Entendo que a fala é um poder extraordinário, pois como é dito em Provérbios 18:21 “A vida é a morte estão sob o poder da língua “. Sem dúvida um dos membros do corpo que o homem mais profana é a sua língua. Na Torá aprendemos que a lashon hará é um dos piores pecados, sendo “mais sério do que o assassinato” ( https://beitarizal.org.br/category/guarde-sua-lingua/). Sendo assim o mal uso da língua provoca divisão entre as pessoas o que destrói a paz no mundo, D-us nos livre.
Por isso de acordo com a história Chassídica que o mestre contou no shiur entendo que se a pessoa não sabe falar com retidão que pelo menos ela pare de falar o errado começando assim a retificar seu modo de comunicação. E como o silêncio é uma cerca para a sabedoria certamente com o tempo e o esforço a pessoa também aprenderá a falar com retidão e sabedoria se D-us quiser.
E como disse o mestre, a paz é o recipiente de bênçãos de D-us e só com a fala retificada pode existir paz. Por isso entendo a necessidade de perseguir a paz, fugindo de toda a comunicação negativa. E como ensina o mestre ” As bênçãos de Hashém são preciosas. Se Ele retirasse QUALQUER grau de Suas bênçãos, D-us nos livre, as coisas ficariam bem mais difíceis ” Cabalá Twitter. Shalom!
Eu fiquei impactado com a mensagem dessa aula. O shiur trata sobre a importância do cuidado com a fala, um dos aspectos mais importantes na vida de uma pessoa. Devemos fugir dos hábitos de falas mundanas, lashon hara e afins, isso afasta completamente a Shechina da vida da pessoa e atrapalha o fluxo de bençãos para si e os seus.
Devemos buscar sempre palavras corretas, bondosas e de coração e parar de falar palavras erradas. “o silêncio é uma cerca para a sabedoria” dizem os sábios.
É fundamental ter paz em casa, na vida pois somente assim permitirmos o fluxo de bençãos e atingimos isso somente com a sabedoria na nossa fala para evitar dissabores.
Desde que eu pude compreender esses conceitos judaicos elementares sobre a importância da fala, muita coisa mudou para melhor na minha vida mas reconheço que devo estar sempre vigilante pois é muito fácil cair e regredir.
Shalom Rabino Avraham. Permita-me expor um humilde comentário acerca dessa aula pilar que discorre como comportar-se corretamente no uso da fala afim de nos tornarmos agentes colaboradores da disseminação da Luz Divina no mundo.
O Mestre nos ensina sobre este assunto usando como pano de fundo um Passuk –verso – do profeta Malaquias. Fiquei impressionado com o desmistificar nos aclarando diretamente que “estando a Torá na boca da pessoa, a impiedade não terá lugar em seus lábios e, consequentemente, D-us andará em paz com ela”, muito profundo e prático; ou seja, quanto mais a pessoa estudar a Torá e tiver ela atrelada à sua boca ( ao seu poder de fala que é uma das vestimentas da alma) a impiedade não terá lugar nessa pessoa; e a Presença Divina estará presente: “ele andará comigo em paz e em retidão” e assim a paz e as bênçãos de que tanto necessitamos ( sustento, saúde, sabedoria, etc) repousarão sobre nós e também sobre o mundo.
O Mestre nos exemplifica ainda mais como isso ocorre na prática: “ Hashem está próximo daquele que não usa sua boca para difamar, blasfemar, falar coisas negativas, promover contenda, brigas, etc, etc”. Portanto, aprendi que o andar retificado e correto deve ser norteado no aprendizado da Torá, da Lei de D-us, que nos fará andar com Ele, com paz, porque passaremos a nos expressar através da fala retificada, com o uso palavras edificantes, doces, colocadas cuidadosamente, de forma honesta e verdadeira, ou seja, como um agente do Bem que colabora para trazer a Luz, ou como o Rabino também nos ensina: trazendo as bênçãos que provêm da Presença Divina para o mundo e também para si e aos seus. Muito importante aprender isso.
Agradeço mais uma vez por esse ensinamento fundamental do Rabino Avraham e peço desculpas por algum equívoco de entendimento ou escrita de minha parte.
Permita-me Mestre realizar um breve comentário sobre o presente shiur.
Na aula o Mestre ressalta a importância da fala e de como devemos ter cuidado com o que sai de nossa boca. Tal preocupação já foi abordada em outras aulas dentre as quais recomendo a “Redenção da Fala” do Projeto Conexões. De fato devemos ter recato com o que falamos pois a mesma boca que usamos para proferir palavras inadequadas será a que utilizaremos para falar coisas santas quando nos relacionamos com Hashém.
Devemos buscar o adequado uso da fala e cuidado com o que sai da nossa boca por essa razão. Trata-se de um propósito que deve ser buscado na vida da pessoa e de um trabalho que não é fácil. Daí a expressão trazida em aula pelo Mestre: “O silêncio é uma cerca para a sabedoria.” Uma frase muito recitada pelos nossos sábios. Da mesma forma o Talmud traz: “A fala vale uma moeda, mas o silêncio vale duas.”
Isso revela o trabalho constante que temos que ter com aquilo que sai da nossa boca e de como devemos utilizar com esmero o poder que ela tem.
Shalom Rabino Avraham
Peço licença para humildemente expor um minimo comentário do que compreendi acerca da parashá Ki Tavô.
Nesse shiur o Mestre nos impacta acerca da importancia da fala e de como que, através dela interagimos e podemos impactar a tudo e todos. Na minha limitada compreensão entendi que esse tão importante órgão muscular pode e leva milhões senão bilhões de pessoas a fazer totalmente o oposto a Kedushá ou seja a cometer a Lashon Hará (Maledicêndia).
Compreendo, ainda que minimamente que através da fala que se tem alcança muitos poderes, através dela se sela a paz, ou se constituem guerras, através dela é que me expresso com o próximo e tudo tem implicões e devo ter todo o cuidado, pois se o indivíduo não sabe falar com a retidão necessária, então que pelo menos essa pessoa pare de falar o errado,
Manter-me sempre alerta acerca do cuidado e temor que sempre devo ter com as questões de fala, e o ótimo e saudável hábito de abençoar e falar de bem com as minhas palavras.
Finalizo, expressando minha gratidão ao Amado Mestre por profundos ensinamentos acerca deste tema tão complexo, e presente em nossas vidas, por me fazer compreender que é através da fala que eu crio e ou destruo mundos e anjos, então sou o único responsável, e devo sempre me manter alerta e tomar o devido cuidado.
Ouvi a aula no sábado e anotei alguns comentários. No domingo ouvi novamente e pontuei outros comentários. Na segunda idem. Em suma, o que quero dizer é que as água de ontem não são as mesmas de hoje. De outra forma, como o senhor tanto afirma: “a Torá é infinita! São inúmeras conexões”.
Nesse sentido, de forma prática, ao invés do uso da boca para externalizar tolices, o melhor é usar a “boca” para beber dessas águas que se renovam a cada dia, ou seja, internalizar a sabedoria infinita da Torá.
Shalom Rabino Avraham e amigos,
Peço a licença para o comentário :
Entendo que a fala é um poder extraordinário, pois como é dito em Provérbios 18:21 “A vida é a morte estão sob o poder da língua “. Sem dúvida um dos membros do corpo que o homem mais profana é a sua língua. Na Torá aprendemos que a lashon hará é um dos piores pecados, sendo “mais sério do que o assassinato” ( https://beitarizal.org.br/category/guarde-sua-lingua/). Sendo assim o mal uso da língua provoca divisão entre as pessoas o que destrói a paz no mundo, D-us nos livre.
Por isso de acordo com a história Chassídica que o mestre contou no shiur entendo que se a pessoa não sabe falar com retidão que pelo menos ela pare de falar o errado começando assim a retificar seu modo de comunicação. E como o silêncio é uma cerca para a sabedoria certamente com o tempo e o esforço a pessoa também aprenderá a falar com retidão e sabedoria se D-us quiser.
E como disse o mestre, a paz é o recipiente de bênçãos de D-us e só com a fala retificada pode existir paz. Por isso entendo a necessidade de perseguir a paz, fugindo de toda a comunicação negativa. E como ensina o mestre ” As bênçãos de Hashém são preciosas. Se Ele retirasse QUALQUER grau de Suas bênçãos, D-us nos livre, as coisas ficariam bem mais difíceis ” Cabalá Twitter. Shalom!
Tudo de bom!
Emerson
Shalom Mestre,
Eu fiquei impactado com a mensagem dessa aula. O shiur trata sobre a importância do cuidado com a fala, um dos aspectos mais importantes na vida de uma pessoa. Devemos fugir dos hábitos de falas mundanas, lashon hara e afins, isso afasta completamente a Shechina da vida da pessoa e atrapalha o fluxo de bençãos para si e os seus.
Devemos buscar sempre palavras corretas, bondosas e de coração e parar de falar palavras erradas. “o silêncio é uma cerca para a sabedoria” dizem os sábios.
É fundamental ter paz em casa, na vida pois somente assim permitirmos o fluxo de bençãos e atingimos isso somente com a sabedoria na nossa fala para evitar dissabores.
Desde que eu pude compreender esses conceitos judaicos elementares sobre a importância da fala, muita coisa mudou para melhor na minha vida mas reconheço que devo estar sempre vigilante pois é muito fácil cair e regredir.
Agradeço muito por essa aula.
Tudo de bom.
Thiago
Shalom Rabino Avraham. Permita-me expor um humilde comentário acerca dessa aula pilar que discorre como comportar-se corretamente no uso da fala afim de nos tornarmos agentes colaboradores da disseminação da Luz Divina no mundo.
O Mestre nos ensina sobre este assunto usando como pano de fundo um Passuk –verso – do profeta Malaquias. Fiquei impressionado com o desmistificar nos aclarando diretamente que “estando a Torá na boca da pessoa, a impiedade não terá lugar em seus lábios e, consequentemente, D-us andará em paz com ela”, muito profundo e prático; ou seja, quanto mais a pessoa estudar a Torá e tiver ela atrelada à sua boca ( ao seu poder de fala que é uma das vestimentas da alma) a impiedade não terá lugar nessa pessoa; e a Presença Divina estará presente: “ele andará comigo em paz e em retidão” e assim a paz e as bênçãos de que tanto necessitamos ( sustento, saúde, sabedoria, etc) repousarão sobre nós e também sobre o mundo.
O Mestre nos exemplifica ainda mais como isso ocorre na prática: “ Hashem está próximo daquele que não usa sua boca para difamar, blasfemar, falar coisas negativas, promover contenda, brigas, etc, etc”. Portanto, aprendi que o andar retificado e correto deve ser norteado no aprendizado da Torá, da Lei de D-us, que nos fará andar com Ele, com paz, porque passaremos a nos expressar através da fala retificada, com o uso palavras edificantes, doces, colocadas cuidadosamente, de forma honesta e verdadeira, ou seja, como um agente do Bem que colabora para trazer a Luz, ou como o Rabino também nos ensina: trazendo as bênçãos que provêm da Presença Divina para o mundo e também para si e aos seus. Muito importante aprender isso.
Agradeço mais uma vez por esse ensinamento fundamental do Rabino Avraham e peço desculpas por algum equívoco de entendimento ou escrita de minha parte.
Shalom e tudo de bom.
Respeitosamente,
Robson Cleber
Shalom Rabino Avraham,
Permita-me Mestre realizar um breve comentário sobre o presente shiur.
Na aula o Mestre ressalta a importância da fala e de como devemos ter cuidado com o que sai de nossa boca. Tal preocupação já foi abordada em outras aulas dentre as quais recomendo a “Redenção da Fala” do Projeto Conexões. De fato devemos ter recato com o que falamos pois a mesma boca que usamos para proferir palavras inadequadas será a que utilizaremos para falar coisas santas quando nos relacionamos com Hashém.
Devemos buscar o adequado uso da fala e cuidado com o que sai da nossa boca por essa razão. Trata-se de um propósito que deve ser buscado na vida da pessoa e de um trabalho que não é fácil. Daí a expressão trazida em aula pelo Mestre: “O silêncio é uma cerca para a sabedoria.” Uma frase muito recitada pelos nossos sábios. Da mesma forma o Talmud traz: “A fala vale uma moeda, mas o silêncio vale duas.”
Isso revela o trabalho constante que temos que ter com aquilo que sai da nossa boca e de como devemos utilizar com esmero o poder que ela tem.
Agradeço a oportunidade pelo comentário.
Tudo de bom,
Davi Niemann Ottoni
Shalom Rabino Avraham
Peço licença para humildemente expor um minimo comentário do que compreendi acerca da parashá Ki Tavô.
Nesse shiur o Mestre nos impacta acerca da importancia da fala e de como que, através dela interagimos e podemos impactar a tudo e todos. Na minha limitada compreensão entendi que esse tão importante órgão muscular pode e leva milhões senão bilhões de pessoas a fazer totalmente o oposto a Kedushá ou seja a cometer a Lashon Hará (Maledicêndia).
Compreendo, ainda que minimamente que através da fala que se tem alcança muitos poderes, através dela se sela a paz, ou se constituem guerras, através dela é que me expresso com o próximo e tudo tem implicões e devo ter todo o cuidado, pois se o indivíduo não sabe falar com a retidão necessária, então que pelo menos essa pessoa pare de falar o errado,
Manter-me sempre alerta acerca do cuidado e temor que sempre devo ter com as questões de fala, e o ótimo e saudável hábito de abençoar e falar de bem com as minhas palavras.
Finalizo, expressando minha gratidão ao Amado Mestre por profundos ensinamentos acerca deste tema tão complexo, e presente em nossas vidas, por me fazer compreender que é através da fala que eu crio e ou destruo mundos e anjos, então sou o único responsável, e devo sempre me manter alerta e tomar o devido cuidado.
Gratidão Mestre
Minimamente
Fabricio Capelletti
Shalom, rabino!
Permita-me expor um breve comentário.
Ouvi a aula no sábado e anotei alguns comentários. No domingo ouvi novamente e pontuei outros comentários. Na segunda idem. Em suma, o que quero dizer é que as água de ontem não são as mesmas de hoje. De outra forma, como o senhor tanto afirma: “a Torá é infinita! São inúmeras conexões”.
Nesse sentido, de forma prática, ao invés do uso da boca para externalizar tolices, o melhor é usar a “boca” para beber dessas águas que se renovam a cada dia, ou seja, internalizar a sabedoria infinita da Torá.
Muito obrigado por esse shiur.
Tudo de bom.
Gustavo