LAG BA’ÔMER

Uma aula sobre Lag Ba’Ômner: a festa da Cabalá. E o Rabino Avraham Chachamovits explica esta festa como nunca foi explicada, em sua origem histórica e espiritual. Várias revelações excepcionais sobre a origem do Zohar aguardam nesta aula todo aluno verdadeiro de Torá.

PALAVRAS CHAVES: Lag Ba’Ômer, 33 dia da contagem do Ômer, Rabi Shimon bar Yochai, os alunos do Rabi Akiva, luto, a transmissão da Cabalá para o Rashbi, o contato espiritual entre o profeta Eliyáhu e o Rashbi, Rabi Akiva passou segredos para o Rashbi em Lag Ba’ômer, o salvamento da Cabalá, o Zohar é o produto do aprendizado do Rashbi e seu filho com o profeta, o decreto celestial sobre o Zohar, o surgimento do Zohar em 1290, o editor do Zohar: Rabi Moshe de Leon, os manuscritos do Zohar, os perigosos acadêmicos do Zohar, as adições ao Zohar através do Ruach HaKódesh, as partes originais do Zohar via o Rashbi, a história da revelação do Zohar, os “Cavaleiros Templarios”, a grande Providência Divina na revelação do Zohar, as luzes sefiróticas em Pêssach, tikún: a reconstrução das luzes sefiróticas, Lag Ba’Ômer e a sefirá de Hód, porque o segredo foi entregue exatamente neste dia?, as “pernas”: as sefirót de Nêtsach e Hod, Tiféret é a Torá, Nêtsach e a conquista sobre o Mal, Hód: a glória iluminadora de D-us no mundo ou o brilho no mundo pelo recebimento da luz Divina, Lag Ba’Ômer: o melhor dia de acordo com o alinhamento sefirótico para receber os segredos da Torá, recebendo a Torá e as mitsvót difunde a glória de D-us no mundo, a revelação da glória de D-us na Era do Mashiach.

tzedakah

Um pensamento sobre “LAG BA’ÔMER

  1. Shalom Rabino Avraham,

    Gostaria de desejar ao senhor um feliz Lag Ba’Omer, com muita alegria e felicidades, acredito ser uma data particularmente especial para o senhor.

    A aula sobre essa data tão peculiar dada pelo senhor fornece insights únicos que dão uma verdadeira aquecida no coração, assim como as fogueiras acesas esquentam o corpo nesta celebração.

    Para mim tem um valor especial o assunto, pois mesmo sendo leigo, não conseguiria imaginar a Torá sem o rio da Cabalá e todos os seus afluentes, do qual me beneficio através das aulas que o senhor disponibiliza , sem as quais a Torá perde muito do seu brilho e essência e não conseguiriam me resgatar da escuridão da sitrá achra.

    D-us faz cumprir Seus desejos por meios que não podemos entender, e o sagrado livro do Zohar teve que percorrer uma jornada de centenas de anos até ser redescoberto e divulgado através do rabino Moshe de Leon e decifrado mais tarde pelo cabalista Arizal, sem o qual não poderíamos entendê-lo.

    Como o senhor explica e muito ilumina o assunto, o 33° dia refere-se literalmente à elevação da alma do Rashbi, mas num sentido mais profundo essa elevação não é apenas o falecimento mas sim o recebimento dos ensinamentos de Rabi Akiva.
    Nesse dia o aspecto emocional a ser retificado é o de Hod shebê Hod, esplendor no esplendor, o máximo de recepção e o consequente brilho gerado. Eu creio ser esse o poder da Cabalá, gerar luz e brilho , retificando o mundo e diminuindo a escuridão. Não por acaso o próprio Zohar afirma que pelo mérito de seu estudo virá a redenção. Porém esse estudo deve ser recebido, o esforço em viver uma vida nos caminhos das halachót junto com o estudo é que traz a iluminação, não dependendo exclusivamente do intelecto.

    Em outras aulas o senhor explica que a redenção do povo judeu e do mundo depende da redenção pessoal de cada um, e a Cabalá fornece a Luz necessária para essa redenção, e graças ao Beit Arizal venho adquirindo um pouco dessa energia para ir trilhando um caminho retificado.

    Desejo saúde e felicidades ao senhor e família.

    Shabat Shalom, Moshe

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s