O FIM DO EXÍLIO

Certa noite meu grande iedíd/amigo HaRav/O Rabino Moshe T. veio me visitar como faz ocasionalmente. Nossa conversa foi excelente como sempre. No final, eu pedi para ele abrir uma página do Sêfer Yalkut Reuvêni tal como um gorál/loteria. E ele então abriu aonde abriu, na parashá Vayetsê (desta semana) e leu uma linda passagem: “Quando Ya’acov avinu viu que o sol tinha se posto ele recebeu ruach hakódesh/inspiração divina e viu o fim da galút/exílio e imediatamente fez tefilah [de ma’ariv/a reza da noite]” (Página 241, baseado no Bereshit 28:11). Eu então disse que foi diante do nês/milagre do sol ter desaparecido que Ya’acov imediatamente rezou, assim como está escrito na, Halevái Ve’Adam Yessader Tefilotáv Kól HaYóm Kúlo, “Que dirá o homem rezasse o dia todo” (Talmud, Berachot 21a). E o Rav Moshe seguiu dizendo que a tefilah/oração é lashón/uma expressão de conexão com Hashem, ele citou o nome Naftali (um dos filhos de Ya’acov). Depois que ele se foi, eu encontrei no Zohar que “A Shechina/Presença Divina também é chamada de Tefilah uma vez que todo o propósito da tefilah é se conectar a Hashem, como o nome Naftali” (Ra’ya Mehemna Zohar Chadash III 223:1; 253:1 no assunto de נפתולי אלקים נפתלתי, Naftúli Elokím Naftúli). De fato, esta expressão (Naftúli Elokím Naftúli) significa “Com uniões divinas eu me uni”, aludindo ao conceito de conexão e que o caminho do Divino é unido e trazido para baixo na materialidade do mundo. Afinal, cada conceito da Torá necessita ser trazido para o grau da ação, a palavra Torá sendo derivada de hora’ah, significando “instrução”. E o sofêi tevót desta expressão são as letras יםי (yud-mem sofít-yud), com guemátria absoluta (versão sofít) de 620. Enquanto os mandamentos bíblicos são 613, existem de fato 7 ordenamentos rabínicos, para um total de 620. Os cabalistas explicam que a palavra em Hebraico para coroa (כתר kéter) tem o valor numérico de 620, a soma dos mandamentos bíblicos e os rabínicos. Vemos que no “fim” (ou seja, a ideia de sofêi tevót sendo as “letras finais” da expressão em questão) das “uniões divinas que eu me uni” existem os mandamentos que são somente realizados no nível da realidade física, deste modo retificando-a e apressando assim a vinda do verdadeiro Mashiach que então terminará este processo santo. Uma noite elevada.

tzedakah

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