LECH LECHÁ

PALAVRAS CHAVES: O patriarca Avraham e a meditação, percepção das realidades espirituais se iniciam no questionamento, voz interior, desejo de ligação a D-us, Hitbonenút (“meditação”) é o processo de desvelamento da verdade que sublinha a realidade, estado de contemplação e a cura da deficiência espiritual, o caminho do meio, hábitos incoerentes aumenta a confusão mental e emocional, estado de ambiguidade sobre a realidade, problemas com a Teshuvá (“retorno a uma vida de Torá”), a saída do auto-envolvimento, a klipá é a força espiritual que oculta a luz de D-us, o exílio espiritual, rompendo com as ilusões, a meditação judaica cashér é um processo de busca sobre o significada verdadeiro das coisas, aquietamento da mente para a oscilação mental, através da contemplação a pessoa extrai a verdade sobre qualquer aspecto de sua vida, o estudo das halachót (“leis”), o erro do sábio Ácher que caiu e por fim se tornou um herege, conselhos sobre a humildade.

tzedakah

Um pensamento sobre “LECH LECHÁ

  1. Shalom, Sr. Rav. Com a autorização do Sr., e em humildade, peço licença para um breve comentário sobre a aula que acabo de ouvir.
    O exercício de se afastar de velhos hábitos arraigados em nossa personalidade, fruto de um processo de auto identificação com traços negativos de caráter é o que podemos fazer para substituirmos um caminho que outrora era vicioso (que D-us não permita), por outro virtuoso (que assim seja), leia-se: de cumprimento de Torá Umitsvót.
    Como o Sr. muito bem explica, retificar o comportamento e passar a agir como determina o Criador é algo magnífico, e demonstra um avanço no entendimento sobre as realidades espirituais, entretanto, o extirpar do modo de agir e pensar sob a forma “New Age” é um tanto desafiador, uma vez que o meio em que vivemos é propício à corrupção, imoralidades, sincretismos e etc.
    Nessa linha de insights, ainda é possível traçar um paralelo entre o processo de contemplação das realidades que estão a nossa volta, com o processo de submissão, separação e adoçamento – método desenvolvido pelo Santo Tsadik de abençoada memória Baal Shem Tov -, explicados pelo Sr. no curso Or Hozer.
    A contemplação do mundo físico e a submissão à qual devemos devemos nos submeter, quando diante de um problema, guardam uma relação por si só com o atributo da humildade.
    Ao contemplarmos a natureza, sua infinita vastidão, bem como, quando estamos diante de problemas complicados de se resolver, devemos parar, observar e refletir sobre como somos pequenos diante de D-us.
    E, desta forma, notando a grandeza de D-us, em detrimento da nossa existência e tendo sempre em mente que só estamos vivo por pura misericórdia Divina, nos tornamos mais conscientes da nossa missão no mundo e aumentamos em autoestima e humildade, e que assim seja se D-us quiser, Amén.

Os comentários estão desativados.