FOGO TRANSFORMADOR

E como está escrito: “Devekut com Hashem é um dos 613 mandamentos. A pessoa precisa se unir com Hashem continuamente, com grande desejo, e com fagulhas de amor incandescentes. Não existe atributo maior do que este, pois todas as coisas estão incluídas nele. A dificuldade em alcançar devekut é diretamente proporcional ao seu grau de importância. Todas as coisas seguem depois das ações das pessoas, de acordo com os esforços feitos nos seus pensamentos, fala e ações, e como diariamente a pessoa se expande e melhora. A pessoa que se santifica em baixo, é santificada em cima por Hashem, até quando venha o tempo em que ela recebe um espírito de cima que a purifica e santifica. É uma obrigação de acordo com a sua habilidade fazer todos os esforços para cumprir de modo apropriado esta mitsvá em todos os momentos” (Rabi Eliezer Papo, Peleh Yoets, Dalet, Devekut). Agora, está escrito: והאש על המזבח תוקד בו Ve-haesh al-hamizbeach tukad-bo,  “E o fogo que está sobre o altar se conservará aceso” (Vayicra 6:5). E se considerarmos este passúk/verso sem o vav (que é a conjunção “e”) e o hêi (que é o artigo “o”) iniciais, percebi então que a sua guemátria é 981, a mesma de ואתם הדבקים ביהוה אלהיכם חיים כלכם היום Ve’atem ha’devekim baHashem Elokeichem chayim kulchem hayom, “E vós, que vos ligastes a YKVK, estais todos vivos hoje” (Devarim 4:4, Vaet’chanan) – possivelmente o verso mais emblemático da mitsvá de devekut na Torá. (Assim como o Devarim 10:20 e 13:5). Enfim, o fogo no altar é a paixão por Hashem que precisa queimar constantemente no coração do homem. Nada é mais transformador do que o devekut.

tzedakah

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