ASSUNTOS INCLUÍDOS NA PROIBIÇÃO DE LASHÓN HARÁ – PARTE 4

4. Referências as mitsvót ou proibições entre o homem e seu próximo (Chafêts Chaím, Vol I, 5:1).

Por exemplo:

  • Um indivíduo não pode relatar que uma pessoa se recusa a dar empréstimos.
  • Um indivíduo não pode relatar que uma pessoa é descortês/rude ou que ela se recusa a ajudar ao próximo.
  • Um indivíduo não pode relatar que uma pessoa é vingativa.
  • Um indivíduo não pode relatar que uma pessoa é contenciosa nos negócios ou tira proveito injusto de outros (Chafêtz Chaím, Vol. I, 4; Be’er Mayim Chaím 3).
Comentário do Rabino Avraham: Estas leis não se aplicam “em toda a sua dimensão” aos não judeus (Noéticos). Contudo, toda conduta digna e moralmente exemplar certamente avança o estado de retificação da pessoa e ajuda no estabelecer de um mundo mais santificado. E isto é igualmente verdadeiro para os gentios, pois afinal a halachá afirma (ver Mishnêi Torá) que muitas mitsvót são permitidas de serem cumpridas pelos gentios Noéticos para que recebam mérito (z’chút) e aumentem sua porção no mundo vindouro.

tzedakah

3 pensamentos sobre “ASSUNTOS INCLUÍDOS NA PROIBIÇÃO DE LASHÓN HARÁ – PARTE 4

  1. Shalom estimado Mestre Rabino Avraham
    Agradeço á D-us e ao Sr. por trazer estes ensinamentos e leis tão vitais sobre o cuidado com a fala. Lashón hará é uma transgressão tão comum que infelizmente ela é praticada muitas vezes sem que as pessoas percebam. Que através dessa série de ensinos haja retificação sobre a maneira de se falar. Tudo de bom.
    Respeitosamente, Emerson

  2. B”H que o Rabino Avraham Chachamovits esteja nos alertando nestes ensinamentos para estarmos conscientes das santas mitsvót para servir a Hashem.

    É muito inspirador; “toda conduta digna e moralmente exemplar certamente avança o estado de retificação da pessoa e ajuda no estabelecer de um mundo mais santificado”.

    Amém!

  3. Mesmo não nos atingindo,Noéticos, em todas adimensões com diz o Mestre é algo que torna uma sociedade mais elevada espiritualmente e mais justa.

Os comentários estão desativados.