VAYESHEV

PALAVRAS CHAVES: O estudo da Torá, Yossêf haTsadik (“o Justo”), yasharút (“retidão”), influências seculares, hipocrisia religiosa – aparência de fé, indiferença espiritual, parceria dos Bnei Nôach com o Bnei Israel, retificação do caráter, Chesbón Néfesh (“contabilidade espiritual”), estudo cashér da Torá mística, mudança dos caminhos e atitudes da pessoa, tikún ha-midót (“retificaão do caráter”), o único valor do estudo é a ação, Cabalá significa receber, entendimento da Cabalá não é algo racional somente, sem transformação real dos comportamentos e estilo de vida não existe entendimento algum da Cabalá, a intimidade dos pensamentos de Hashem, inspiração pelo espírito Divino, novas percepções, a glória de D-us preenche todo o mundo, Hashem está em tudo porque Ele é tudo, a vida seca e dura sem D-us, Torát Chayim (“Torá Viva”), Torá é um portal vivo e multi-dimensional, contato com Hashem, permitindo ser influenciado pela Torá, Mashiach virá através do estudo da Cabalá, o caminho de Hashem

tzedakah

3 pensamentos sobre “VAYESHEV

  1. Shalom rabino Avraham,

    Gostaria de expor em alguma linhas entendimento que tenho ao estudar esta aula da parashá Vayeshev.

    Compreendo que tudo está profundamente ligado com a retificação da pessoa e conseqüentemente do mundo também, e isto depende não do desejo apenas, mas sim do trabalho constante e consistente de retificação através do cumprimento das Mitsvot, do estudo de Torá e da Cabalá em algum grau para os Noético, de ligação a um mestre verdadeiro, e assim, com humildade permitir-se ser moldado, para que a mente da pessoa seja renovada e resguardada dos ataques que são constantes no meio hostil em que vivemos. Somente assim, poderemos se D-us quiser, trilhar os caminhos da retidão e verdadeiramente receber as bênçãos que estão disponíveis para nós, se D-us quiser.

    Obrigado.
    Edson Bertoldo

  2. Shalom Rabino Avraham e amigos que acessam este portal de estudos da Torá. Peço permissão para fazer um humilde comentário sobre esta aula tão importante.
    Nesta aula o Rabi Avraham cita a passagem dramática, onde o justo Yossêf é atirado pelos seus irmãos num poço, onde não havia nada a não ser cobras e escorpiões. O Mestre cita ainda um ensino do sábio Rashi, de abençoada memória, que faz uma analogia entre este poço com escorpiões e cobras e a mente de uma pessoa que não tem Torá, e que vazia, fica repleta de pensamentos seculares, ligados às ilusões que vivemos no mundo, preocupações, futilidades, etc.
    O Mestre então, ensina que, somente o estudo da Torá pode mudar este estado deplorável da mente da maioria das pessoas. Porém este estudo não pode ser no nível apenas racional e intelectual. Isso não é suficiente para que o aluno possa receber realmente o aprendizado. Ele deve sim, ter humildade, crer com uma fé pura e simples em Hashem, na Verdade Absoluta que a Torá É; nos sábios que trouxeram esses ensinamentos e em seu Mestre.
    Se a pessoa não deixar a arrogância, possibilitando a retificação de caráter, onde seu comportamento será o instrumento de aferição se de fato ele recebeu ou não o aprendizado da Torá, certamente não terá aumento de consciência espiritual, não terá percepção correta da realidade, será um cego espiritualmente falando; continuará dentro de um poço; com uma mente cheia de pensamentos seculares, sem esperança e sem sentido de vida. Uma mente existencialista e perdida em suas próprias conclusões equivocadas ou as conclusões de outros que sejam igualmente cegos. Lamentável é portanto, como o Mestre cita, quando uma pessoa tem o privilégio de ter acesso a verdades tão importantes, mas não as recebe com humildade e não permite ser influenciado para mudar, para de fato crescer espiritualmente.
    A maior lição que, em minha pequenez consegui obter nesta aula, é justamente compreender que, o estudo da Torá e da Cabala, é para que haja real possibilidade de mudança de caráter que ajude as pessoas a se retificarem e retificar o mundo. Cumprindo assim, cada um com suas ações retas para que a Terra esteja repleta da Torá, e sendo assim, se apresse a vinda do único e verdadeiro Maschia, e que seja isso muito em breve, ainda em nossos dias, Amém.
    Agradeço ao Rabi Avraham e aos amigos, a oportunidade de expressar este pequeno comentário e peço perdão por algum equívoco de compreensão ou escrita que possa ter cometido.
    Shalom. E tudo de bom.
    Robson Cleber Garcia da Silva

  3. Shalom caro Rabino Avraham e amigos estudantes deste site iluminado:

    Peço a licença de todos para comentar o shiur:

    Neste shiur vejo que o verdadeiro estudo de Torá jamais é um exercício limitado as capacidades intelectuais e racionais do indivíduo, a pessoa só pode receber entendimento espiritual correto se ela vive uma vida de retidão e desta forma ao crescer nesse caminho ela vai se livrando das cobras e escorpiões que antes abundavam em sua consciência sem Torá e assim a pessoa consegue cada vez mais enxergar o Divino em toda a realidade deste mundo, que D-us permita, pois entendo que isso fortifica a mente e as emoções da pessoa que passa a fazer o bem e repudiar o mal com mais entusiasmo.

    O Rabino Avraham ensina portanto que o verdadeiro estudo de Torá implica em mudanças comportamentais, se isso não ocorre entendo que estou me iludindo, achando que estou recebendo algo quando na realidade não estou, que D-us não permita. Assim entendo através dessas lições que preciso abandonar qualquer vestígio de hipocrisia e vaidade, não ser pedante e entender meu real nível espiritual através do estudo de Torá, e partir daí buscar me erguer gradativamente a níveis maiores, que D-us permita. Muito obrigado Mestre por essas lições tão preciosas, tudo de bom!

    Respeitosamente,
    Emerson

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s