DIA À DIA

Os virtuosos caminhos ainda pouco explorados pelos Bnei Nôach demandam grande força de investigação espiritual na Torá para se desenvolverem. Lições vitais precisam ser entendidas, e os desdobramentos de uma vida Noética analisados com rigor da Torá. Isto significa que, a consciência Noética precisa ser “trabalhada” de modo a se retificar e permitir incorporar os princípios básicos das 7 Leis de Noé em sua profundidade maior – a sobrevivência em um mundo hostil a D-us e Suas leis. E com este intuito elucidador que o Rabino Avraham Chachamovits, busca ensinar os Bnei Nôach.

A primeira aula aborda o assunto da falsa aparência de simplicidade que sublinha uma vida Noética. Isto é muito importante diante da altíssima contaminação dos valores completamente não Noéticos que a sociedade secular exibe e aplaude. Em geral e devido a várias razões, o entorno dos Noéticos encontra grande intersecção com estes valores corruptos, podendo assim confundir os Noéticos em seu caminho santificado. Por isso a necessidade de um real crescer da consciência Noética de cada um que busca este caminho santificado da Torá – de um salto qualitativo. Uma profunda aula sobre os perigos da hipocrisia religiosa, para judeus e Bnei Nôach.

A segunda aula explora a mitsvá negativa (a proibição) chamada de Eiver min ha’chai (“Não comer uma parte do animal vivo”). Aqui é explicado em detalhes aspectos não conhecidos sobre esta proibição, ao estabelecer a necessidade para os Bnei Nôach de conhecerem e cuidarem da carne ingerida, que deve ser cashér – de acordo com preceitos da Torá. Além disso, a aula adentra outros aspectos que surgem como oportunidades para os Bnei Nôach promoverem suas retificações espirituais. Certamente aulas que muito ajudarão este grupo raro e precioso a crescer e ajudar a retificação do mundo, apressando assim a vinda do único Mashiach em breve, amém.

tzedakah

5 pensamentos sobre “DIA À DIA

  1. Peço humildemente a permissão do amado Mestre para aqui expor o meu minimo comentário acerca da aula Dia-a-Dia e aos amigos que aqui visitam este sagrado portal.
    Na minha limitada compreensão interiorizo o ensinamento do Rabino e minimamente entendo que o nosso corpo humano é um recipiente (kli) para a nossa alma que habita dentro dele. A nossa alma age e se expressa através desse nosso corpo. Para vitalizarmos ou seja produzirmos energia para ele, O Mestre nos ensina e a Torá nos adverte em proibir aqueles tipos de comidas e bebidas que têm efeitos nocivos ou negativos para o nosso corpo pois temos que dele cuidar.. Rabino nos ensina como um Ben\Bat Noach deveriam se alimentar de alimentação kosher pois essa alimentação tem o potencial de ser elevada e com a kavaná correta, assim essa centelha seja remetida ao âmbito da santidade, fazendo assim o bem a nós como individuos e a toda a humanidade..
    Este foi meu minimo comentário
    Shalom
    Tudo de bom

  2. Shalom Mestre e caros colegas,

    Estudar essa maravilhosa aula foi muito importante para mim. O Rabino com grande profundidade destrincha os detalhes do que é necessário para ser um autêntico noetico. Não basta simplesmente dizer que conhece as leis e sim de fato é preciso vivência real. E ele ainda nos traz algo incrível, que aquele que conseguir viver de forma justa e reta poderá assim receber inspiração Divina. O papel dos não judeus que se ligam a Tora de forma sincera é extremamente importante para a humanidade. Todo esse movimento é algo novo para as nações, como nós é explicado pelo Rabino nesta aula, que apesar desse assunto estar presente até no Talmud há mais de 2000 anos somente nos tempos atuais vivemos períodos de relativa paz e harmonia no mundo para que esses assuntos das leis noeticas podem ser trazidos ao mundo para todos sem tantos riscos como haviam em outros períodos da história. Estamos vivendo um momento único e especial, não podemos desperdiçar essa chance tão especial de nós ligarmos diretamente ao Divino através desses estudos sagrados os quais temos acesso através dessas aulas que foram feitas com tanto amor pelo Rabino para trazer Luz para as nações.

    Tudo de bom
    Thiago

  3. Shalom Rabino Avraham e amigos de estudos da Torá. Peço a oportunidade de expor um breve comentário desse shiur.

    Graças a D-us temos uma aula tão prática e profunda como esta acerca do grupo dos Bnei Nôach. Pude compreender um pouco mais hoje, como é necessária uma auto avaliação sincera de todo aquele que é um aspirante a ser um Ben (filho) ou uma Bat (filha) de Nôach (Noé). Porque, numa primeira análise, as Sete Leis dos Bnei Noach, parecem ser relativamente tranquilas de serem cumpridas. Mas na verdade, o Rabino nos ensina que esse assunto não é bem assim. O Estudo de Torá Kasher com um Mestre que norteia nosso caminho de retidão, em conjunto com uma dedicação séria e consistente por parte do aluno, nos faz perceber o quão longe estamos dessa realidade: de cumprir estas Leis.

    A permissividade do mundo secular a que as Nações estão expostas, quase que cega, emudece e ensurdece nossos sentidos para desenvolver nossa consciência espiritual; através de um modelo de vida que visa somente atender os desejos que o corpo quer, acaba por dominar as nossas mentes, tornando nosso filtro moral uma verdadeira peneira com grandes furos, onde tudo passa batido e torna-se permitido qualquer tipo de prática imoral e destruidora de nossa fagulha Divina que tenta se elevar, que D-us não permita

    Como é bom ter um material Santo como este que o Rabino Avraham dispõe gratuitamente aqui para nos lapidar e aclarar do que realmente os Bnei Noach precisam praticar para cumprir cada uma das Sete Leis e suas ramificações, em cada tema, detalhe, pormenor; é como se fosse uma Torá Oral para nós desse grupo das Nações que deseja se alinhar à D-us. Sim, pois mais do que saber, por exemplo, que não posso comer um membro de um animal vivo, é preciso saber em que isso se enquadra e como cumprir este mandamento. Muitos dos costumes seculares ditos normais e inofensivos, podem estar levando uma pessoa a transgredir uma Lei Noética como essa, como quando uma pessoa come uma ostra viva por exemplo, algo tão comum e até dito saudável.

    Eu realmente agradeço a Hashem pelo Mestre que tenho, e graças aos estudos do Rabino Avraham, posso dizer que cada assunto estudado, lido, ouvido, comentado, tem me feito crescer espiritualmente, me fazendo ter maior consciência acerca de minhas práticas corretas para cumprir de fato as Leis Noéticas.

    Muito obrigado Mestre por estes ensinamentos tão preciosos para a retificação de meu caráter e para o crescimento de minha vida espiritual.

    Tudo de bom.

    Respeitosamente,

    Robson Cleber

  4. Shalom Mestre, peço licença para postar minha percepção da aula.

    A aula aqui ministrada pelo Rabino Avraham Chachamovits traz uma série de alertas direcionados a todos aqueles que desejam ter uma vida reta segundo a Torá. Viver uma vida noética envolve desafios, pois além do necessário conhecimento sobre os desdobramentos que envolvem as 7 leis, é importante vencer os desafios diários que tal intento evoca. É por essa razão e não outra que o rabino frisa ao longo da aula que “[…] Viver uma vida noética, ainda mais num mundo hostil a D’us como nós vivemos, é mais difícil, precisa ter fibra, ter caráter, ter vontade de crescer.[…]”.

    Cabe aqui a menção à outra aula do Rabino para todos que escutaram o presente shiur. Trata-se da aula “Redenção Quântica”, proferida no Projeto Conexões onde o Rabino tece sobre a importância da Ciência pois é o estudo da natureza. No shiur o Rabino Avraham Chachamovits esclarece que “[…] D’us é oculto na natureza[…]”. A interligação entre os dois estudos ressalta a importância da natureza e de sua compreensão por meio da ciência.

    Outra referência também importante para todos aqueles que escutaram o presente shiur encontra-se em um dos últimos textos do Rabino que foi publicado na versão em inglês. Trata-se do “Coronavirus Thoughts”. O aluno ficará surpreso ao constatar que na aula ministrada a anos atrás o Rabino já alertava sobre as severidades que podem ser trazidas para um povo que se alimenta de animais vivos e de como tal predição é clara nos dias atuais no texto em inglês acima apontado.

    As presentes aulas engrandecem em muito a todos aqueles que querem crescer em Torá e compreender melhor o dia em que vivemos.

    Respeitosamente,

    Davi Niemann Ottoni

  5. Shalom Mestre Avraham Chachamovits.

    O senhor Mestre nos presenteiou com duas aulas especiais. Tratar do nosso cotidiano e, verificar o quanto ainda somos ignorantes com os fatos tão simples e corriqueiros. Como sempre, com sua forma direta e verdadeira em abordar os assuntos para Judeus e Bnei e Bat Nôach, elucida a urgência de nossa retificação.

    A escolha pelo caminho noético não é tão simple assim como parece no primeiro momento. Embora “apenas” Sete Leis são aplicadas aos Bnei e Bat Nôach, suas ramificações torna ainda maior o nível de observação e aplicação das mesmas. Em um mundo secular, idólatra, imoral e de pouco recato para com tudo – ainda mais sendo aqui no Brasil, tornar-se um Filho e Filha de Noé exige dedicação e estudo, consistência e constância, fazendo escolhas observando que, aos poucos, vamos nos afastando das tolices no entorno.

    Então, abrir mão disto não é tão difícil. Difícil é conviver em uma sociedade que estimula e impõe estilos de idéias, e práticas absurdas – loucas mesmo, que cercam um Filho e Filha de Noé diariamente. Os estudos e as rezas a Hashem conduzirão a transformação a quem de fato é honesto com seus pedidos de retificação. Hashem sempre nos ajuda! Precisamos vencer o lado negativo a todo momento. A toda escolha. Em todo pensamento e ação.

    Estamos bem próximos do tempo em que, Maschiach estará entre nós e, o mundo conhecerá e buscará as Leis Noéticas.

    Desejo sinceramente ao Mestre que Hashem o abencõe com saúde completa e sustento pleno por toda a eternidade!

    Noé Darnel Lopes,
    Salvador-Bahia-Brasil.

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s