3 pensamentos sobre “PINCHAS: “MEIO CÉREBRO”

  1. Shalom caro Rabino Avraham e amigos do Beit Arizal,

    Peço a licença do Rabino Avraham e dos amigos para um breve comentário sobre o presente shiur:

    Percebo aqui a importância de ser humilde e reconhecer que meu aspecto racional por si só não tem a capacidade de distinguir o bem do mal absoluto devido a queda de Adam no Gán Éden. Somente a Torá, se estudada com zelo ardente pela honra dos Céus pode certamente ser a bússola 100% segura que ajuda a pessoa a se ligar cada vez mais ao bem absoluto, sem racionalizações ou jeitinhos para justificar qualquer aspecto do mal.

    Assim entendo que o lado racional do homem sozinho faz com que ele se iluda e desdenhe as verdades espirituais que sublinham toda a realidade desse mundo físico, por isso o mundo é cheio de confusão, guerras e dor. Certamente como aprendo nas obras do Rabino Avraham, somente com a vinda do único e verdadeiro Mashiach o mundo voltará ao equilíbrio perfeito, que isso seja muito em breve. Agradeço pelas lições preciosas caro Mestre, tudo de bom!

    Respeitosamente, Emerson

  2. Shalom Mestre,

    Através deste estudo pude notar a importância da intuição. É necessário haver equilíbrio entre o lado intuitivo psíquico do nosso ser com o racional.
    É importante o ser humano não viver apenas pela racionalidade pois está limita a visão e pode causar severos erros de interpretação, inclusive de textos sagrados da Torá, causando imensos problemas a si e aos outros.
    ” A Torá foi dada para expandir a mente humana e resgatar o seu componente original que havia se perdido ” . A parte oculta da Torá exige muito além de estudo acadêmico, exige vivência e expansão da mente daqueles que a estudam e por isso esse tipo de estudo não pode ser feito como algo acadêmico e sem vivência de fato.
    “Somente a pessoa que se conecta verdadeiramente com Hashem e com seu aspecto de natureza chamado de Elokim e portanto Chateva, e portanto como a Torá viva pode realmente internalizar essa mensagem e pratica-la de modo real.”
    Fantástica a revelação trazida nessa frase, nos exorta ao cumprimento dos mandamentos mas também de haver uma conexão real, com intenção correta a Hashem. Saber usar o lado intuitivo para ouvir e tomar decisões corretas desde que a pessoa esteja alinhada com Hashem e sua Torá.

    Peço perdão pela minha limitação de compreensão deste tema tão profundo.

    Tudo de bom
    Thiago

  3. Shalom Rabino Avraham. Peço permissão para expor um humilde comentário sobre a presente aula.

    Em meu humilde entendimento, muitas são as posições do homem hoje em dia onde, até mesmo as legislações que regem as nações, são extremamente arrogantes e separadas da vontade de Hashem. Elas levam o homem a se nortear apenas pela racionalidade e principalmente pelos seus desejos egoístas justificados por essa “racionalidade” que sempre resultam em transgressões e abominações e, por conseqüência, gera decretos severos dos Céus para o mundo, que D-us não permita. Assim ocorreu neste espisódio do homem israelita influente que se uniu à uma mulher estrangeira, onde Pinchas transpassou os dois num ato regido pelo seu lado intuitivo e que livrou Israel de um caminho de perdição.

    A todos que estão trilhando o caminho de retificação, resta estudar a Torá, e rezar para que Hashem nos conceda sabedoria e força para mudar a nossa má inclinação, para que assim, através de Sua misericórdia, possamos ter a oportunidade de crescermos nossa consciência espiritual e até o nosso lado intuitivo para que possamos agir como Pinchas, em nossas batalhas diárias contra nossa má inclinação.

    Agradeço ao Rabino Avraham pela generosidade em nos transmitir verdades que nos libertam do cativeiro da racionalidade, do egoísmo e da rebeldia. Tudo de bom ao Sr. sempre.

    Peço desculpas ao Rabino Avraham por algum equívoco de escrita ou de interpretação.

    Tudo de bom.
    Respeitosamente,
    Robson Cleber Garcia da Silva

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s