9 pensamentos sobre “KI TETSÊ 5771

  1. Shalom Rav,

    As palavras do senhor soam como o mais doce mel para a minha alma, fico maravilhado a cada estudo que faço e agradeço por dispor seu trabalho para todos nós crescermos e nos retificarmos.
    Tudo de bom
    Thiago

  2. Shalom Rabino Avraham e a todos que frequentam este portal. Peço permissão ao Sr. para expor um humilde comentário sobre esta aula.

    Graças a D-us por mais esta aula importantíssima para nossa retificação. Em minha limitação, entendi que a queda de Adam transmitiu a todo homem um obstáculo muito grande e forte que impede a conexão com a verdade e com Hashem: a casca grossa que impede que a Luz Divina possa revelar a verdade. Nesse sentido, a retirada dessa casca, dessa Klipá, é necessária para que possamos chegar a verdade do fruto, que é o que realmente importa, e não as ilusões do teatro da vida. E o que traz essa dificuldade é essa tendência à superficialidade que todo ser humano tem.

    Dessa forma, assim como retirar a casca de um fruto para que se possa chegar ao fruto propriamente dito, exige conhecimento e trabalho e esforço, o trabalho de retificação também. Temos que ter a imensa gratidão a D-us por ter esses ensinamentos santos de Torá e Cabalá, trazidos pelo Rabino Avraham, pois sendo eu como tantos nesse mundo, pertencente às nações, me pergunto: onde poderíamos ter esse conhecimento? Por isso temos que também ter um esforço, um trabalho em receber como humildade, aprender e acatar, para que possamos assim se D-us quiser, retirar as cascas que impedem a revelação da Luz Divina, para que tenhamos um ganho de consciência Divina e assim ter condições de nos retificarmos, e alinharmos com a Torá, e poder ter um mérito para assim presenciarmos a era do Único e Verdadeiro Mashiach, que seja breve, ainda em nossos dias Amém.

    Peço perdão por algum erro de escrita ou de entendimento nesse breve e humilde comentário.

    Agradeço ao Sr., Rabino Avraham, por todo aprendizado que o Sr. nos traz com tanta bondade e generosidade. Que Hashem conceda muitos anos de vida ao Sr. com tudo de bom e doce.

    Respeitosamente,

    Robson Cleber Garcia da Silva.

  3. Shalom Rabino Avraham, peço permissão ao Sr. para postar breve comentário sobre esse Shiur da parashat Ki Tetsê.

    Graças à D’us o Rabino Avraham nos ensina algo extraordinário nesse shiur sobre a Parashat Ki Tetsê: que Adam, o homem espiritual primordial, tinha antes da queda uma visão extraordinária de todos os mundos e que ele estava sempre conectado com a verdade. Ao contrário, quando nos afastamos da Torá acabamos nos conectando apenas com os aspectos externos da criação, isto é, com o grau que o Rabino ensina ser a realidade.

    De fato, quando lidamos com a realidade, com as coisas do mundo notamos seu grau de realidade pelas durezas, limitações e dificuldades que elas exercem contra nossa vontade: a realidade é sentida pelas propriedades das coisas que tornam o lidar com elas mesmas algo difícil.

    Contudo, não são apenas as coisas do mundo que são difíceis, segundo o Rabino buscar se retificar é algo demanda esforços constantes, nesse sentido nossa sensibilidade capta as realidades espirituais através das polaridades morais: quando buscamos fazer algo bom, digno e reto é possível sentir realmente forças do lado negativa exercendo uma força contrária; pensamentos estranhos, situações adversas que subitamente ocorrem, pessoas etc. Ou seja, além da realidade mundana existem outros níveis de realidade que exercem forças contra (ou a favor) nosso desejo de agir, por exemplo, corretamente.

    O Rabino vai mais além ao ensinar que Adam era conectado com a essência de tudo: com Hashem e Seu desejo. Toda vez que nos esforçamos em estudar Torá buscamos atingir essa essência e quando misericordiosamente o Criador nos ajuda, então o desejo Dele atua adoçando toda a realidade, permitindo que as dificuldades e obstáculos sejam transpostos se assim Ele permitir: como ensina o Rabino à oração é um modo de alterar a realidade.

    Tudo de bom!

    Carlos Bengio.

  4. Shalom Rav e amigos,

    Nesse aula curta mas contundente pude aprender muito. O Rabino nos ensina que Adam possuía a capacidade de enxergar de um canto ao outro do mundo em ambos níveis, espiritual e físico, com uma consciência elevada e profunda.
    Com a queda de consciência através do pecado de querer o conhecimento do bem e mal, Adam perdeu a capacidade de enxergar com amplitude espiritual e por consequência todas as gerações a seguir até hoje sofrem com essa queda de consciência. A Tora veio pra trazer a possibilidade do homem ampliar essa consciência espiritual através do estudo da parte literal “Psat” e da parte oculta “Sod” dos ensinamentos santos. O rabino ensina que quem com temor a Hashem acessa ao nível Sod, isso ajudará a pessoa a aumentar em temor, retidão, equilíbrio e portanto isso deve ser incentivado pois ajudará a pessoa no seu crescimento espiritual através do rompimento de diversas klipa que prendem a pessoa em níveis superficiais.
    Através desses estudos no Beitarizal, temos o privilégio em termos acesso a esses conteúdos únicos e profundos, algo que certamente mudou minha vida. Quanto mais eu estudo as obras nesse nível profundo que nos é permitido estudar através dessas obras, maior é minha consciência sobre as verdades espirituais, dentro do meu nível de capacidade de absorver. Eu não sou mais o mesmo homem desde que tive acesso a todo esse conteúdo.

    Muito obrigado por cuidar de todos nós com tanto amor.

    Thiago

  5. Shalom Rabino Avraham e amigos estudantes desse Portal Santo. Permita-me fazer um breve comentário acerca da aula presente.

    Estamos em tempos difíceis que antecedem a vinda de Mashiach. A humanidade vive uma espécie de ápice do desperdício de tempo com entretenimento e toda gama de banalidades calcadas no consumismo e na satisfação dos desejos materiais e imorais. Parece estar cada vez mais distante da Verdade sobre D-us e mais próxima das ilusões que a leva para uma existência fútil e sem sentido.

    Nesse panorama, encontramos um verdadeiro oásis de sabedoria neste Portal Santo de estudos feito e mantido pelo Rabino Avraham Chachamovits, que, emulando a Hashem, através de sua bondade e generosidade, disponibiliza Sabedoria Casher da Torá para todos e que pode promover a remoção das klipot (cascas) que encapsulam a consciência espiritual da grande maioria das pessoas.

    Uma aula como esta, nos concede a oportunidade de sabermos que a verdadeira intenção Divina em sua criação é a Verdade necessária a ser compreendida e que está em um nível mais profundo de toda realidade física percebida pelos nossos sentidos. É necessário ter coragem e esforço para conseguir através do estudo da Torá, da prática das Leis de D-us e da realização de atos de bondade, poder crescer em consciência espiritual e, pouco a pouco, romper estas crostas que impedem a entrada da Luz Divina que liberta as pessoas dessas amarras espirituais poderosas como a preguiça, a arrogância e a superficialidade. Além disso, somente com a ajuda de um Mestre de Torá verdadeiro, aliado com a consistência, envolvimento e vontade de estudar Torá e fazer a vontade de D-us, se consegue a retificação pessoal e num nível mais abrangente a retificação do mundo, para voltarmos a viver a realidade adâmica existente antes da queda espiritual da humanidade que se concluirá com a vinda do Mashiach.

    Que este Portal Santo continue transformando vidas de mais pessoas para que apresse a vinda do único de verdadeiro Mashiach, e que isso seja muito breve ainda em nossos dias, amém.

    Agradeço ao Rabino Avraham pelo ensino Santo da Torá e pela oportunidade de crescer em sabedoria e consciência espiritual.

    Tudo de bom.

    Respeitosamente,

    Robson Cleber

  6. Shalom Rabino Avraham Chachamovits.

    Mais uma vez – aliás como todas as outraz vezes, o Mestre aborda a dimensão oculta da Torá, leia-se: Cabalá. O shiur trata – também, sobre a plenitude da consciência de Adam, primeiro homem criado por Hashem no Gan Eden, aplicando-se o termo para tal evento como ArbaOlamot.

    Na obra intitulada “Levushêi Tufrah” (Vestimentas de Unhas), do nosso Mestre, logo na Fase 1, assim está escrito: “Verdadeiramente, Adam se banhou nesta luz Divina em um grau excelente ao de “um tsadik perfeito [que cumpriu todas as mitsvót e que no Olám Habá está] sentado com uma atarah [coroa] em sua cabeça, se deleitando na irradiação d’Ela”. Assim, a grandeza de Adam era gloriosa, refletindo exatamente a intenção de Hashem para com a Sua criação.

    A “queda” de Adam é a queda de todos os homens que até hoje sucedem-no. Vivemos – ainda, a Era Adamica, a era onde impera o conhecimento, que desafia a obediência a Torá e suas mitsvót. É notório e prestigiado pelo mundo a rebeldia diante Hashem, onde prevalece de forma esmagadora a ciência e suas determinações. A identificação do homem com os valores e comportamentos do mundo material é a expressão perfeita do seu grau de ignorância – a Olam Haassia.

    Esta escolha de Adam (vida x conhecimento) gerou um entendimento sobre o mundo e as coisas aqui manifestadas, uma desordem, um desalinhamento com a Fonte Original, permitindo observar de forma fragmentada nosso mundo e a vida em si. Esta deformação podemos chamar de klipá. Klipá é o resultado final da desconexão com Hashem. Tais cascas camuflam a verdadeira essência da luz Divina.

    Uma forma de remover esta mancha em nossa alma, como afirma o grandioso Mestre Arizal, é estudarmos o lado mais profundo da Torá, Sitrei Torá, bem como a realidade direta da vida, também cohecido como Sod. Assim, podemos descontaminar conscientemente nossas inclinações pertubadoras e escamoteiadas.

    Um tikun mundial é inevitável, pois somente assim o homem poderá retornar para uma vida verdadeiramente de paz, consciência, justica social, e conexão direta com Hashem.

    Ao Mestre meu sentimento de cura completa e sustento pleno para o senhor, conforme a benevolência de Hashem.

    Muito obrigado Mestre!

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s