O grande filósofo judeu e médico conhecido como o Rambam (Rabino Moses ben Maimón ou Maimônides) dividiu a sua obra maior, o Mishnê Torá, em 14 livros, com cada livro dividido em capítulos e cada capítulo desmembrado em discussões de leis individuais. Esforçou-se para criar um código no qual o regulamento sobre um assunto específico pudesse ser prontamente localizado. Colecionando todas as legislações bíblicas, talmúdicas e pós-talmúdicas, e destacando as opiniões mais abalizadas, ele incluiu toda a gama da Lei Judaica – mesmo aquelas leis que, segundo a tradição, não serão novamente praticadas até a Era de Mashiach (tais como as referentes aos sacrifícios no Templo). Sua intenção, em resumo, foi fornecer um código de leis que, em suas palavras, permitiriam que “nenhum homem teria de recorrer a qualquer outro livro sobre qualquer assunto da Lei Judaica, mas que o compêndio conteria toda a Lei Oral”. Portanto, ele decidiu chamá-la Mishnê Torá (Segundo à Torá). E de fato, a partir de sua publicação, a reação à obra foi extraordinária. Estudada e consultada por judeus de todas as partes, a Mishnê Torá logo foi aclamada como a obra mais notável da erudição judaica desde o Talmud. Escrita em linguagem clara e cuidadosamente elaborada, tornou-se um modelo de composição sucinta e concentrada. Ela é única em seu escopo, sem par em sua composição, a obra tem se mantido como o alicerce para todas as codificações da Lei Judaica desde então.
E agora e pela primeira, o primeiro volume desta obra, Hilchót Yesodêi HaTorá (“Fundamentos da Torá”), é traduzido pelo Rabino Avraham Chachamovits. Seus comentários elucidativos nesta obra magnífica abrangem inclusive o seu aspecto místico, de acordo com a Cabalá. Isto é certamente algo inusitado, uma vez que o Rambam é na prática, o pilar do pensamento racional filosófico judaico e não um representante da “escola mística” do judaísmo. Entretanto, quando estudado com maior profundidade e sob a ótica mística, assim como o mestre da Cabalá, o Rabino Avraham Abuláfia fez no passado etc., aspectos extraordinários são revelados do pensamento singular do Rambam. Isto oferece até mesmo para o não-judeu o esclarecimento sem paralelos sobre os fundamentos da fé judaica, e assim, das leis vigentes no universo, muitas das quais se aplicam às Nações. E que toda esta experiência única traga um novo grau de entendimento sobre a Torá de D-us, e cada um aumente em seu desejo de se ligar a D-us de modo correto e sincero, ajudando apressar da vinda do único e verdadeiro Mashiach em breve amém.
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