3 pensamentos sobre “SHEMOT 5770

  1. Caro Sr. Rabino Avraham e amigos,

    Peço permissão para trazer algumas linhas no tocante a Parashá “Shemot 5770”, conforme aula do Mestre Rabino Avraham no site Beit Ari”zal: https://beitarizal.org.br/2013/03/07/shemot-5770.
    Adianto sincero pedido de escusas pela pequenez de minhas palavras e os erros de entendimento cometido no transcorrer do texto.

    O Mestre Rabino Avraham inicia a aula explicando que o início do Livro de Shemót está relacionado com o assunto de Mashiach. Sendo que revela o Mestre que há em nosso tempo uma frase conhecida que diz : “Queremos Mashiach!”.

    Ao ouvir as palavras do Mestre Avraham, fiquei pensando sobre como eu mesmo entendia inicialmente o assunto relativo ao Mashiach, e sendo franco, confesso que hoje revendo o caminho até aqui, diria que não entendia absolutamente nada. Mais ainda, mesmo após passado por um ciclo completo de Torá orientado pelo Mestre, ainda assim, sinto como se nada soubesse a este respeito. Afinal entender que Mashiach quer dizer Messias, não considero nenhum entendimento válido. Pois em minha limitação, entendo que falar em Mashiach signifique falar em mudança substancial da nossa realidade, uma verdadeira mudança de paradigma no tocante a como o mundo será conduzido.

    O Sr. Rabino Avraham relata que segundo as profecias contidas no TaNaCh, é trazido que a vinda de Mashiach ocorrerá em meio a uma grande batalha contra Yisrael, onde “será feita uma intervenção” em nossa realidade/plano, sendo que isso conflita com a ilusão muito difundida em nosso meio em relação ao assunto desta vinda.

    Em relação a essa ilusão, o Mestre Avraham relata que as pessoas entendem que com a chegada de Mashiach será inaugurada uma era de paz e amor em nosso meio, de forma simples e rápida. Entretanto, explica o Mestre, que os mesmos profetas que anunciam a vinda de Mashiach, informam sobre o Reinado Dele, após essa grande batalha, ocorrerá pela Lei/ Mishpat e não pelo amor como ilusoriamente as pessoas pensam. Isso querendo dizer, que a leniência que vemos hoje, quando o homem mantém-se ora alinhado a D-us, ora transgredindo as Leis, dará lugar ao rápido julgamento, “sem muita tolerância para os desvios de caráter do homem”.

    Ouvindo o Mestre Avraham, dentro do meu pequeno entender, é como dizer que ocorrerá a troca de um paradigma da realidade, no sentido de que se hoje vemos tamanha misericórdia de D-us em relação ao modo como o homem faz uso de seu livre arbítrio (escolhendo por alinhar-se a Ele ou não), isso dará lugar a aplicação pura da Lei, obviamente isso sendo ainda muito literal em meu entendimento, mas ao menos assim pude apreender. Como trazido em vários pontos da obra do Mestre Avraham, podemos estar alinhados a essa nova realidade que representará a vinda do Mashiach, mesmo dentro de nossas limitações e tempo, isso quando despertamos a “fagulha de Mashiach” que há em cada um de nós, representado pela procura da retificação do nossos traços de caráter e realidade atual. Procurando um alinhamento com D-us, Sua Torá,Suas Leis, e Seu Povo, desta forma trabalhando para apressar a vinda desta era.

    Pensando nisso tudo, fico vendo que o modo como o Mestre Avraham trabalha, a dedicação, o rigor, a busca por fazer com que cada um de nós, que arrogantemente nos intitulamos alunos, saiamos de nosso comodismo, deixemos nossas ilusões auto-centradas, buscando um real alinhamento com as Leis de D-us, próprias a cada grupo espiritual, denota o alinhamento/emulação do Mestre Rabino Avraham com a era Messiânica.

    Segue o Mestre Rav Avraham explicando que, o profeta Zacarias traz o chegar de Mashiach acompanhado de um armada de anjos (lembro que o Mestre fala sobre a “A Armada de Mashiach” em outra aula:https://beitarizal.org.br/2013/05/07/a-armada-de-mashiach). Sendo que estes anjos têm aparências diferentes daquilo que estamos acostumados, ilusoriamente, a acreditar, querendo dizer, terão aspectos extra-terrestres, uma vez não pertencerem ao nosso mundo físico, pois virão de planos superiores. Assim, explica o Mestre, a chegada de Mashiach não ocorrerá como um evento “doce e suave”, outrossim, será vista como uma “invasão extra-terrestre”, que trará momentos duros e que poderão até mesmo aqueles que hoje clamam pelo Mashiach rejeitarem-no.

    Novamente fico pensando, será mesmo que partindo do ponto de nada saber a respeito dessa Era que se aproxima, até hoje, com meus pequenos entendimentos, posso dizer que quero Mashiach? Fica a profunda meditação sobre isso. O certo é que, com a Graça de D-us, tive a extraordinária chance de não ficar alheio e iludido a tudo isso, tendo a oportunidade de encontrar o Mestre Rabino Avraham, o que permitiu ser despertado para todo um processo de crescimento, lento e trabalhoso, para que possa, dentro das minhas limitações, procurar um verdadeiro alinhamento a D-us e Sua Lei, para que quando for o momento possa fazer parte do processo da vinda de Mashiach, fazendo isso com todos o meus pensamentos, palavras e ações.

    Caro Mestre Rabino Avraham e amigos, reitero meu pedido de escusas pelos erros de entendimento e pequenez de minhas palavras.

    Rogo a D-us que nos permita crescermos cada vez mais em amor e espanto a Ele, e assim possamos nos preparar para e era do único e verdadeiro Mashiach.
    Tudo de bom a todos,
    Diego Malheiros.

  2. Peço permissão ao Rabino Avraham e aos amigos para postar um humilde comentário sobre esta aula.

    Neste shiur o Rav nos revela que a vinda de Maschiach não será como muitos imaginam que, tudo será transformado de um momento para outro em paz e amor e todos viverão felizes para sempre. Então será que todos desejam sua vinda realmente? E quais serão as consequências para os homens e o mundo como é hoje?

    Segundo o que compreendi nesta maravilhosa aula, a vinda de Maschiach, será um evento jamais visto em nosso mundo. Maschiach virá com uma armada de anjos do Céu para finalmente expurgar todo o mal existente aqui. Isso certamente trará mudanças profundas no modo de vida da grande maioria das pessoas, que atualmente vivem satisfazendo seus desejos, com indiferença espiritual, indiferença aos valores morais. Como o Mestre cita o que os sábios falaram, essa geração que antecede a vinda de Maschiach terá a face como de um cachorro. Exatamente isso o que ocorre hoje.

    Certamente Maschiach retificará tudo o que deve ser retificado, e isso implicará em um julgamento certeiro, rápido e contundente das pessoas e de tudo que está neste planeta. Então, isso será totalmente inédito de tudo que já se viu. Será extremamente diferente do engano que se implanta há anos em toda a humanidade. E, somente aqueles que estiverem alinhados com a Torá, vivendo a Torá de fato em suas vidas, poderão se D-us quiser, passar pelas dificuldades e mudanças que certamente virão. Somente os que tiverem seu lastro em uma vida de retidão de verdade poderão suportar e estar preparados para esses eventos, e que isso seja muito em breve ainda em nossos dias Amém.

    Obrigado Rabino Avraham por ter a generosidade e coragem de ensinar a Torá para todos sem exceção que, realmente queiram cumprir as Leis de D-us pertencentes ao seu grupo (B’nei Israel e B’nei Noach) e mudarem suas vidas para um caminho de retidão.

    Shalom.
    Tudo de bom.

    Respeitosamente,
    Robson Cleber Garcia da Silva

  3. Shalom Rabino Avraham e amigos que frequentam este portal santo. Permita-me fazer um humilde e breve comentário sobre esta aula.

    Ao estudar esta aula sinto que sou um privilegiado em receber este ensinamento do Rabino Avraham. Tanto tempo estive exatamente no engano de que na vinda de Mashiach tudo se tornaria em paz instantaneamente e todos ficariam bem. Uma visão infantil e imatura.

    Aqueles que aqui estudam Torá são verdadeiros afortunados; ainda mais se forem pessoas das nações que desejam se alinhar com a Torá de forma correta. Pois o Rabino Avraham nos ensina tudo de forma casher e de acordo com a Torá.

    Somos aqui alertados que, sobre a vinda de Mashiach, o mal será expurgado deste mundo. Ora, o mal que tanto impera neste mundo através do incentivo constante ao homem de satisfazer seus prazeres e viver uma “vida” desconectada de D-us – como se isso fosse uma coisa possível, pois Hashem em Sua misericórdia vitaliza tudo que existe e é criado por Ele – o mal certamente não irá abrir mão de sua conquista, assim como faraó não abriu mão do povo de Israel e foi duro para liberar o povo judeu da escravidão.

    Certamente, será um evento que trará impacto face que, tudo que é expurgado, como é forçado de ser extirpado, essa guerra será certa contra aquele que fará este expurgo, no caso Mashiach. As pessoas que hoje se acomodaram com este sistema de vida separado do Criador, terão uma percepção totalmente nova naqueles dias por conta da mudança da percepção que a vinda de Mashiach trará, mas certamente aqueles que se esforçaram em se alinhar com a Torá estarão mais preparados para lidar com este novo sistema de vida que virá na era de Mashiach.

    Agradeço ao Rabino Avraham por tantos ensinamentos que têm nos preparado para ter aumento de consciência espiritual que, certamente nos ajudarão a compreender e passar pela Era Messiânica e até mesmo nestes momentos que antecedem a vinda de Mashiach e que nos têm sido difíceis como o que temos vivido hoje em dia.

    Shalom e tudo de bom!

    Respeitosamente,

    Robson Cleber Garcia da Silva

AVISO: COMENTÁRIOS NÃO SERÃO RESPONDIDOS