MARCHE ADIANTE COM FÉ

E está escrito nesta parashá santa, ויאמר ה’ אל-משה מה-תצעק אלי דבר אל-בני-ישראל ויסעו Vayomer Hashem el-Moshe ma titsak elai daber el-benei-Yisrael veyisau, “E o S-nhor disse a Moshé: Porque você chora para Mim? Fale para os povo de Israel, que eles marchem adiante” (Shemot 14:15, Beshalach). O Rashi neste verso explica que Moshé estava erguido de pé em intensa oração (diante da situação terrível que o povo se encontrava: com as tropas do Faraó ao encalço e o mar no outro lado). E Hashem disse a ele, “Agora não é hora de rezar de modo prolongado, pois Israel está em perigo e ação imediata precisa ser tomada”. A expressão מה-תצעק אלי Ma titsak elai, “Porque você chora para Mim?” mostra que o pranto e oração de Moshé foram perfeitos, querendo dizer, trouxeram a própria essência do choro na oração. Vemos isso, pois a guemátria atbash aqui é 577, e este é o mesmo valor da palavra תזעק tisak, “chorar”. A “realidade dentro da realidade”, revela a essência mais pura deste avodat Hashem (“trabalho espiritual”). De fato, tão perfeito foi este choro de Moshé que vemos que a guemátria katán é igual a 35, revelando assim o Nome Divino Kah que é o grande Nome da Salvação, de mesma guemátria. Assim, Moshé chorou e clamou de modo a “ativar” a inefável benevolência Divina através do Nome Santo Kah. Contudo, o Rashi continua: “דבר אל-בני-ישראל ויסעו daber el-benei-Yisrael veyisau, ‘Fale para os povo de Israel, que eles marchem adiante’ – Não há nada para eles a fazerem, somente continuar a viagem. Porque o mar não é uma barreira para eles. O mérito de seus patriarcas – Avraham, Yitschak Ya’acov – e deles mesmos, e a fé que eles tiverem em Mim quando deixaram o Egito são o suficiente para que o mar seja partido por eles”. E investigando o passúk, vemos a força dos patriarcas no próprio DNA do verso, na realidade dentro da realidade da Torá Viva. A guemátria ordinal do verso é 182, a mesma de Ya’akov (yud-ayin-kuf-beit = 10 + 70 + 100 + 2 = 182). Mas, 182 também é igual a YKVK (guemátria 26) x 7. Agora, Yitschak (yud-tzadik-chet-kuf = 10 + 90 + 8 + 100 = 208), é o valor de Ya’akov (182) + YKVK (26, que veio de Ya’acov) = 208. E Avraham (alef-beit-reish-hei-mem = 1 + 2 + 200 + 5 + 40 = 248) é Ya’acov + o valor numérico do Nome Divino Adni, mais um do kolel. Ou seja, Ya’acov (182) + Adni (alef-dalet-nun-yud = 1 + 4 + 50 + 10 = 65) + 1 = 248 (Avraham). Falta apenas descobrirmos da onde vem o Nome Santo Adni (que significa S-nhor). Veja, o sofêi tavót deste verso é רלילו (reish-lámed-yud-lámed-vav). E a sua guemátria ordinal é 60, com mais 5 das letras deste sofêi tavót, temos então o valor numérico 65 = Adni. Ainda assim, Hashem determinou que ao invés deles pararem e esperarem seus méritos de protegê-los, que eles deveriam seguir em frente, fazendo o seu próprio esforço para superar esta situação tão difícil. E aí e somente então Hashem os abençoaria com os Seus feitos maravilhosos. Certamente uma lição muito importante para todos.

tzedakah

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