ASSUNTOS INCLUÍDOS NA PROIBIÇÃO DE LASHÓN HARÁ – PARTE 5

5. Depreciando uma pessoa por sua falta de alguma qualidade a qual qualquer pessoa deseja possuir.

Sobre o estudo da Torá (Chafêts Chaím, Vol. I, 5:4):

  • Uma pessoa não pode falar sobre alguém considerado um erudito da Torá que a ele falta algum conhecimento particular em alguma área.

Ao fazer isso, o falante diminui o respeito que o erudito da Torá tem, assim como causando-o dano monetário. Além disso, este tipo de fala causa a honra da Torá ela mesma de ser diminuída.

  • Uma pessoa não pode dizer que um rabino ou educador da Torá não é um erudito da Torá.

Além da afronta pessoal feita sobre quem se está falando, este tipo de fala causa a honra da Torá de ser diminuída, podendo resultar no declínio geral no grau de cumprimento religioso.

Comentário do Rabino Avraham: Este assunto da honra do erudito só é aplicável de fato na própria comunidade judaica. É preciso dizer que existem vários indivíduos não preparados para ensinar nada sobre Judaísmo, mas que fazem uso dos meios de comunicação como a Internet etc. para disseminar conhecimento sem valor de Torá, distorcidos de modo que inclusive prejudica os não judeus que desejam aprender sobre as “Sete Leis dos Filhos de Nôach“, bem como mentindo sobre a possibilidade de conversões (no Brasil), Anussím, “Cabala”, etc. Isto é muito grave. Estes indivíduos não são eruditos da Torá e todos os não judeus precisam ser muito cuidadosos com suas almas e não achar que podem confiar em qualquer pessoa que os aceita em qualquer grau, assim como é feito normalmente em outras religiões. Estes que procuram Hashem, mas em sua ignorância caem nas garras destes ímpios se tornam presas fáceis, pois não têm conhecimento algum de Judaísmo e se impressionam com qualquer coisa, principalmente com indivíduos que tudo facilitam e dizem que toda a Torá é sim aplicável aos não judeus etc. Se estes indivíduos enganando judeus e não judeus são de fato do Povo de Israel, eles são completamente rejeitados pela comunidade observante (ortodoxa) da Torá e suas palavras não têm qualquer valor. Eles são grande pecadores que serão duramente julgados no tempo certo. Se estes indivíduos nem são judeus de fato (ou seja e unicamente, se nascidos de ventre materno judeu ou convertidos pela halachá/lei judaica ortodoxa), então é absurdo, insensato e infantil ouvi-los, pois a Torá é do Povo de Israel. Portanto, é vital ter muito cuidado com estes charlatões perigosos e que se multiplicam em nosso tempo cínico e dissimulado. Cuidado! Sua alma pode estar em perigo.

tzedakah

3 pensamentos sobre “ASSUNTOS INCLUÍDOS NA PROIBIÇÃO DE LASHÓN HARÁ – PARTE 5

  1. Shalom, rabino Avraham!

    Palavras claras, fortes e, infelizmente, necessárias em face deste dilúvio de indivíduos que – pensando fazer o bem – só distorcem a Torá nos moldes de seus egos (que D-us nos livre!).

    Obrigado por esta admoestação.

    Gustavo de BH

  2. SHALOM RABINO AVRAHAM E AMIGOS DO SITE BEIT ARIZAL.

    Tenho buscado através dos ensinamentos do Sr. Rabino Avraham entender sobre a importância de se honrar um Mestre da Torá como algo muito importante e sério. Assim entendo por estes ensinos que falar de forma imprópria sobre um Rabino ou Mestre da Torá implica em desrespeito não só ao Rabino ou Mestre em questão, mas é também uma desonra contra a Torá e contra Hashém, que D-us não permita eu praticar tal transgressão. Se devemos ter cuidado para falar até sobre pessoas comuns para que não haja lashón hará, então sobre eruditos da Torá esse cuidado deve ser ainda maior, assim entendo para que assim haja respeito a Torá e a Hashém, que D-us continue abençoando as obras do Sr. Mestre Rabino Avraham hoje e sempre, tudo de bom!

    Respeitosamente, Emerson

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s