PAPÉIS TROCADOS

O Rabino Avraham elucida as ambiguidades do papel masculino e feminino criadas na sociedade secular e os seus resultados negativos, bem como os ideais de relacionamento dos patriarcas e matriarcas.

PALAVRAS CHAVES: a parashá Chaiyê Sarah, causas bíblicas do envelhecimento precoce, Sarah honrou Avraham, essências opostas: a relação entre o homem e a mulher, força ativa/masculina e receptiva/feminina, a paz é o ambiente ideal para ativação dos potenciais, o homem precisa trazer Torá para sua casa, disfunções do mundo secular: a perda dos papéis naturais, a mulher criando filhos receptivos à luz de Hashem, as corrupções das funções masculino-feminina levam às perversões sexuais, a problemática homossexual, a degeneração moral do mundo, leniências morais causadas pela falta de entendimento espiritual, o “despreparo” secular diante das questões espirituais/morais, a “modernidade” encobre as falhas de caráter, os profetas afirmaram estas degenerações como a “marca” antecedendo a era messiânica, a transfiguração da verdade, as misturas indevidas, a lei natural/espiritual de Hashem, a “fabricação” de ilusões, entendendo os princípios de cada coisa que existe, o grande trabalho de Avraham e Sarah, Yitschak: o primeiro judeu de nascimento, a relação equilibrada/arquétipa dos patriarcas e matriarcas, a importância do estudo de Torá em casal, o casal e os dois lados da mesma alma, os “frutos espirituais” da união do casal, se tornando um “sócio” de Hashem.

tzedakah

2 pensamentos sobre “PAPÉIS TROCADOS

  1. Shalom Rabino Avraham e Amigos, boa noite.

    Ainda na porção desta semana, parahá Chaiyê Sarah => https://beitarizal.org.br/2013/06/25/papeis-trocados/ , porém vista por um outro ângulo, ao citar o verso: “…Avraham estava velho…”.

    Segue o Mestre listando quatro motivos que causam uma pessoa de envelhecer prematuramente: medo, chateação de seus filhos, uma má esposa, e a guerra. E cita os exemplos vívidos da Torá: o Medo podendo ser aprendido do Rei Davi, chateação dos Filhos, através de Eli, a guerra por Yehoshua após lutar contra 31 reis, e uma má esposa, através de Shlomo, quando suas esposas o provocaram ele para que seguisse deuses dos outros. Mas em contraste explica o Mestre o bem feito pela Matriarca Sarah: “… a esposa de Avraham o honrou, e se referiu a ele como meu Mestre…”. E sobre Sarah está dito: “A mulher de valor é a coroa do seu marido”.

    Num pequeno reflexo de entendimento, compartilho que os motivos citados acima, possivelmente sejam estágios inevitáveis na vida de um homem para que assim possa revelar algo de bom em si. Como um esmagamento do fruto da oliveira, para que daí surja o mais puro azeite (exemplificação do Mestre em Zivuguim). Pois entendo que é necessário um esmagar/quebrar do ego, e que as circunstâncias serão impostas por Hashem, sempre para o bem. Lembro de quando esta aula foi publicada no Beit Ari”zal (25 de junho de 2013) e que ao ouvir (juntamente com a esposa) criticava e fazia reclamações enquanto cada motivo de envelhecimento precoce era citado, pois estava em algum grau vivenciando tudo isso:

    Medo: de se aventurar e modificar minha conduta diante dos novos desafios (estava passando por um processo decisivo na empresa onde trabalhava, indeciso e temeroso em relação ao que deveria ser feito).

    Chateação com os filhos: há dias, ou melhor, meses com momentos de extremo nervosismo e cansaço com as crianças que não sei o porque andavam estressadas quebrando as coisas que em casa, brigando uns com os outros, em fim, a casa vivia uma bagunça.

    Má esposa: que vivia a reclamar de tudo, o tempo todo me dizendo que devia fazer isso e aquilo ou aquilo e isso, e como eu ainda indeciso no meio de tanta confusão não correspondia, também teve conseqüências físicas, ficou fraca e doente, sofremos juntos, mesmo brigando.

    Por ter travado Guerra contra toda esta situação, que por fim me deixou esgotado, magro e com minhas primeiras rugas e cabelos brancos (inclusive um na barba). Ao todo foram aproximadamente um ano e meio, e ainda formos abençoados com uma bebê que se contar, os amigos só acreditarão vendo, mas ela nasceu com dois fios de cabelo branco. Graças a D-us é uma bebê muito calma e carinhosa.

    Hoje percebo que somente após tudo isto, pude ter uma visão minimamente mais apurada sobre a benção que Hashem deseja conceber a todos nós. Particularmente falando, o medo se foi, as crianças estão melhor, a esposa é minha assistente em tudo que faço, e retribuo cuidando dela, ajudando em casa e trazendo o estudo de Torá que o Rabino nos oferece. Graças a D-us tentamos sustentar um ao outro. Há períodos oscilantes, mas entendo que os testes e mais testes, assim como os quatro fatores de envelhecimento, sempre existirão, mas podem ser amenizados e retificados se nos firmarmos neste caminho Santo que o Mestre disponibiliza a todos nós.

    Mais adiante o Mestre segue com nível mais íntimo sobre o assunto. Orienta a respeito do papel de cada metade constituinte de um lar, lembrando que a inversão deles é que corrompe o estado de equilíbrio e fruição do fluxo vital (D-us não permita).

    Percebo que no mundo atual essa inversão é tratada tão superficialmente, que 99% do mundo se quer imagina que ela tem início dentro mesmo de um lar, num relacionamento aparentemente “normal” entre homem e mulher, quando ambos se engajam em suas relações esquecendo completamente de D-us, sem pensar que elas foram feitas para o fertilizar do campo mental de cada uma das partes. E apenas um manter-se aqui diante de tais revelações e ensinamentos, não é o suficiente, pois quando o outro (que completa a relação marital) não atua de forma a selar com este único compromisso, a imagem que se cria nesta união é como diz o Mestre, um mero “flerte”, ou “hobby”. Pois com os ideais sendo diferentes, o ato conjugal também será diferente. Cada qual com a sua mente em estados diferentes, como pode existir uma união assim? Até existe, mas como vemos, é apenas físico, e as vezes acaba se agravando tanto, sendo tão físico que inclusive as cercas morais são ultrapassadas, homem com homem, mulher com mulher, como animais, ou com animais mesmo (D-us nos livre) . E isso impossibilita o desenvolver dos que aqui estão. Como cita o Mestre, ambas as partes são fundamentais para que o desenvolvimento aconteça. Um ativa/direciona, e o outro recebe/desenvolve. E assim um único desejo e ser é revelado: Hashem.

    Creio que é preciso sempre rever o que ensina o Mestre no shiur: “Infrutífero! Infrutífero!” (https://beitarizal.org.br/2014/04/11/acharei-mot-infrutifero-infrutifero/). Pois se ambos estiverem com este pensamento idealizado (o ato conjugal foi desejado por Hashem para que ele se manifeste em nossos corpos, semeando nossas mentes, para que o Mashiach interior de cada um de nós seja revelado, nos transformando em novo ser, e também trazer filhos a este grau de realidade), então não tenho dúvidas que assim será, pois é o que o Mestre constantemente revela em todas as aulas. Este toque íntimo e particular, impresso tão delicadamente e sutilmente, que chama atenção de milhares. Mesmo sem entenderem, atrai a todos. Em fim, algo realmente extraordinário, inédito, estimulante e inegável. Acima de tudo explica o Mestre que Avraham ao se completar com Sara da maneira correta explicado nesta aula, eles então puderam inclusive gerar e trazer ao mundo o primeiro judeu de nascença, e também dar frutos, “criar almas”, no mundo espiritual, convertidos.

    Compartilho ainda que assim vivencio, mesmo no grau mínimo de entendimento que me foi permitido. Mas com transformações muito especiais, algumas das quais venho colhendo frutos doces, que inclusive tem me permitido melhor contribuir com os propósitos da comunidade, e como o Mestre diz, recompensas de uma mitzvá que possibilita outra mitzvá, e que todos tenhamos força e coragem de assim prosseguir com Mashiach se revelando, que assim seja em nossos dias, se D-us quiser.Amém.

    Edson.

  2. Shalom Rabino Avraham,

    Esta aula é tão fundamental e tão atual, e tem uma importância universal, pois todo ser humano deve encontrar seu par e realizar a sua missão, mas este conceito de casal vem sendo atacado como nunca antes. Como ensinado na aula a diferença fundamental entre homens e mulheres reside no fato do homem ser um doador e ter um papel ativo enquanto as mulheres têm a habilidade intrínseca da recepção e gestação dos frutos. Como a sociedade depende de famílias saudáveis para ser saudável, já que a família é a unidade mais básica de uma sociedade, dá para entender o porquê de tantos grupos antagônicos às leis da Torá tentarem a todo custo remodelar estas funções.

    Num nível mais pessoal, hoje compreendo melhor a importância vital de encontrar a outra metade da alma para ser um ser humano e judeu completo, que se dedica a aproximar-se de D-us e revelá-Lo neste mundo. Sozinho não é possível realizar esta missão já que é necessária a colaboração dos potenciais complementares. Hoje em dia as pessoas falam com orgulho sobre nunca se casar, que o casamento é um conceito falido, ou defendem casamentos entre pessoas do mesmo sexo, mas no fundo é fácil perceber que o que eles querem é somente satisfazer o desejo de serem seus próprios deuses.

    Entendi que Avraham e Sarah representam o casal arquétipo no judaísmo, pois viveram em perfeita harmonia e trouxeram frutos, além de físicos, frutos espirituais, e viveram para isto. E como uma má esposa, um mau marido ou um relacionamento destrutivo trazem o envelhecimento precoce, um casal sólido e santificado como a Torá preconiza, tem o poder de rejuvenescer o mundo, trazendo novos insights as pessoas que precisam, e trazendo uma chuva de bençãos, as quais irrigarão as mentes e corações e emularão a misericórdia divina para todos.

    Desejo saúde e felicidades ao senhor e à família.

    Shabat Shalom, Moshe

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s