QUANDO A IMPLICAÇÃO DO DEPOIMENTO DEPENDE SOBRE QUEM É FALADO

A mesma conversa pode ser lisonjeira quando falada sobre Reuvên ou depreciativa quando falada sobre Shimón (Chafêts Chaím, Vol. I, 4:6).

 

  • A HISTÓRIA: Ele estuda Torá três horas por dia.
  • ELOGIO: Se a pessoa sobre quem se falou precisa trabalhar longas horas para ganhar seu sustento.
  • DEPRECIATIVO: Se a pessoa tem um tempo livre considerável.
  • ———————————————————————————-
  • A HISTÓRIA: Ele deu “x” quantidade de dinheiro para tsedacá ou para comprar comida para o Shabat.
  • ELOGIO: Se a pessoa é pobre.
  • DEPRECIATIVO: Se a pessoa é rica.
  • ———————————————————————————-
  • A HISTÓRIA: Descrevendo como a pessoa trata seus empregados.
  • ELOGIO: Se a pessoa é um indivíduo simples.
  • DEPRECIATIVO: Se a pessoa é um indivíduo de grande reputação moral.

Falas semelhantes que constituem um elogio para Reuvên e depreciação para Shimón abrangem todas as áreas da vida.

Comentário do Rabino Avraham: Como tudo na Torá, as leis de tsedacá são inúmeros. Não somente dinheiro é considerado tsedacá, ainda que  seja o mais comum. exemplo sobre a comida para o Shabat é estritamente aplicável aos judeus, mas certamente outras situações semelhantes poderiam ser exemplificadas para uma aplicação geral. O ponto é a relatividade do que se fala sem pensar e conhecer as leis de Hashem, mas os erros desta espécie podem ser lashón hará absolutas. Por isso que uma pessoa que busca crescer espiritualmente precisa antes de mais nada aprender a não presumir nada. Nada! E sim, perguntar a uma autoridade qualificada, um homem de D-us de fato. O Talmud explica muito bem este ponto e diz: “Se um rabino [que você procura para te ensinar] é como um anjo de D-us, então busque aprender Torá dele [e seja  muito humilde]. Contudo, se ele não é como um anjo de D-us, não busque aprender Torá dele” (Tratado de Moêd Katan 17a).

tzedakah

3 pensamentos sobre “QUANDO A IMPLICAÇÃO DO DEPOIMENTO DEPENDE SOBRE QUEM É FALADO

  1. Shalom Rabino Avraham, desejo que o Sr, esteja com saúde e paz.

    Graças a D-us, pela benevolência do Sr, em revelar segredos profundos da Torá. Compreendo que o Sr, transmite nesta aula como devemos nos dirigir e tratar um homem de D-us. Entendo agora que muitas palavras que podem ser consideradas “elogios” para alguém, não significa o mesmo para um Justo do Bnei Israel, portanto devemos trabalhar a humildade, estudar Torá com um Mestre legitimo, conceder Tsedacá e rezar por entendimento para não presumir que elogiar alguém é o melhor a ser feito,

    Obrigado Mestre por tantos ensinamentos preciosos que fazem parte de minha vida. Baruch Hashem.

    Edson Bertoldo.

  2. Shalom estimado Mestre Rabino Avraham e amigos do site Beit Arizal.

    Senti-me muito tocado por estudo. Entendo que preciso aprender a falar as coisas certas na hora certa e para a pessoa certa. Percebo por esse estudo que preciso tomar muitíssimo cuidado para falar sobre alguém. Uma mesma fala pode ser depreciativa ou um elogio, depende sobre quem estou falando, vejo por isso que preciso crescer em sabedoria e coragem para falar as palavras corretas e evitar o ouvir da lashón hará e assim não trazer desonra pra ninguém. Estes estudos desta série também tem demonstrado para mim a importância vital de evitar as más companhias, as rodinhas de bate papo de pessoas não tementes á D-us, etc. Agradeço de coração ao Sr. caro Mestre Avraham por trazer mais luz para este mundo cheio de dificuldades espirituais, que D-us continue a abençoar abundantemente o Sr e este site tão iluminado, tudo de bom a todos.

    Respeitosamente,
    Emerson

  3. Shalom Rabino,tenho aprendido com as aulas do sr. a ouvir mais e falar menos,o que é difícil pra mim confesso. As aulas do senhor me ensinaram a pensar antes de falar. Um aprendizado que não tem preço. Baruch Hashem.

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s