Um vórt (“breves palavras de Torá”) sobre o Vayicrá 25:2, parashá Behar 5774.
Nota: este shiur (avançado) da parashá Behar (5768) foi encontrado na parashá Bamidbar 5774 (em 19-05-2014). O Rabino Avraham disse: “Ele estava perdido bamidbar [‘no deserto’], mas sua fagulha brilhou em Iyar e foi assim resgatado, baruch Hashem”.
Shalom Mestre,
Permita-me tecer breves comentários sobre o presente shiur.
A presente aula traz iinformações relevantes sobre a mística do Shabat e de como o grande Mestre Arizal explica a correlação entre nossas ações nesse mundo e seu impacto nos mundos superiores, ou seja, trata-se de uma aula que traz profundas compreensões do lado místico da Torá abordando o assunto de como os níveis mais elevados impactam este mundo com as bençãos do alto. Trata-se de uma dinâmica muito incompreendida pela grande maioria das pessoas e que o Mestre traz esclarecimentos tão importantes.
A importância da presente aula pode ser compreendida por uma afirmação do Mestre em sua obra “Darósh Darash, 72 perguntas e respostas sobre Cabalá”, obra essa que em muito complementa o presente estudo:
“É importante entender a lei espiritual que ensina: ações corretas conectam o espiritual ao físico” (Rabino Avraham Chachamovits; pág. 175)
Muito da presente aula cabe dentro da frase acima e da importância de compreendermos as regras que envolvem para trazermos a redenção a este mundo por meio da elevação das fagulhas divinas aqui existentes.
Recomendo também o shiur “Você é um Avatar” do antigo projeto Conexões, que traz uma profunda compreensão de como funciona o Hitlabshut, o “investimento”, segundo a Cabalá.
Obrigado Mestre pela oportunidade em comentar.
Tudo de bom!
Davi Niemann Ottoni