5 pensamentos sobre “DEVARIM: “O HOMEM ANJO”

  1. Shalom Rabino Avraham,

    Continuo me esforçando em me purificar e me aproximar cada vez mais de D-us, cumprindo mais mitsvót e estudando Torá. E se não fosse pelos ensinamentos que o senhor transmite, mesmo eu captando muito pouco, a tarefa de auto retificação seria muito mais difícil, senão impossível. Como o senhor é um discípulo espiritual do mestre Arizal, devo também a ele muito das coisas boas que tenho experimentado, novos entendimentos e novas possibilidades de escapar do exílio interno que muitos vivem.

    Nunca imaginaria que na parashá de Devarim pudesse haver tantas alusões ao mestre maior da Cabalá, e assim como as pessoas enfraqueciam-se ao verem os Refaim, de acordo com Rashi, as pessoas enfraqueciam-se ao verem o Arizal. Pude perceber que todas as guematriót com a palavra Arizal, como ensinado pelo senhor, transmitem várias mensagens relativas a adoçamento da realidade, mitigar das severidades, e tudo isto através do alcançar do favor celestial e aumento da compreensão, assim como Avraham Avinu também fez na sua época com sua bondade infinita.

    Pessoalmente sinto como a frase trazida na aula pelo senhor do Talmud, que a maior das dores é a da falta de compreensão, pois como escrito no livro “Cuidado! Sua alma pode estar em perigo”, a verdadeira pobreza é a pobreza de daat, e ao começar a tatear um pouco o escuro existencial com seus mistérios, e o início da iluminação trazida por estes ensinamentos uma alegria imensa surge, pois entendendo ao menos alguma coisa as dificuldades tornam-se suportáveis e até mesmo positivas, no sentido de que podemos entender ou sentir que existe muito além do que aparentemente parece e que estamos indo na direção certa e sendo mais efetivo no eliminar das kelipot.

    O senhor hoje em dia dá continuidade ao trabalho de iluminação da realidade com estes ensinamentos tão raros, e adoçando a realidade de várias pessoas, tudo iniciando-se com Avraham Avinu, passando pelo mestre Arizal e hoje em dia com o senhor. Estes ensinamentos tão autênticos são de difícil compreensão para alguém acostumado com o pensamento cartesiano padrão como eu, e minha maior dificuldade, como o senhor já disse, é me livrar desta limitação.

    Que possamos todos vivenciar o fim deste exílio e presenciar a revelação de D-us na Terra como jamais antes, e nunca mais experimentar todas as coisas ruins que já aconteceram, principalmente nestas três semanas que estamos vivenciando. Agradeço ao senhor por toda ajuda, desejo saúde e felicidades.

    Shabat Shalom, Moshe

  2. Shalom Rabino Avraham e amigos, visitantes deste portal de sabedorias da Torá.

    Gostaria da permissão do senhor para expressar algumas linhas sobre o que entendo desta aula tão especial.

    Desde o início somos conscientizados sobre as capacidades espirituais de um homem intensamente inspirado por D-us, como o próprio nome diz: o Divino Rabino Yitzchak Luria (de santa e abençoada memória), ou em acrônimo, o Ari, único que recebeu o Alef no nome. Diz o Mestre que é uma abreviação para Eloki. Algo que não temos ideia do significado. Mas podemos ser tocados em algum grau pelas revelações contidas no decorrer desta aula. Entendo que se trata de um ser que vive em outro plano de realidade, assim influenciando e beneficiando a humanidade. E sua data de nascimento na terra, foi um marco de doçura para o mundo, enquanto que sua morte, é para a humanidade um período com necessidade de auto avaliação e busca por recursos espirituais para se recompor.

    Entendo as explicações do Mestre, como sendo um alerta para as nações entenderem que na geração deste Santo Rabino, o mundo recebia continuamente a benevolência Divina revelada, de maneira transbordante, sendo possível identificar pela formação de tantos sábios que o acompanhavam durante os dias que Hashem os concedeu e após sua morte, A sabedoria deste Rabino surpreendia e causava temor as pessoas que não andavam alinhados com os ensinamentos da Torá, entendo que este “gigante espiritual” permanece influenciando este mundo, sendo através dos ensinamentos deixados ou influenciando os descendentes dos sábios desta linhagem dos sacerdotes do Bnei Israel,a través de segredos (insigths) que o Mestre explica ser possível nestes tempos para os justos que Graças a D-us ainda vivem neste plano Divino, promovendo adoçamento das severidades no mundo.

    Muito obrigado por tudo rabino Avraham, por permitir a todos compreender um pouco mais do que é de fato ser um “homem anjo”

    Edson Bertoldo

  3. Shalom estimado Rabino Avraham e amigos do Beit Arizal,

    Peço a licença do Rabino Avraham e dos amigos para comentar brevemente sobre o presente shiur:

    Certamente o Arizal foi alguém que inspirava grande temor e espanto á D-us nas pessoas, e como explica o Rabino Avraham, os perversos morriam de medo de estar diante do Arizal, pois eles sabiam que seus pecados não podiam ser ocultados desse santo homem. Penso não só no grande privilégio, mas nos méritos grandiosos desses poucos e seletos alunos que aprendiam direto do Arizal. Quando entrei na comunidade Renong o Rabino Avraham me disse que “cada um tem o mestre que merece”, isso já me diz muito sobre a grandeza dos alunos do Arizal.

    Como traz o Rabino Avraham, o nome Arizal por si só já é uma grande bênção, o estudo das guematriót desse nome revela segredos preciosos. O nome do Arizal está ligado á conforto, pois o Rabino explica que o Arizal veio para confortar o mundo com entendimentos profundos de Torá, pois a dor e pobreza maior do mundo é a da falta de entendimento, por isso o mundo é repleto de dor, severidades e confusões devido à falta de Torá e entendimento retificado.
    Certamente as obras do Rabino Avraham contém muita inspiração do Arizal, pois entendo que são ensinamentos que nos confortam mostrando que apesar do trabalho espiritual ser árduo é possível retificar o caráter e alcançar o favor divino se D-us quiser. Agradeço ao Rabino Avraham por esse shiur tão especial, Shalom!

    Respeitosamente, Emerson

  4. Shalom Rabino Avraham
    Peço ao Senhor que me permita trazer estas pequenas reflexões sobre esta aula.
    Na minha ignorância não entendo porque, mas o fato é que D´us permite que algumas almas abençoadas estejam entre nós e nos tragam maior luz. A algumas outras, D´us permite que sejam tocadas por aquelas almas tão iluminadas. Porquê assim faz Hashem eu desconheço, mas uma coisa se afigura certa em meu íntimo: se Hashem permitiu que a luz destas almas chegue a você, é sua obrigação sorver toda a luz que for possível aproveitar.
    Sou imensamente grato ao Senhor, Rabino, porque sua luz nos é compartilhada.
    Shalom

  5. Shalom Rabino Avraham. Peço permissão para expressar um humilde comentário acerca dessa maravilhosa aula
    Me ocorre uma humilde compreensão que, Hashem em sua infinita bondade e misericórdia, permitiu que a alma do Arizal pudesse passar neste mundo para trazer ensinamentos e revelações que estendera-se desde sua época até os dias de hoje, quando temos também graças a D-us, a presença do Rabino Avraham, também discípulo do Reb. Arizal, que bondosamente nos transmite o ensino da Cabalá e da importância da retificação.
    Penso ainda, na responsabilidade em receber estes ensinamentos santos. Se estamos buscando uma transformação no sentido da retificação que envolve nossa expansão de consciência, emoções corrigidas e ações condizentes. Temos sim que, agradecer muito a Hashem, pois nada é por acaso, e se chegamos até aqui, cabe a nós mesmos fazer o melhor que pudermos, lutando contra nossa má inclinação com disciplina, humildade, obediência e irmos em frente, nos tornando sócios do Povo Santo e fazendo valer a imensa misericórdia e bondade de Hashem, em ter-nos presenteado nestes tempos difíceis com esta oportunidade única de sermos agentes do Bem e também em algum nível, contribuir para vinda do único e verdadeiro Mashiach, amém.
    Agradeço profundamente ao Rabino Avraham pelo árduo trabalho, paciência e bondade para conosco nesta caminhada. Desejo saúde e vida longa ao Rabino Avraham.
    Peço perdão por equívocos de escrita ou de entendimento neste humilde comentário.
    Tudo de bom.
    Respeitosamente,
    Robson Cleber Garcia da Silva

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s