3 pensamentos sobre “VAYAKHEL: “CORAÇÃO INSPIRADO”

  1. Essa parasha trata sobre abrir o coração, da necessidade de ter um coração inspirado para o trabalho espiritual.
    O assunto /Lev, coracao, é trazido cinco vezes nessa parasha
    Hashem nos traz a importância do coração.
    ( Todo homem cujo coração inspirou, todos os doadores de coração, toda mulher sabia de coração)

    O mestre nos fala sobre ficarmos ligados sonente a arvore da vida, nos travamos uma grande luta no nosso Mishcan interno. Hashem permitiu uma forca em contraposição a outra.
    Fe não é o que a pessoa fala mas sim aquilo que realizamos, o importante é ter acoes retas e para isso é preciso um coração puro, inspirado e a partir dai se cria uma conexão com Tevuna.

    O recipiente de todos os nossos desejos é o coração e ele precisa estar alinhado com as virtudes de Tora, que são bondade, retidao, humildade e foco em Hashem e isso implica em uma vida de orações e os atos bondosos devem ser o objetivo central da vida da pessoa, dessa forma aumentando a consciência sobre o Divino, promulgando a Kedusha no mundo.
    As acoes positivas sao manchadas pelo orgulho.
    Para lutarmos contra o serpente/mal devemos ter o coração inspirado, focado na generosidade gratuita, sabedoria, no julgamento positivo sobre as pessoas

    Para tudo isso devemos rebaixar o ego e os desejos do corpo que querem nos manchar, essa cura vem atraves do Tikkun Hamidot ( retificação de caráter) , fazendo com que o coraçãoaeja refinado e um recipiente apropriado para Hashem habitar, num coracao doce, humilde, reto, puro, ou seja santificação, esse é o unico caminho do coração doador inspirado.

    Mais uma grandiosa obra que veio para inspirar o meu coração para o caminho correto e que a Torá nos exorta.

    Tudo de bom.

    Thiago

  2. Shalom Rabi Avraham, permita-me fazer um breve comentário sobre a presente aula.
    Nesta aula compreendi que o ponto central, a construção do tabernáculo, onde cada israelita cujo coração o incitasse, pudesse levar sua oferenda para a construção da tenda da reunião, também representa o coração, o órgão principal para o sustento da vida biológica bem como a espiritual. Portanto um coração puro, limpo, deve ser fundamental para a presença Divina. Para esse coração estar nesse estado de recebimento, deve-se ter temor e amor a Hashem, buscar estudar Torá todos os dias, com uma vida de oração, recitar os salmos, fazer atos de bondade, praticar Tzedaka, honrar seu Mestre, enfim, estas atitudes poderão proporcionar um coração limpo e puro para receber a presença Divina. Poder estar apto para a Era Messiânica, que busca a reunir aqueles que estão distantes para a Terra Prometida, uma vida com a Presença de D-us, que assim seja.

    Destaco ainda que, além do aspecto da oferenda individual para a construção do tabernáculo, existe o aspecto da união, da reunião, para essa construção; ou seja, para construção de um coração como explicado anteriormente, o reunir-se é fundamental, pois o meu próximo, através de sua capacitação dada por Hashem, também ajudará no processo dessa construção ou reconstrução do tabernáculo, do coração limpo de cada um e de todos.

    Agradeço ao Rabi Avraham pela oportunidade do estudo e de comentar esta aula importante. Peço perdão por algum erro de entendimento ou expressão neste humilde ntcomeário.

    Shalom e tudo de bom.

    Respeitosamente,
    Robson Cleber Garcia da Silva

  3. Shalom caro Rabino Avraham e amigos estudantes do Beit Arizal,

    Peço a licença de todos para comentar este shiur inspirado com a ajuda dos Céus:

    Nosso caro Mestre, Rabino Avraham menciona 5 versos aonde aparece a palavra Lev(coração) na segunda leitura desta Parashá, e de fato como é trazido no shiur, o propósito do Tabernáculo era inspirar o coração. Busco entender que a retificação do coração, a saber, das suas emoções, é fundamental para a pessoa atingir mais maturidade espiritual. No iluminado livro “Cuidado Sua Alma Pode Estar Em Perigo” (Pág.43) o Rabino Avraham fala que o intelecto sozinho é “frio” e o emocional é “quente”, então quando o coração é preenchido com emoções retas a pessoa é fortemente motivada a agir, e aqui tudo o que importa são as ações, pois estamos no mundo das ações. Por isso entendo que a Torá precisa ser estudada com o coração, não apenas com a mente para que esse estudo não seja um mero exercício intelectual como se a Torá fosse uma disciplina mundana, que D-us não permita.

    Entendo que essa retificação emocional do coração precisa ser buscada com grandes esforços, afinal, como o Mestre ensina muito em suas obras, nosso mundo físico é repleto de ilusões, prazeres e preocupações materiais, desejos rebaixados do corpo, etc.; que podem facilmente enganar as pessoas, preenchendo seus corações não retificados com entendimentos completamente equivocados e perigosos, que só afastam elas ainda mais de D-us, daí o mundo ser tão cheio de severidades.

    Compreendo que a entrega total do coração é tudo o que importa no serviço á D-us, se a pessoa não se entrega assim ela sempre será presa fácil do mal, afinal é “o coração contrito” (Salmo 51) é que importa pra Hashém, por isso o coração precisa entender (tevuná) as verdades da Torá, saber sentir o que é o bem e o mal e poder discerni-los tal como a Torá ensina. Por fim lembro-me de um trecho da obra “Cabalá Twitter”, onde o Mestre fala que é bom chorar antes de rezar a Hashem, pois isso quebra as klipót, assim entendo que preciso buscar um arrependimento completo e inverter meus desejos para ter um novo coração, que D-us permita. Sou grato á D-us e ao Mestre Avraham por permitir bondosamente estudarmos estes assuntos tão sublimes, tudo de bom!

    Respeitosamente, Emerson

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