ÁLEF

O Rabino Avraham Chachamovits revela segredos místicos das letras do alfabeto Hebraico, os blocos que constituem a Criação. Em geral, o estudo das letras santas pode ser dividido em categorias de compreensão, como trazidas pelo Ba’al Shem Tóv: Mundos (forma), Almas (nome), Divindade (número). Aqui se trata de 3 níveis de consciência, ou estruturas mentais para crescer as percepções sobre as realidades espirituais. “Mundos” é a fase de entendimento que implica nos fenômenos, físicos ou espirituais, tal como os percebemos. No nível de Mundos, cada um se vê como uma criatura dentre outras. A função desta consciência é o rebaixamento do Ego, ou seja, a verdadeira submissão ao Criador. No nível das “Almas”, temos o sentido de consciência criativa e a interação com a Criação. A realidade do mundo depende de mim e eu dependo dela. E no nível da “Divindade”, temos a verdadeira Realidade, que é  a origem final da consciência não retificada e da quase-realidade que ela cria. Outra maneira de compreender isso é a relação do homem com D-us. No nível dos “Mundos”, a pessoa busca o Criador, que se oculta na Criação. Aqui vivenciamos as constantes alterações entre “encontro e busca”. Nas “Almas”, um serve a D-us e anda nos Seus caminhos como ordenado na Torá. Assim obtém-se mérito de ser um servo do Rei, enquanto que no outro estágio (“Mundos”) a pessoa não tinha encontrado Ele e Suas diretrizes para retificação de caráter/comportamento. No nível da “Divindade”, um se encontra “sendo” como uma parte real de D-us. No nível dos “Mundos”, se busca D-us nas letras, por assim dizer. Cada letra oferece uma pista de onde encontrá-Lo. No nível da categoria das “Almas”, cada letra fala para a alma como melhor servi-Lo. E no grau da “Divindade”, cada letra revela uma conexão essencial, o brit (“pacto”) com Israel que liga a Sua essência com seus filhos, e com os que os amarem também. As aulas não abrangem todas as 3 categorias, e em geral se atêm apenas ao primeiro grau chamado de “Mundos”. Ainda sim, elas exibem uma profusão de entendimento espiritual singular, e que se permitidas de entrar no coração do ouvinte, certamente muito contribuirão para seu crescimento espiritual legítimo de acordo com a Torá, e assim, com o apressar da vinda do verdadeiro Mashiach, amém.

PALAVRAS CHAVES:  o homem é o alef-dam, infusão espiritual na matéria, alma e corpo, mandamentos Divinos, moradia para D-us no mundo inferior, iluminação do mundo, Mashiach, formação da letra álef, divisão do firmamento, águas superiores e inferiores, peixes e ayin hará, álef e fractais, diafragma no corpo, sistema respiratório e digestivo, níveis da realidade, sinônimos do álef, retificações da imersão na materialidade, teshuvá, desdobramento da realidade a partir do álef/um, fé e amadurecimento.

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