3 pensamentos sobre “KI TETSÊ 5771

  1. Shalom Rav,

    As palavras do senhor soam como o mais doce mel para a minha alma, fico maravilhado a cada estudo que faço e agradeço por dispor seu trabalho para todos nós crescermos e nos retificarmos.
    Tudo de bom
    Thiago

  2. Shalom Rabino Avraham e a todos que frequentam este portal. Peço permissão ao Sr. para expor um humilde comentário sobre esta aula.

    Graças a D-us por mais esta aula importantíssima para nossa retificação. Em minha limitação, entendi que a queda de Adam transmitiu a todo homem um obstáculo muito grande e forte que impede a conexão com a verdade e com Hashem: a casca grossa que impede que a Luz Divina possa revelar a verdade. Nesse sentido, a retirada dessa casca, dessa Klipá, é necessária para que possamos chegar a verdade do fruto, que é o que realmente importa, e não as ilusões do teatro da vida. E o que traz essa dificuldade é essa tendência à superficialidade que todo ser humano tem.

    Dessa forma, assim como retirar a casca de um fruto para que se possa chegar ao fruto propriamente dito, exige conhecimento e trabalho e esforço, o trabalho de retificação também. Temos que ter a imensa gratidão a D-us por ter esses ensinamentos santos de Torá e Cabalá, trazidos pelo Rabino Avraham, pois sendo eu como tantos nesse mundo, pertencente às nações, me pergunto: onde poderíamos ter esse conhecimento? Por isso temos que também ter um esforço, um trabalho em receber como humildade, aprender e acatar, para que possamos assim se D-us quiser, retirar as cascas que impedem a revelação da Luz Divina, para que tenhamos um ganho de consciência Divina e assim ter condições de nos retificarmos, e alinharmos com a Torá, e poder ter um mérito para assim presenciarmos a era do Único e Verdadeiro Mashiach, que seja breve, ainda em nossos dias Amém.

    Peço perdão por algum erro de escrita ou de entendimento nesse breve e humilde comentário.

    Agradeço ao Sr., Rabino Avraham, por todo aprendizado que o Sr. nos traz com tanta bondade e generosidade. Que Hashem conceda muitos anos de vida ao Sr. com tudo de bom e doce.

    Respeitosamente,

    Robson Cleber Garcia da Silva.

  3. Shalom Rabino Avraham, peço permissão ao Sr. para postar breve comentário sobre esse Shiur da parashat Ki Tetsê.

    Graças à D’us o Rabino Avraham nos ensina algo extraordinário nesse shiur sobre a Parashat Ki Tetsê: que Adam, o homem espiritual primordial, tinha antes da queda uma visão extraordinária de todos os mundos e que ele estava sempre conectado com a verdade. Ao contrário, quando nos afastamos da Torá acabamos nos conectando apenas com os aspectos externos da criação, isto é, com o grau que o Rabino ensina ser a realidade.

    De fato, quando lidamos com a realidade, com as coisas do mundo notamos seu grau de realidade pelas durezas, limitações e dificuldades que elas exercem contra nossa vontade: a realidade é sentida pelas propriedades das coisas que tornam o lidar com elas mesmas algo difícil.

    Contudo, não são apenas as coisas do mundo que são difíceis, segundo o Rabino buscar se retificar é algo demanda esforços constantes, nesse sentido nossa sensibilidade capta as realidades espirituais através das polaridades morais: quando buscamos fazer algo bom, digno e reto é possível sentir realmente forças do lado negativa exercendo uma força contrária; pensamentos estranhos, situações adversas que subitamente ocorrem, pessoas etc. Ou seja, além da realidade mundana existem outros níveis de realidade que exercem forças contra (ou a favor) nosso desejo de agir, por exemplo, corretamente.

    O Rabino vai mais além ao ensinar que Adam era conectado com a essência de tudo: com Hashem e Seu desejo. Toda vez que nos esforçamos em estudar Torá buscamos atingir essa essência e quando misericordiosamente o Criador nos ajuda, então o desejo Dele atua adoçando toda a realidade, permitindo que as dificuldades e obstáculos sejam transpostos se assim Ele permitir: como ensina o Rabino à oração é um modo de alterar a realidade.

    Tudo de bom!

    Carlos Bengio.

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s