não for condizente com a vontade de Hashem (a Palavra de D-us) o resultado quase sempre nos leva a consequências desastrosas e que nos desviam de nosso verdadeiro propósito de vida.

    Agradeço ao Rabino Avraham por também ensinar às nações esta Luz que é a Torá Sód e a vontade de D-us em nossas vidas. Graças a D-us hoje, posso dizer que tenho feito escolhas melhores que jamais faria se não tivesse aprendido estes ensinamentos que consegui neste espaço santo.

    Que Hashem abençoe sempre o Rabino Avraham e família por toda generosidade que ele nos concede aqui.

    Shalom e tudo de bom.

    Respeitosamente,

    Robson Cleber

  9. Shalom Mestre,

    Poder estudar novamente essa aula reforçou ainda mais a importância do cuidado com a minha espiritualidade e a necessidade de me aprofundar nos estudos da Torá nos níveis mais profundos conforme ensinado no shiur. Graças a D’us temos o Mestre para nos orientar e ajudar nesse aprofundamento no nível Sod/Cabalá.
    Eu aprendo que quanto mais mergulhar nesses conteúdos santos e profundos mais consciência espiritual terei e ferramentas para lidar com o meu entorno, reduzindo as Klipot que querem nos prender em níveis rebaixados.
    Desde o dia que tive acesso aos materiais do Mestre minha vida sofreu uma metamorfose espiritual e aos poucos evolui nessa minha curta jornada espiritual de forma casher.

    Agradeço muito por tudo que o Sr faz por nós.

    Tudo de bom.
    Thiago

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s