NO FIO DA NAVALHA

Nestas duas aulas dedicadas aos Bnei Nôach, o Rabino Avraham Chachamovits traz, em um fluxo de pensamento, várias questões vitais para a “sintonia fina” da consciência Noética, com ênfase no estudo diário das partes apropriadas da Torá para este grupo especial no mundo. Os assuntos abordam temas que buscam elevar a consciência do Bnei Nôach sobre sua vivência em um mundo secular e muitas vezes hostil a D-us. Estas considerações podem muito contribuir tanto para a melhor compreensão do caminho Noético bem como para evitar as armadilhas ocultas do entorno que os Noéticos vivem. Aulas importantes para o desenvolvimento espiritual Noético e assim, para ajudando apressar a vinda do único e verdadeiro Mashiach, em breve, amém.

tzedakah

4 pensamentos sobre “NO FIO DA NAVALHA

  1. Shalom!
    Boa Noite Mestre

    Vivemos em um ambiente tão hostil as Leis de D-us que eu não consigo ficar um dia sem ouvir as aulas do Mestre, que me trazem muitos ensinamentos para poder suportar tantas afrontas.

    E hoje não foi diferente ao ouvir mais uma maravilhosa aula do Mestre ” No fio da Navalha”, me senti tocada com todos esses ensinamentos profundos que relatam exatamente o mundo ao nosso redor.

    ” Não adianta ter uma aparência Santificada se a sua consciência é tão caída”.

    Essa frase do Mestre me fez lembrar de como éramos antes de conhecermos as 7 Leis, do mundo ” espiritual” hipócrita em que vivíamos, onde trajavamos uma aparência” santificada” quando na verdade nossas práticas eram equivalentes as de todos os outros.

    E hoje percebo humildemente a maneira que essas pessoas vivem, suas ações não condizem com suas aparências, não existe verdade em suas vidas. É um mundo cujo objetivo maior é o material, a busca por coisas, prazeres, momentos superficiais, me sinto perdida no meio deles, sem assunto, sem interesse, a grande maioria das vezes quando sou obrigada a participar de certas reuniões familiares me pego com o pensamento longe e um desejo ardente de não estar ali.

    ” Os comportamentos degenerados são produtos de caráter degenerados”.

    Viver uma vida Noética tem sido um aprendizado constante, que exige de mim muito esforço para romper com tudo aquilo que me afasta das Leis de D-us, é andar nesse caminho Santo atenta a tudo o que me cerca, e me policiar para agir com retidão e dignidade tanto na fala como nas ações. E como o Mestre diz ” É um trabalho para uma vida toda”.

    E por esse motivo, por viver cercada de coisas negativas é contrárias as Leis de D-us, é que procuro guardar na mente todos os ensinamentos e aconselhamentos do Mestre para poder me munir do que é Verdadeiro e Puro.
    Para aliviar um pouco essa pressão que é viver rodeada daquilo que é totalmente adverso, superficial e falso.

    Passo meus dias me condicionando a obter comportamentos positivos, o que confesso Mestre ser algo extremamente difícil já que vivemos em um mundo tão contaminado e nefasto, mas agradeço a Hashem que dia pós dia encontro forças quando percebo as Grandezas de D-us ao abrir as janelas todas as manhãs e ser contemplada com um lindo amanhecer, quando vejo minha filha crescendo e o nosso bebê ganhando forma em meu ventre.

    Tudo isso desperta ainda mais em mim um desejo ardente de aprender, de estar envolvida somente com os assuntos que diz respeito a esse processo de crescimento que é Conhecer a D-us e fazer o que agrada a Hashem dentro da minha categoria como Noética.
    Estar no caminho da Torá e obter todos esses ensinamentos do Mestre têm sido um grande privilégio e Benção de D-us.

    Obrigada Mestre mais uma vez por tudo que tens nos ensinado.
    Tudo de bom.
    Respeitosamente,

    Wiviane Morgado

  2. Shalom Rabino,

    Tive a honra de estudar essa maravilhosa aula, que é um recado muito importante para todos os aspirantes a noeticos. O Rabino possui uma forma de ensinar muito sincera e objetiva. Para se conhecer a D-us e sua Torá, é necessário esforço, constância e rompimento de Klipot. Para somente assim em algum nível aprender algo e haver alguma ascensão espiritual mas não existe férias em Torá, portanto esse esforço deve ser constante, diário, eternamente até o dia de nossa partida desse mundo.
    Não existe atalhos em estudos espirituais, é vital entendermos isso para que somente assim possamos ascender espiritualmente dia a dia e passo a passo para assim nos descontaminarmos do mundo absolutamente corrompido em qual estamos inseridos.
    Muito obrigado por esse estudo muito importante.

    Tudo de bom!

    Thiago

  3. Shalom Rabino Avraham e amigos que estudam neste Portal Santo. Peço permissão para postar um humilde comentário sobre esta aula tão importante para a formação do caráter daqueles que desejam de fato, se conectarem a Hashem.

    Vivemos um período em que o secularismo convence as pessoas que, o importante e atender aos desejos egocêntricos que elas têm não importando as consequências que isso cause; que cada um tem a sua opinião para expor sobre qualquer assunto que se trate mesmo que muitas vezes nem conhecimento real sobre estes assuntos ela tenha, o importante é falar e impor o que se “acha” ser.

    Esta aula, vem justamente mostrar que este tipo de influência secular tem sido a principal causa para uma geração sem humildade, sem maturidade, sem foco, preguiçosa e que tenta fazer tudo pela “lei” do mínimo esforço. Lamentavelmente, esse tipo de comportamentos forjam um caráter duro e superficial nas pessoas, que acabam tendo uma enorme barreira para o seu crescimento espiritual verdadeiroe consistente que somente a Torá é capaz de proporcionar.

    A submissão ao estudo de Torá, com um Mestre legítimo, com humildade ( recebendo primeiro e compreendendo depois ) – vide aula “Aprendendo a Aprender” do Rabino Avraham – se faz necessário para que aquele que deseja retificar sua alma, possa verdadeiramente ter, quem sabe, uma chance de mudar sua vida para aquilo ao qual todo homem veio a este mundo: conhecer a D-us, elevar sua alma, cumprir seu propósito, que Hashem assim o permita.

    Eu agradeço ao Rabino Avraham pela coragem e bondade de ensinar e falar tudo aquilo que precisa ser dito para o real crescimento espiritual das pessoas, mesmo que isso não “agrade” a alguns que, muitas vezes não reconheçam isso e percam a oportunidade de se conectar com D-us verdadeiramente.

    Que Hashem conceda vida longa ao Rabino Avraham Chachamovits com saúde e prosperidade, para que mais pessoas das Nações também possam ser alcançadas pela Misericórdia de Hashem através desse Portal Santo.

    Tudo de bom.

    Respeitosamente,

    Robson Cleber

  4. Prezado Rabino Avraham Chachamovits!
    Permita-me Mestre discorrer algumas palavras sobre o presente shiur.

    Trata-se de uma aula onde o Rabino Avraham Chachamovits reforça o necessário esforço que todos aqueles que se dedicam ao estudo da Torá devem fazer. Mesmo vivendo acostumados a uma realidade onde a leitura e o estudo não são tão valorizados quanto deveriam impera ao aluno criar o hábito da busca incessante do conhecimento.

    Aliás é principalmente por meio do estudo da Torá e da compreensão profunda de todos os seus mistérios que se permite o alcance de diversos méritos para a alma e a consequente retificação deste mundo.

    Os ensinamentos do presente shiur me fizeram lembrar as palavras do Rabi Chayim Vital sobre o seu mestre, o Arizal, na introdução do Sha’ar Hahakdamot. Neste texto Rabi Chayim Vital descreve os incríveis feitos que presenciou diante de seu mestre que podia apenas olhando para a pessoa saber o quanto estava conectada a D’us, saber o pensamento das pessoas antes de revelarem e até saber dos eventos que iriam ocorrer no futuro para ficarmos em alguns poucos exemplos. Tais feitos segundo ele não provinham de magia pois D’us não o permtia, mas sim “após muitos anos de estudos dos textos dos cabalistas antigos e novos”. Ou seja, não existem atalhos, o estudo aprofundado aliado ao ascetismo e à santidade é o caminho para se alcançar o verdadeiro aprimoramento espiritual. Daí o esforço para que os alunos compreendam a necessária importância de se esforçar nesse sentido.

    Obrigado Mestre pelos ensinamentos.
    Tudo de bom!
    Respeitosamente,

    Davi Niemann Ottoni

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s