REMÉDIO ESPIRITUAL

“E farás 1 candelabro [menorah] de ouro puro; esculpido e de uma só peça será feito o candelabro; sua base e sua haste, seus cálices, seus botões e suas flores serão da mesma peça. E 6 hastes sairão de seus lados – 3 hastes do candelabro do 1º lado e 3 hastes do candelabro do 2º lado. 3 cálices desenhados numa haste, botão e flor; e 3 cálices desenhados na outra haste, botão e flor; assim será para as 6 hastes que saem do candelabro. E no candelabro haverá 4 cálices desenhados, seus botões e suas flores. E haverá 1 botão saindo debaixo das 2 hastes; 1 botão debaixo das 2 hastes seguintes e 1 botão debaixo das 2 outras hastes; assim será das 6 hastes que saem do candelabro. Seus botões e suas hastes serão do mesmo bloco, e todo ele será de uma só peça lavrada a martelo e de ouro puro. E farás suas lâmpadas em número de 7, e acenderás suas lâmpadas que iluminarão em direção ao seu centro. E suas espevitadeiras e suas pazinhas serão de ouro puro. De 1 talento de ouro puro fará ele e todos estes utensílios utensílios. E vê e faze-o conforme seu modelo, como te foi mostrado no monte” (Shemot 25:31-40, Terumá).

Por nove passukim/versos a Torá revela na íntegra a construção da Menorah/Candelabro. O Ba’al Haturim explica que neste trecho a letra sámech (ס) não aparece (assim como na passagem da Criação, no Bereshit). Isto é assim, pois a letra sámech é uma referência ao Sámech-Mém (o “Satán“) e as forças estranhas prejudiciais. E ele continua: “Isto nos ensina que onde uma lâmpada está queimando, nem o Satán ou as forças prejudiciais têm qualquer influência. E assim a Menorah indica a ausência forçada do Sámech-Mém e seu bando. E no mérito de Israel cumprir as mitsvót/mandamentos de Hashem – e como a mitsvá é a lâmpada e a Torá a luz (Mishlei 6:23) – Hashem assim selará a boca do Sámech-Mém e impedirá que ele faça as suas acusações celestiais. Esta passagem da parashá Terumá é uma grande segulah (“remédio espiritual”) contra forças do mal que se aproximam de nós. Quando a klipah (“casca”, “forças antagônicas”) estiver próxima, trazendo medo e ansiedade e sensações de que o mal está próximo, então este trecho deve ser recitado – em Hebraico ou português – para que seja imediatamente trazida à luz que rejeitará vigorosamente o Sámech-Mém e seu bando. E o caminho da pessoa se iluminará então, amém.

 tzedakah

 

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