SUCÓT

Um shiur místico do Rabino Avraham sobre a festa de Sucót, baseado no seu livro: “A Bondade para Avraham”, pág. 500. O grande zelo e amor do Rabino Avraham pelos ba’alei teshuva – judeus fazendo seu retorno espiritual a uma vida digna de Torá e mitsvót – se revela mais ma vez nesta aula de luz intensa.

PALAVRAS CHAVES: O Nome Divino Shak-dai, a águia e seus filhotes, o limite da apreciação da realidade, o mundo que o homem construiu, Elokim tem o valor numérico de HaTevah (“A Natureza”), o resgate da espiritualidade, a “Cortina”, erros no julgar da realidade, tsimtsumim (“restrições e ocultações da luz”), a “sensação” de independência de Hashem, o sublinhar – as causas e essências – da realidade é Ele somente, a fagulha Divina que tudo sustenta, a deficiência na fé, o prazer espiritual, felicidade na Torá, matê ve’ló maté (tocar, mas não tocar), a oscilação da consciência, desejo de retorno à santidade, “erguendo” a cortina espiritual, a busca interior por ligação com Hashem, o vazio existencial do “consumismo”, os disfarces da sociedade sem Hashem, emulando Hashem através da “inversão do seu desejo”, o altruísmo, se submetendo a kedusha (“santidade”).

tzedakah

Um pensamento sobre “SUCÓT

  1. Shalom Rabino Avraham e amigos estudantes deste portal santo. Peço permissão para um humilde comentário acerca dessa aula tão fundamental para o caminho da retidão.

    Graças a D-us esta aula nos trás a oportunidade de fazermos uma auto avaliação sobre a nossa verdadeira condição espiritual. Diante de um mundo cheio de escuridão – ausência de percepção da Luz Divina – onde a grande maioria das pessoas sufocam suas almas com uma sociedade, cujo estilo de vida está cada vez mais focado no consumismo como forma de preenchimento de seu vazio interior, temos aqui neste espaço santo, a bênção de encontrar uma chance de trilhar um caminho reto em direção à nossa origem que é Hashem.

    O Rabino nos ensina por exemplo que, o distanciamento do homem do mundo que D-us cria – as montanhas, florestas, vales, etc, e em contrapartida, a aproximação com o mundo caótico transformado pelo homem com pobreza, sujeira, ostentações e toda forma de ilusão, trás uma grande cortina que “tapa” a Luz Divina e faz com que o ser humano seja cada vez mais ludibriado pelo sofisma de que ele é auto suficiente e de que não existe um Criador. Certamente esta escuridão é cada vez mais alimentada pela yetser hará, cuja função é manter a frieza espiritual em todo homem, mesmo naqueles que conseguiram algum lampejo de Luz, ao fazer com que se afastem de tudo que os liguem a Hashem .

    Tudo que ocorre para atrapalhar a dedicação de uma pessoa que deseja se retificar e se ligar a D-us através do estudo de Torá, da realização de atos de bondade – como Tzedaká, ou seja, o compromisso de fazer a Vontade Divina, e incentiva a realização da vontade do ego que emana principalmente dos desejos do corpo – consumismo, realização de desejos baixos, preguiça, autocomiseração, rebeldia, etc – é o que mais ocorre hoje em dia e torna cada vez mais difícil a percepção de Luz trazendo o consequente distanciamento do homem de sua felicidade verdadeira.

    Que possamos cada vez mais ser como cita o Rabino Avraham, mais altruístas consigo mesmos, no sentido de dar a oportunidade através de nos aproximarmos de D-us – através de nossos estudos de Torá, orações, recitação dos Salmos, atos de bondade, viver mais próximo à natureza, agir com caráter e retidão – podermos ter erguida esta cortina que nos impede de ver a verdade de fato, e assim podermos perceber que tudo que ocorre ao longo de nossas vidas, seja de qual forma for, ocorre para o Bem de tudo e de todos, pois tudo está sublinhado pelo Criador, Baruch Hashem.

    Agradeço ao Rabino Avraham por esta aula tão importante e pela oportunidade de registrar este breve comentário. Peço perdão por algum equívoco de escrita ou entendimento neste escrito.

    Shalom e tudo de bom.

    Respeitosamente,

    Robson Cleber

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