PALAVRAS CHAVES: O estudo da Torá, Yossêf haTsadik (“o Justo”), yasharút (“retidão”), influências seculares, hipocrisia religiosa – aparência de fé, indiferença espiritual, parceria dos Bnei Nôach com o Bnei Israel, retificação do caráter, Chesbón Néfesh (“contabilidade espiritual”), estudo cashér da Torá mística, mudança dos caminhos e atitudes da pessoa, tikún ha-midót (“retificaão do caráter”), o único valor do estudo é a ação, Cabalá significa receber, entendimento da Cabalá não é algo racional somente, sem transformação real dos comportamentos e estilo de vida não existe entendimento algum da Cabalá, a intimidade dos pensamentos de Hashem, inspiração pelo espírito Divino, novas percepções, a glória de D-us preenche todo o mundo, Hashem está em tudo porque Ele é tudo, a vida seca e dura sem D-us, Torát Chayim (“Torá Viva”), Torá é um portal vivo e multi-dimensional, contato com Hashem, permitindo ser influenciado pela Torá, Mashiach virá através do estudo da Cabalá, o caminho de Hashem
Shalom rabino Avraham,
Gostaria de expor em alguma linhas entendimento que tenho ao estudar esta aula da parashá Vayeshev.
Compreendo que tudo está profundamente ligado com a retificação da pessoa e conseqüentemente do mundo também, e isto depende não do desejo apenas, mas sim do trabalho constante e consistente de retificação através do cumprimento das Mitsvot, do estudo de Torá e da Cabalá em algum grau para os Noético, de ligação a um mestre verdadeiro, e assim, com humildade permitir-se ser moldado, para que a mente da pessoa seja renovada e resguardada dos ataques que são constantes no meio hostil em que vivemos. Somente assim, poderemos se D-us quiser, trilhar os caminhos da retidão e verdadeiramente receber as bênçãos que estão disponíveis para nós, se D-us quiser.
Obrigado.
Edson Bertoldo
Shalom Rabino Avraham e amigos que acessam este portal de estudos da Torá. Peço permissão para fazer um humilde comentário sobre esta aula tão importante.
Nesta aula o Rabi Avraham cita a passagem dramática, onde o justo Yossêf é atirado pelos seus irmãos num poço, onde não havia nada a não ser cobras e escorpiões. O Mestre cita ainda um ensino do sábio Rashi, de abençoada memória, que faz uma analogia entre este poço com escorpiões e cobras e a mente de uma pessoa que não tem Torá, e que vazia, fica repleta de pensamentos seculares, ligados às ilusões que vivemos no mundo, preocupações, futilidades, etc.
O Mestre então, ensina que, somente o estudo da Torá pode mudar este estado deplorável da mente da maioria das pessoas. Porém este estudo não pode ser no nível apenas racional e intelectual. Isso não é suficiente para que o aluno possa receber realmente o aprendizado. Ele deve sim, ter humildade, crer com uma fé pura e simples em Hashem, na Verdade Absoluta que a Torá É; nos sábios que trouxeram esses ensinamentos e em seu Mestre.
Se a pessoa não deixar a arrogância, possibilitando a retificação de caráter, onde seu comportamento será o instrumento de aferição se de fato ele recebeu ou não o aprendizado da Torá, certamente não terá aumento de consciência espiritual, não terá percepção correta da realidade, será um cego espiritualmente falando; continuará dentro de um poço; com uma mente cheia de pensamentos seculares, sem esperança e sem sentido de vida. Uma mente existencialista e perdida em suas próprias conclusões equivocadas ou as conclusões de outros que sejam igualmente cegos. Lamentável é portanto, como o Mestre cita, quando uma pessoa tem o privilégio de ter acesso a verdades tão importantes, mas não as recebe com humildade e não permite ser influenciado para mudar, para de fato crescer espiritualmente.
A maior lição que, em minha pequenez consegui obter nesta aula, é justamente compreender que, o estudo da Torá e da Cabala, é para que haja real possibilidade de mudança de caráter que ajude as pessoas a se retificarem e retificar o mundo. Cumprindo assim, cada um com suas ações retas para que a Terra esteja repleta da Torá, e sendo assim, se apresse a vinda do único e verdadeiro Maschia, e que seja isso muito em breve, ainda em nossos dias, Amém.
Agradeço ao Rabi Avraham e aos amigos, a oportunidade de expressar este pequeno comentário e peço perdão por algum equívoco de compreensão ou escrita que possa ter cometido.
Shalom. E tudo de bom.
Robson Cleber Garcia da Silva
Shalom caro Rabino Avraham e amigos estudantes deste site iluminado:
Peço a licença de todos para comentar o shiur:
Neste shiur vejo que o verdadeiro estudo de Torá jamais é um exercício limitado as capacidades intelectuais e racionais do indivíduo, a pessoa só pode receber entendimento espiritual correto se ela vive uma vida de retidão e desta forma ao crescer nesse caminho ela vai se livrando das cobras e escorpiões que antes abundavam em sua consciência sem Torá e assim a pessoa consegue cada vez mais enxergar o Divino em toda a realidade deste mundo, que D-us permita, pois entendo que isso fortifica a mente e as emoções da pessoa que passa a fazer o bem e repudiar o mal com mais entusiasmo.
O Rabino Avraham ensina portanto que o verdadeiro estudo de Torá implica em mudanças comportamentais, se isso não ocorre entendo que estou me iludindo, achando que estou recebendo algo quando na realidade não estou, que D-us não permita. Assim entendo através dessas lições que preciso abandonar qualquer vestígio de hipocrisia e vaidade, não ser pedante e entender meu real nível espiritual através do estudo de Torá, e partir daí buscar me erguer gradativamente a níveis maiores, que D-us permita. Muito obrigado Mestre por essas lições tão preciosas, tudo de bom!
Respeitosamente,
Emerson
Shalom Rabino Avraham e amigos que frequentam este portal Santo. Permita-me um breve comentário acerca dessa aula importantíssima.
Nesta aula o Rabino Expõe também a importância da internalização do estudo de Torá em nossas emoções para que as ações de retidão se consolidem em nossa existência, nos conectando a Hashem. O estudo de Torá kasher constante, consistente, faz nos ligar com Hashem e afasta de nossas mentes todos pensamentos negativos de uma mente vazia e sentimentos contrários à santidade.
Nesse contexto, é muito importante que a pessoa que estuda Torá realmente se ligue através da prática das Mitsvot, da orações, dos atos de bondade, para que sua conciência espiritual continuamente cresça e assim todos colaboremos para a retificação pessoal, coletiva e do mundo como um todo.
Mas não basta ter vontade de estudar Torá, ou pensar em estudar Torá. Isso por si só não muda o que deve ser retificado em cada pessoa e no aperfeiçoamento de seu caráter. Também não resolve estudar academicamente e falar sobre a Torá mas não a receber em seu interior, no seu coração. O recebimento verdadeiro só ocorre quando a Luz de D-us entra em seu coração e a pessoa muda o que deve ser mudado em seu caráter e ações segundo a revelação da Luz D-us que é a Torá sod, a Cabalá. Aí sim se vive a vida santificada com mudança comportamental diante dessa Realidade com espanto e amor a Hashem.
Essa prática constante de estudo de Torá Kasher amplia nossa consciência espiritual que passa a nos dar a condição de perceber D-us em tudo que ocorre em nossas vidas e tudo que ocorre no mundo. Isso torna nossa compreensão da realidade totalmente diferente do modo como o secularismo do mundo interpreta. Passamos a compreender que tudo que observamos em nossas vidas com incompreensão é D-us conduzindo tudo como deve ser e que tudo que ocorre é para o Bem.
Agradeço ao Rabino Avraham por este estudo santo e Kasher da Torá que mudou profundamente minha vida e ainda muda a vida de tantas pessoas que querem realmente se ligar a D-us, se aperfeiçoar como ser humano e se tornar um agente do Bem.
Tudo de bom sempre.
Respeitosamente,
Robson Cleber Garcia da Silva
Shalom Rabino Avraham e amigos. Me permita expor um pequeno comentário sobre esta importante aula para nosso crescimento espiritual.
Graças a D-us temos nos ensinamentos do Mestre, um direcionamento para nosso aperfeiçoamento e modificação de caráter através do estudo de Torá aqui oferecido e sua prática.
O que mais tenho percebido nestes últimos anos de estudos é a alteração da minha perspectiva da realidade que antes era sempre direcionada para um benefício próprio, egoísta e desprovido do ponto de vista coletivo que os caminhos de D-us nos traz. Como é importante este novo tipo de percepção da realidade e dos sinais que Hashem nos dá de que Ele está conosco nos testes. Somente a prática e o estudo de Torá e das nossas Mitzvot nos proporciona isso. Com a consistência e a persistência em agir em retidão e aperfeiçoar nosso caráter, passamos a compreender os pensamentos que a mente nos imerge em situações de fundo do poço com escorpiões e cobras que tentam nos entorpecer da percepção da verdade. Certamente a consciência espiritual é o que nos livra desses pensamentos que criam mundos tenebrosos. Mas, esta Luz ilumina nosso entendimento e produz Emuná – confiança em Hashem – nos confirmando através do tempo que Hashem esteve sempre conosco em todos os momentos difíceis que passamos em nossas vidas.
Muito obrigado Rabino Avraham pela oportunidade de aprender a Torá e modificar nosso modo de vida para melhor.
Tudo de bom.
Respeitosamente,
Robson Cleber Garcia da Silva
Em profundo respeito ao Rav Avraham, e com humildade peço autorização para um breve comentário:
O mundo em que vivemos clama pelo nosso rebaixamento e aprofundamento em imoralidades e perversões das mais variadas ordens (que D-us não permita).
O único antídoto possível que nos blinda da filosofia new age e sincretismos tão aplaudidos mundo a fora é a prática da Torá e Mitsvót (boas ações de acordo com o que D-us determinou).
Inclusive, estes profundos e santos ensinamentos que o Rav Avraham nos transmite vêm em boa hora, visto que ao encerrarmos o ano laico somos literalmente cercado por festas idólatras de todo tipo (Que D-us não permita).
Conforme dito em aula o “falar” tem menos potencial de modificar uma pessoa do que o “fazer”. E até por isso que seguimos o preceito do “faremos e ouviremos”.
Cumprir com as determinações de D-us, sem antes entendê-las, demonstra profunda fé e temor aos céus e a prática reiterada das Mitsvót fazem com que o ser humano modifique seu comportamento, outrora egocêntrico e autoidentificado.
O ser humano tem uma tendência forte a manter-se inerte e mais do que isso, agir da forma mais cômoda e não esforçada possível.
A dificuldade com o retorno às Leis de D-us pressupõe uma profunda mudança de estilo de vida e retificação de traços negativos de caráter, e que só são possíveis com extrema dedicação ao estudo da Tora e com a prática das Mitsvót.
Desejo que por meio dessa aula tão especial possamos nos blindar da influência nefasta New Age e que haja ascensão espiritual verdadeira com bastante ação e pro atividade para aqueles que decidirem romper com o véu do materialismo e arrogância.
Desejo Chag Samêach, saúde e alegrias ao Rav Avraham e família.
Com Brachá;
Baruch Socolik.